feriado social

Mochilão na europa – Castelo da Cinderela

O mochilão na Europa está em Munique

 

No segundo dia do nosso Mochilão na Europa fomos conhecer o famoso Castelo da Cinderela. O Castelo da Cinderela, oficialmente chamado de Castelo de Neuschwanstein (em alemão: Schloss Neuschwanstein, “novo cisne de pedra”), fica perto das cidades de Hohenschwangau e Füssen.

Esse castelo serviu de inspiração para Walt Disney ao projetar o Castelo da Cinderela dele. Quem for a Munique, vale a pena conferir, fica a mais ou menos 150 km da cidade.

Como chegar ao Castelo de Neuschwanstein

Para chegar até lá você tem que pegar um trem. O trem demora duas horas pra chegar até a cidade de Fussen. E a viagem foi bem tranquila. Pudemos ficar apreciando a paisagem toda cheia de neve, com neve nos telhados e nas plantas.

Mochilao na Europa Castelo da Cinderela como chegar

Chegando lá pegamos um ônibus que nao custou nada, pois o passe de trem ja inclui o de ônibus, e que demorou 10min até a bilheteria do Castelo. Compramos o ticket para entrar no Castelo de Neuschwanstein, na bilheteria em Hohenschwangau, que custou 8€ para nós, estudantes, e começamos a subidinha básica até o castelo. Entre 20 e 40 minutos para subir até o castelo.

Uma paisagem fantástica, digna de papel de parede. Mesmo vendo as fotos hoje, fico me perguntando se era de verdade mesmo.

Mochilao na Europa Castelo da Cinderela como chegar

As visitas têm hora marcada e cada grupo tem vagas limitadas. Se você não comprar pela internet antes, pode encontrar ingressos só para duas ou três horas. E se comprar antecipadamente e não chegar a tempo, perde a vez e o dinheiro do ingresso.

Não foi o que fizemos, mas você pode comprar o Bayern Ticket, que custa 29 euros para até 5 pessoas viajando juntas (ou 20 euros para viajante solo).

Mochilao na Europa Castelo da Cinderela como chegar

O Castelo de Neuschwanstein

O Castelo de Neuschwanstein é um castelo alemão construído na segunda metade do século XIX pelo Rei Ludwig II da Bavária, que morreu antes que a obra tivesse sido terminada, no sudoeste da Baviera, a escassas dezenas de quilómetros da fronteira com a Áustria. É o edifício mais fotografado da Alemanha e um dos destinos turísticos mais atrativos do país.

Mochilao na Europa Castelo da Cinderela amigos

Fazia frio e tinhas bastante neve pelo caminho. Dividíamos o espaço da estradinha com as carruagens puxadas por cavalos belíssimos que levavam outros turistas. Esperamos um pouco para que chamassem por nossos números. Ficamos conversando no pátio do Castelo até que chegasse a nossa vez. Não bobeie: quem perde a hora perde o ingresso. E a visita dura só meia hora.

Dentro do Castelo de Neuschwanstein

O itinerário é sempre o mesmo com tempo cronometrado. Mas vale muitíssimo a pena. Cada ala foi desenhada como um cenário, inspirado em óperas de Wagner, por quem o rei era obcecado. Tem até uma gruta artificial no meio dos aposentos reais. Não é permitido fazer fotos dentro do castelo.

Mochilao na Europa Castelo da Cinderela

Lá dentro, acredite se quiser, acho que estava até mais frio que lá fora. Aquele castelo era a Casa de Verão do Ludwig. Ou seja, era feita pra ser fria. Mas no inverno a coisa tomava outra proporção que só passando frio lá dentro pra entender.

Mas confesso que por mais lindo que fosse o Castelo de Neuschwanstein por dentro, lá fora é a melhor parte: a paisagem magnífica no inverno,  a vista do castelo, o caminho, a neve nas montanhas. O Castelo de Neuschwanstein é lindo e dá realmente pra sonhar em ser uma princesa por um certo tempo.

Mochilao na Europa Castelo da Cinderela miniatura

Mochilao na Europa Castelo da Cinderela

Dica esperta

Lá fora tem a Marienbrücke  (Ponte de Maria) sobre o desfiladeiro Pöllat, assim chamada em homenagem a Maria da Prússia, que te dá uma vista incrível das fachadas do Castelo de Neuschwanstein. Ande mais um pouco e vá até lá. Vale a pena!

No caminho de volta do  Castelo de Neuschwanstein paramos para a minha primeira refeição tipicamente alemã: salsichão  no pão francês com mostarda. Uma delícia! Pra muita gente foi o melhor salsichão de toda a viagem. E estava bom mesmo. 2,40 euros por uma bela prova da culinária da Baviera.

Mochilao na Europa Castelo da Cinderela amigos

Voltamos para a estação de trem e dali voltamos para Munique.

Mochilao na Europa Castelo da Cinderela como chegar

Mochilao na Europa Castelo da Cinderela como chegar

__________________________
Já curtiu a fan page do blog? www.facebook.com/FeriadoPessoal
Siga todas as viagens também pelo Instagram: @FeriadoPessoal

3467 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Tags:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório