feriado social

Passeio de barco em Istambul

Dia 02 em Istambul. Decidimos fazer um passeio de barco em Istambul, que vai dando uma volta pelo Bósforo, o estreito que liga o mar Negro ao mar de Mármara e marca o limite dos continentes asiático e europeu na Turquia.

passeio-de-barco-em-istambul-12

O Bósforo

Tem um comprimento de aproximadamente 30 km e uma largura de 550 a 3000 m. Sua profundidade varia de 36 a 124 m no meio do estreito. Bósforo significa “passagem do boi” e se refere à história de Io, jovem amada por Zeus, transformada por ele em boi, e perseguida por uma mosca sugadora de sangue enviada por Hera, ciumenta. Vixi!

Depois de acordarmos resolvemos ir a pé até o Porto de Istambul e no caminho fiz algumas fotos. Assim é um bairro residencial basicamente turco.

passeio-de-barco-em-istambul-3

Porto de Eminönü

Quinze minutos depois estávamos no Porto de Eminönü, de onde saem os passeios pelo Bósforo e os ferrys para cruzar para o lado asiático da Turquia.  Compramos um ticket para o passeio pelo Estreito de Bósfor fomos tomar café da manhã enquanto esperávamos pela saída do barco. Deixe para comprar o bilhete no caixa, não é preciso comprar com antecedência. Não se preocupe.

Hora do café. Como não dava pra entender o menu era hora de olhar pra comida e apontar o que eu quero depois de ver o que as outras pessoas pediram. A coisa de apontar deu certo, a comida estava super gostosa. Era hora de ir passear pelo Bósforo. O ticket custou 8 liras turcas.

passeio-de-barco-em-istambul-2

Onde comprar

A linha Dentur Avrasya Full Bosphorus Cruise foi a que nós usamos. Várias pessoas te abordam oferecendo o tour, mas nós preferimos comprar no guichê mesmo. 

O Passeio de barco em Istambul

O tour de barco dura uma hora e meia e é impossível parar de fotografar durante todo o percurso. Enquanto a embarcação avança, novos monumentos surgem. Mesquitas, palácios ou residências às margens do Bósforo disputam a atenção do viajante. As casas, hoje reformadas, pertenciam a integrantes da aristocracia otomana, especialmente no verão, quando eles iam pra pertinho da água pra curtir o calorzinho. São conhecidas pelos turcos como yalis.

À medida que o barco avança pelo Bósforo, o horizonte de Istambul ganha a forma dos minaretes das mesquitas, que decoram a paisagem e parecem furar o céu. Cruzar o estreito é entender a cidade e viajar por séculos de história. Os 32km de águas, que dividem a Europa da Ásia, contam um pouco do passado de guerras, riquezas, conquistas e derrotas protagonizadas na encruzilhada dos continentes.

Me lembrou um pouco a ida em ferry até Alcatraz, en San Francisco. O silêncio, a tranquilidade, o frio, o barulhinho das ondas. O divertido é que o estreito de Bósforo é lotado de águas vivas e você as vê todas durante o passeio.

passeio-de-barco-em-istambul

2724 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Le disse:

    Que fotos lindas! Tenho muita vontade de conhecer a Turquia. ja vi documentarios lindissimos! Aproveite a viagem. Beijos

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório