feriado social

Universidades públicas em Madri

Um mini guia pra ajudar você a conhecer as Universidades públicas em Madri: o primeiro passo para quem viaja a estudos é escolher um curso que agrade e que atenda aos requisitos desejados. Em Madri, as universidades públicas são:

universidades publicas em madri

Além destas universidades públicas, existem outras instituições que valem a pena serem pesquisadas, tanto na Espanha como nos demais países da Comunidades Européia. Porém, não foram relacionadas por não constarem nas “Normas de Solicitud de Ingreso en las Universidades Públicas de Madrid 2009-2010”, encontradas aqui.

Estas e outras instruções podem ser encontradas no próprio site das faculdades. A Politécnica (onde o Miguel, já mencionado aqui outras vezes, faz Mestrado), por exemplo, apresenta todos os requisitos necessários para ingresso em http://www.upm.es/estudios/ingreso/.

A Carlos III, por sua vez, apresenta também dicas adicionais sobre como viver em Madri em http://www.uc3m.es/portal/page/portal/internacional/estudiantes/guia_est_inter.

Mestrado na Espanha

No caso de se escolher um mestrado, é conveniente prestar atenção em dois tipos básicos:

  • Masteres oficiales: programas de pós-graduação (posgrado) regulados e subsidiados pelo governo espanhol. Por conta disto, exigem um investimento muito mais baixo. Em 2007, por exemplo, o custo total de um mestrado deste tipo girava em torno de 3000 euros.
  • Masteres proprios: programas de pós-graduação elaborados pelas próprias instituições de ensino. Podem ter currículos mais “dinâmicos” e, por conta disto, exigem um investimento mais alto. Em 2007, por exemplo, o custo total girava em torno de 7000 euros.
    As faculdades pesquisadas costumam oferecer os dois tipos de programas.

Mestrado Sanduíche

Outra forma bastante procurada para ingressar como estudante na Europa é a modalidade conhecida como “graduação sanduíche”, que consiste em fazer uma parte da graduação fora do país, mantendo-a majoritariamente brasileira. Assim, pode-se por exemplo cursar 6 semestres no Brasil, 2 na Europa e encerrar o curso no Brasil. Para isto, recomenda-se consultar a sua faculdade para verificar se ela já possui algum convênio internacional. Se não possui, é preciso consultar a faculdade extrangeira onde se deseja estudar e propor que a sua faculdade firme um convênio.

Por fim, pode-se também procurar algum curso de idioma que também possa emitir a carta necessária para a expedição do visto de estudos.

Você também quer vir estudar em Madri? Ou em outra cidade da Espanha? Deixe sua dúvida aí nos comentários.

 

8002 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri, Londres e agora voltou pro Brasil, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Hola, me gusto algunas informaciones que estuve aca, estoy buscando una Universidad de acuerdo con los cursos de Cine. Gracias

  2. Phâmela Monique disse:

    Esses mestrados são possíveis de conseguir bolsa? Geralmente essas bolsas são integrais? Já estarei ai, é mais fácil ou mais dificil de conseguir uma bolsa?

    E parabéns pela conclusão do seu mestrado.

  3. Beatriz maquidi disse:

    Bom dia
    Eu sou a Beatriz escrevo apartir de Angola gostaria de fazer a universidade na Espanha em curso de piscologia e gostaria de saber se há universidade em piscologia ou pedagogia ai e o que devo fazer para engressar a universidade e se numa primeira fase me ajudariam na hospedam e como sao feitas as mensalidades

  4. Felipe disse:

    Boa Noite, gostaria de saber se vocês conhecem alguma universidade que possua formação em Dança na Espanha, se possível responder em meu e-mail.Ficarei muito agradecido.

  5. Nicole disse:

    Oi! me chamo Nicole e gostaria de fazer a minha graduacao na espanha. Procuro pelo curso de arquitetura. Saberia me dizer quais universidades sao boas para esse curso e que sejam publicas? E uma duvida, a UPC seria uma universidade publica, mesmo existindo um valor a ser pago pelas cadeiras?

    • Dany disse:

      Nicole,
      Pra dizer quais as melhores universidades da Espanha preciso saber onde você quer morar. Se for em Madri, a Universidade Complutense de Madri, a Carlos III e a Politecnica são muito boas em Arquitetura. Um dos meus melhores amigos estudava arquitetura aqui.
      Este post aqui fala mais sobre o assunto: http://feriadopessoal.com/2010/07/30/estudar-em-madri-universidades-publica/
      Mas nao se esquece que mesmo nas Universidades públicas você paga uma taxa anula que gira em torno de mil euros, hein?!
      Boa sorte!
      Dany Colares

      • Karolaine Vasquez disse:

        Oi Dany! Minha mãe está com planos de se mudar para a Espanha na cidade de Madri, meu sonho é fazer medicina.. Você acha possível eu ingressar em uma faculdade para esse curso? Quais são os procedimentos? Pf me ajuda, quase não nada sobre isso na internet. Desde já agradeço! Obrigada, grande abraço!

  6. Hemilly disse:

    Olá, boa noite.
    Eu queria muito saber quais as melhores universidades para eu cursar psicologia… e como funciona para entrar e etc.

  7. graziane ribeiro da silva disse:

    Estarei indo morar em Madrid em setembro e gostaria de estudar ,queria saber algumas escolas tecnicas ou até mesmo faculdades,pois irei ficar somente 2 anos e nao tenho pleno dominio da lingua espanhola.

  8. Gisela Lisboa disse:

    Olá Dany, meu marido é formado em fotografia e gostaria de fazer uma pós em cinema em Madrid. Qual universidade vc recomendaria? Nós estamos pretendendo vender tudo e mudar para Madrid em maio do ano que vem. Eu tenho cidadania européia e passaporte e nosso filho também. Vc acha que vale mais a pena pesquisar a universidade, mas deixar para fazer inscrição quando chegar lá?

  9. marcelo macedo disse:

    ola tudo bem, tambem estou em londres, so que me esposa ainda pois faz medicina na Bolivia, e queri saber se tem informações de tranferir esse curso pra espanha, e ainda sobre mestrado pra ela tambem, se e possivel como proceder.

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório