feriado social

A minha viagem pra Turquia

Comecei a falar da Turquia, mas não expliquei bem a história toda da minha viagem pra Turquia.

 

Vou fazer isso agora. A viagem pra Turquia surgiu na minha vida graças ao Dervis, um amigo turco que me convidou pro casamento dele em Ankara. Decidimos ir e compramos a passagem há cerca de 3 ou 4 meses.

Com o Dervis, quando ele ainda era só noivo

Quando voltei e as pessoas me perguntavam como foi a viagem, o que dizia é que tinha sido uma viagem digna de roteiro cinematográfico.

Istambul me surpreendeu. De verdade não sabia o que esperar, afinal nunca tinha ido a um país muçulmano. No final, a Turquia merece muito mais do que os quatro dias que ficamos lá, divididos entre Istambul e Ankara. Ainda quero voltar e fazer outra viagem pra Turquia pra conhecer melhor Istambul, onde o ideal são 4 dias inteiramente dedicados a ela. E de lá, ir para as praias turcas. Sim, a Turquia tem praias incríveis.

A bandeira turca, que está por TODOS os lados

A passagem pra Turquia saiu cara, mas se virar por lá foi relativamente barato, graças ao câmbio. Com essa viagem descobri que:

  • o kebab espanhol é mil vezes melhor que o turco
  •  o povo turco é extremamente simpático e gentil.
  • eles fumam horrores
  • dirigir na Turquia é um dom divino. Ainda mais com as ruas completamente luecas e descontinuadas.

A coisa mais chata foi não falar o idioma local. Foi a primeira viagem na qual eu tive que apontar os desenhos da comida que queria, pedir pra escreverem o valor das compras, dar endereço anotado ao motorista do taxi e agradecer fazendo o sinal de legal ou o de namastê.

Com meus amigos precisei cuidar o inglês para não ficar falando gírias e diminuir a velocidade dos meus discursos. Não ajudou muito. Vira e mexe recebia um sorriso amarelo e aquele balançar de cabeça digno de quem não está entendendo muito bem o que eu acabei de dizer.

Foi muito legal ir na parte oriental de Istambul e ligar pro Brasil dizendo que estava na Ásia. Passear pelo Bósforo foi uma das coisas mais impressionantes.

Ir a Turquia foi viver ao vivo as aulas de história do colégio e ver que é uma mistura generalizada de características de Europa e de Ásia. O país é dividido entre estes  dois continentes – Europa e Asia – e é corredor de passagem de dois grandes mares: Mediterraneo e Negro – estreito de Bósforo.

A Turquia já assistiu a batalhas como a conquista de Alexandre – o Grande, virou a “Roma do Leste” pelas maos de Constantinus (lembra de Constantinopla? Era o antigo nome de Istambul); foi aqui que Aquiles lutou contra os Troianos (lembra do Brad Pitt?); e onde os Ottomanos comandaram seu Império.

2285 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Renilse disse:

    EStou adorando os post da Turquia!!! Muito interessante…
    beijos

  2. Le disse:

    Vi nesse post que a viagem ja passou!! AH! fiquei impressionada com a quantidade de pessoas caminhando na rua a noite. beijos

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório