feriado social

Mochilão na Europa – O que fazer em Viena

O que fazer Viena no final do ano

 

Chegamos em Viena de ônibus, saindo de Budapeste. Foi rápido, mas não sem drama, claro. Porque se não, não teria graça alguma. Deu até pra esquecer que estávamos organizando nosso roteiro em Viena.

O backstage da viagem

Depois do Natal loucura loucura loucura em Munique e do roubo em Budapeste, Viena já começou estranha: no meio do caminho a polícia de Viena parou o nosso ônibus, o motorista desceu, voltou pro no ônibus, foi direto a umas das cadeiras lá no fundo e buscou uma menina. Ela desceu com o motorista e com o policial e ficam horas ali conversando. Acenderam um cigarro, a menina entrou no carro do policial.

reveillon-em-viena

O motorista então conversa com o policial, depois a menina sai do carro, conversa com o motorista, conversa com o policial, acende outro cigarrro, todos riem, depois todos começam uma conversa mais séria. E nós, dentro do ônibus, esperando, conjecturando, especulando, tentando descobrir o que diabos passava lá fora.

Várias teorias surgiram: desde infidelidade, a drogas, a sequestro. Sem contar na senhora nada discreta narrando tudo que acontecia pelo celular enquanto nos tirávamos fotos e criávamos teorias conpiratórias sobre o que passava. Depois de cerca de 50 minutos os dois voltam pro onibus, ela pega o microfone e descobrimos que de menina, aquela jovem senhora quase chegando aos 40 nao tinha nada.

Ela pede desculpas pelo atraso e fala que logo chegaremos a Viena. E assim foi: nunca soubemos nem nunca vamos saber o que passou naquela auto estrada austríaca.

Finalmente, Viena

reveillon-em-viena

Viena é a capital da Áustria e tem pouco menos de 2 milhões de habitantes. Ocupa a primeira posição no ranking de melhores cidades do mundo para se viver. Depois vem Zurique, Genebra e Vancouver. Pudera, a cidade é sedutora.

Viena costuma surpreender aos visitantes desavisados, pois muitos não fazem idéia da beleza que vão encontrar nesta cidade. Avenidas largas e arborizadas, imponentes prédios históricos, palácios, museus e calçadas repletas de elegantes cafés e restaurantes freqüentados por gente bem vestida. Em Viena ficamos num hostel de última qualidade. Era um dos mais baratos na internet, e olha que estava 22 euros a diaria.

Onde ficar em Viena

Procure ficar perto da Mariahilfe Strasse, a principal rua de comércio de Viena, cheia de lojas boas e, melhor,  todas em promoção nesta época do ano. Não indico o hostel no qual ficamos, porque o Labirynth Hostel foi a experiência hoteleira mais abominante da minha vida. Nunca, em momento algum da sua vida, hospede-se ali. A única coisa boa é que fica muito, muito bem localizado.

Fica bem perto também de uns bares bem legais e no meio do caminho de vários pontos turísticos.

O que fazer em Viena

Da Mariahilfe Strasse fomos a pé para a Karlskirche, uma bela igreja que é um dos marcos da cidade e onde aproveitamos para comprar entradas para o concerto da Orquestra Imperial de Viena para o dia 1º de janeiro.

reveillon-em-viena

A cidade possui uma sede das Organizações das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Tudo aquilo sobre o qual eu falava na escola, encontrei em Viena. Assim como Budapeste, Viena é cortada pelo Rio Danúbio, até hoje um dos maiores símbolos da cidade e de essencial importância p ara a economia vienense.

No rio Danúbio encontra-se a Torre do Danúbio, uma torre de metal de 287 metros que abriga um restaurante rotatório com uma vista magnifica para a cidade. E nós fomos até lá em cima. Esse passeio não pode faltar na sua lista de o que fazer em Viena.

reveillon-em-viena

Viena, além de música, também tem a psicologia pra se gabar. Freud é de lá e nós fomos visitar o Museu dele. E também tem vários palácios como o Palácio de Schonbrumn. Ele é para Viena o que Versalhes é para Paris. Concluído em 1713, foi a residência de verão dos imperadores da Áustria.

Ali viveu a imperatriz Elizabeth, conhecida como Sissi, amada pelo povo mas desprezada pela corte Austríaca, devido à sua origem, drama que virou até filme de Hollywood. Os 1440 quartos de Schönbrunn são agora usados em parte como um museu, e a visita guiada por estas peças é como um passeio pela história gloriosa das cortes européias daquela época.

reveillon-em-viena

reveillon-em-viena

reveillon-em-viena

Bom, já sabíamos o que fazer em Viena, então era hora de se preocupar com o nosso reveillón em Viena.
__________________________
Já curtiu a fan page do blog? www.facebook.com/FeriadoPessoal
Siga todas as viagens também pelo Instagram: @FeriadoPessoal

3695 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório