feriado social

O lado asiático de Istambul

O lado asiático de Istambul, embora muitas vezes ausente do itinerário dos viajantes para Istambul, é essencial pra conhecer a vida local. Depois do passeio de barco pelo Bósforo, chegou a hora de atravesar de ferry até o lado asiático de Istambul.

o-lado-asiatico-de-estambul-4

Para chegar ao outro lado você pode ir de balsa ou de trem. As balsas fazem viagens frequentes entre os dois lados. Se você decidir ir de trem, você vai sair da Estação Ferroviária Haydarpasa.

Existem duas pontes que ligam o lado europeu de Istambul ao lado asiático, a Bosphorus Bridge e a Fatih Sultan Mehmet Bridge. Embora ambas as pontes tenham vistas maravilhosas, o tráfego intenso da cidade faz com quem a travessia de balsa é uma forma infinitamente mais prazerosa para chegar à Ásia. Foi o que eu fiz.

Ferry

Para atravessar de ferry você vai sair de Eminönü e descer em Kadiköy, a zona que tem uma grande variedade de restaurantes, cafés, bares, mercados clandestinos e livrarias. É um lugar popular para se morar se você não é originalmente de Istambul. Muitos estrangeiros que moram aqui ensinam inglês nas mil escolas que existem por lá.

Os fãs de futebol se reúnem para Fenerbahce Stadium, que fica pertinho do terminal de ferry de Kadiköy.

Kadiköy

Já no lado asiático de Istambul, a partir de Kadiköy, ande pelo Mercado Central  e depois pegue o bonde até Moda, que tem uma zona muito bonita onde ficam o porto e o passeio marítimo.

o-lado-asiatico-de-estambul-4

O subúrbio à beira-mar nas proximidades de Üsküdar é igualmente encantador, com belas mesquitas, hamams, mercados locais e pequenas delicatessens. E ali pertinho fica a histórica Torre de Leander.

O ‘Istiklal Street’ do lado asiático, a Bagdat Street, é uma rua longa, arborizada e cheia de cafés de estilo europeu, restaurantes e lojas de grife. Enquanto o povo fashion vem aqui pra ver e ser visto, quem não liga pra isso sai por ali aos domingos para o brunch típico.

Se compras for do seu interesse, outro lugar que você deve ir é a Bahariye Street, em Kadiköy. O bairro de Göztepe abriga o Museu do Brinquedo, uma atração muito popular para famílias. Leve a sua.lado-asiatico-de-estambul

Voltar para o lado Oriental

Depois de andar pelo lado asiático de Istambul chegou a hora de pegarmos o ferry de volta e irmos para Ankara, onde seria o casamento do meu amigo do qual eu seria madrinha.

o-lado-asiatico-de-estambul

Voltamos para o lado europeu de Istambul exatamente no pôr do sol. E foi LINDO. Nosso trem noturno para Ankara saía da Estação de Haydarpasa, e era este nosso próximo destino.

o-lado-asiatico-de-estambul-4

E você, atravessou para o lado asiático de Istambul? Me conta ai nos comentários.

2726 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Tatiane Dias disse:

    Adorei o post, o por do sol em Istambul é realmente lindo!
    Bjos

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório