feriado social

Visitar Sultanahmet – Um passeio pelo centro de Istambul

 

A decisão de visitar Sultanahmet surgiu meio sem querer. Era nosso último dia em Istambul e a programação era visitar a Mesquita Azul. Fomos a pé até Sultanahmet, o centro antigo de Istambul, e durante a caminhada pude mais uma vez ver a cidade de perto, a verdadeira Istambul.

Engraçado ver como em todo caminho você encontra mil pessoas com balanças pra você se pesar. Alguns centavos e li no meio da rua mesmo você pode se pesar. O que normalmente eu faço sozinha, escondida no canto da farmácia, em Istambul todo mundo faz ali, em qualquer lugar da cidade.

 

Chegando na Mesquita Azul vimos que estávamos um pouquinho adiantados. Ela fecha em determinados horários (fique ligado!) e nós precisaríamos esperar um pouco. Então lá fomos nós andar pela região visitar Sultanahmet.

Visitar Sultanahmet

Muitos pontos turísticos ficam no centro antigo, então dá pra fazer tudo a pé.  Tome cuidado porque ali perto da Mesquita Azul, a calçada ao longo da Hudavendigar Caddesi entre Sirkeci, Gülhane e Sultanahmet Square não é muito ampla e bondes passam bem grudadinho da calçada, então cuidado e fique atento ao apito do bonde pra avisar que você precisa sair do meio da rua.

Ali perto você vai encontrar muita coisa pra visitar: a Hagia SophiaTopkapi Palace e a Hagia Irene são algumas das coisas que você não pode deixar de ver em Istambul.

Dica esperta

O Museum Pass İstanbul é uma boa maneira de visitar vários museus e pontos turísticos sem gastar muito. Dá pra visitar o Museu Chora, a Hagia Sophia Museum (25 TL), o Palácio de Topkapi (25 TL), o Harem Apartments (15 TL), o Museu Arqueológico de Istambul (10 TL), o Istanbul Museum Mosaic (8 TL) e o Museu de Arte Islâmica e Turca (ufa!) com um bilhete único e sem ter de fazer fila.

Este bilhete custa 85 TL e é válido por 72 horas, também há descontos para outros museus e lojas. Disponível em diversos hotéis ou na entrada a qualquer um dos museus acima. Dá pra ler mais sobre ele aqui.

visitar-sultanahmet

Então deu meio-dia e as orações começaram. A Mesquita Azul fecha ao meio-dia exatamente porque é a hora mais importante para as orações. E nós, ali na praça em frente a Mesquita Azul, ouvíamos as orações pelo alto-falante enquanto as pombas voavam pra lá e pra cá atrás das migalhas jogadas ao chão.

Não sei explicar porque, mas durante toda a oração ficamos ali, parados, sentados na praça. Acho que inconscientemente todo aquele clima toma conta de você e sem nem perceber, você presta, ali mesmo, a sua maneira, calado, parado, o seu respeito pela cultura alheira.O vídeo aí em baixo mostra esse momento tão especial.

 

visitar-sultanahmet

Depois aproveitei pra ir fazer fotos com a Santa Sophia de um lado, a Mesquita Azul de outro e do meio de transporte dos seguranças da Mesquita Azul, que já estavam bem mais modernos do que muitos outros países.

visitar-sultanahmet

Deposi da oração ao meio dia chegou a hora de ir visitar a Mesquita Azul.

2225 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. qvet disse:

    vou pegar uma dessas suas fotos super modelando e fazer o post:

    ‘musa graciosa y madrileña, una pequeña!’ – ah, juro que vou!
    hahahahahhaha

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório