feriado social

La Tomatina – a guerra de tomates em Buñol

La Tomatina. Buñol 2010. A festa do tomate. Ano passado teve. Esse ano também. A diferença é que para a Tomatina 2010 , ao invés de ir de ônibus, alugamos um carro e lá fomos nós: meus amigos, Mr.M e eu em dois carros alugados de Madri até Buñol, que fica 1h antes de Valência.

la-tomatina-bunol

Para ir de Madri a Buñol saímos de Madri às 5h da madrugada. Foram quatro horas de viagem com uma parada básica para tomar café da manhã em um posto de gasolina na estrada. Chegamos em Buñol às 8h da manhã e encontramos a entrada da cidade completamente engarrafada. Deixamos o carro em um estacionamento super próximo à entrada de Buñol e caminhamos um pouco até a rua principal da cidade, no centro de Buñol, que é onde basicamente acontece a Tomatina.

la-tomatina-bunol

la-tomatina-bunol

Chegando a rua principal fomos para o meio do povo. Eram mais de 45.000 pessoas segundo a organização, e ficamos por ali esperando a coisa toda começar. Ficamos sob uma varanda de um dos edifícios da rua principal, de onde moradores atiravam baldes e baldes de água em resposta aos gritos das pessoas ali na rua ao nosso lado.

A Tomatina começa oficialmente às 11h da manhã. Foi a esta hora que começaram a passar os caminhões despejando mais de 100 mil quilos de tomate na gente. Confesso que ano passado dei mais sorte e a guerra de tomates teve muito mais tomate. Acho que esse ano não me posicionei no lugar certo e levei e atirei poucos tomates.

la-tomatina-bunol

A Tomatina dura 1h e é regida por cinco leis principais:

  • É proibido atirar qualquer objeto duro.
  • Não se pode atirar camisetas e nem arrancar as camisetas de ninguém (Ano passado rasgaram a minha).
  • É obrigatório manter distância dos caminhões que passam com os tomates
  • Há que amassar os tomates antes de atira-los nos outros para não machucar ninguém.
  • Deve-se parar a guerra no exato momento em que a organização grita “Tomatina!”

E antes que alguém se pergunte, todos estes tomates são plantados na região de Extramadura, única e exclusivamente para a Tomatina.

la-tomatina-bunol

Depois que a Tomatina acabou, fomos nos limpar nas águas geladas do rio que passa por Buñol. OU você vai pro rio ou encontra algum morador com uma mangueira disposto a ajudar você. Voltamos para os carros e seguimos de Buñol em direção a Valência. Como ainda era cedo, resolvemos aproveitar um dos últimos dias de verão na badalada praia de Malvarosa, em Valência. Fazia um ano que não ia em Valência. Foi bom rever a cidade.

Ficamos na praia e lá pelas 18h resolvemos voltar de Valência para Madri. Qual não foi a surpresa quando vimos que o carro não estava no lugar. oO
O carro havia sido rebocado porque havíamos parado em uma vaga para deficientes. Quem mandou acreditar no flanelinha valenciano? A polícia havia levado o carro para o estacionamento municipal. Uma hora e cento e quarenta euros depois, o carro era nosso novamente e pudemos finalmente voltar pra Madri.

¡E viva La Tomatina!

la-tomatina-bunol

la-tomatina-bunol

_______________________________

Já curtiu a FanPage do blog? www.facebook.com/FeriadoPessoal
E no Instagram? Já tá seguindo? www.instagram.com/FeriadoPessoal

2472 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Vivi disse:

    Eita farra boa 🙂
    Descobri seu blog e vim te conhecer melhor. Amo a Espanha e já estive 2 vezes nessa terra linda.
    Bjokas e voltarei 🙂

  2. Mi disse:

    caramba, que coisa mais louca!! hehe mas fiquei com pena do desperdício de tomates! =P =) Mas que solao que ta fazendo ai hein? manda um pouco pra ca, pq aqui ta um tempo horrivel, com chuva e frio…entao se vc nao quiser passar frio na oktoberfest, venha com sol! hehe a gente pode marcar de se encontrar por la!! onde vcs vao ficar? bjs!

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório