feriado social

Roteiro Roma – Vaticano

Continuamos nosso Roteiro Roma e dessa vez fomos ao Vaticano.

Pra ler os demais posts dos meus dias em Roma, é só clicar aqui.

Do hotel fomos de metrô até a estaçao de Ottaviano. Uma vez na rua, siga o fluxo. A enorme quantidade de grupos de turistas te guiarao.

O vaticano é um Estado soberano desde fevereiro de 1929. A cidade tem seu próprio correio, banco, moeda, sistema judiciário, rádio e lojas. E tudo é governado pelo papa.

Começamos pelo Museo do Vaticano. Havíamos comprado a entrada no dia anterior, pela internet (aqui) . Mas a verdade é que nao fez grande diferença. Nao tinha fila alguma pra compra de entradas na hora.

A visita começa pelo Jardim do Museu do Vaticano e de lá você vai conhecendo o acervo do Museu.

Se prepare para ver muita gente. Gente, gente e logo depois um pouco mais de gente.

Melhor ainda do que ver as belas obras do acervo, foi andar olhando pra cima. Era cada obra de arte pintada no teto que dava vertigem.

Eu fiquei absolutamente apaixonada por essa escada em espiral que tem na saída do Museu do Vaticano. Ela foi criada em 1932 pelo italiano Giuseppe Momo. Também tem outra, feita por Donato Bramante que é igualmente apaixonante.

E o que também desperta paixoes é a Capela Sistina. Lá é proibido fazer fotos, e por isso as que aparecem aqui sao da internet. Todo mundo chega na Capela Sistina e fica ali sentado… sem pensar em nada… idolatrando…admirando… e tentando fazer fotos escondidas. O que cria uma das coisas mais odiosamente insuportáveis do mundo: os seguranças que ficam na Capela Sisitna repetindo a exaustao No fotos! Shhhhh! No fotos! Shhhh! No fotos! Shhhhh! Só de lembrar … Argh!

O teto da Capela Sistina é obra de Michelangelo que a pedido do papa Júlio II pintou afrescos no teto entre 1508 e 1512. Os painéis principais mostram a criação do mundo e a expulsão do homem do paraíso. Mas não pense que só o teto impressiona por sua arte.

As paredes também revelam obras magníficas de Michelangelo, como o “juízo final”. Por isso fique de olhos bem abertos e se deixe encantar pelas belezas desse lugar sagrado. 

Na saída do Museu eu fiz questao de ir lá na parede que o Tom Cruise escala no filme Missao Impossível 3.

E do Museu para a Basílica de Sao Pedro. A maior igreja crista do mundo! L-I-N-D-A!!!

Mas nao sem antes babar um pouco andando pela Piazza San Pietro. Ah… tantos filmes passando pela cabeça nessa hora…

 


Estávamos preocupados com a minha roupa. 🙂 Nao que fosse curta, mas vai saber o que passa pela cabeça dos guardas, né? Quando for, tome cuidado: eles realmente te barram se você estiver de bermuda ou saia curta. Tinha várias mulheres voltando e comprando xales pra cobrir o corpo pra poder entrar.

Eu passei. Deu certo!

E chagando lá, logo que você entra ela até nao parece assim a maior do mundo. Eu tinha lido que ela é tao perfeitamente construída e tao porporcional que causa esse efeito de “ueh, é isso?” Sendo essa teoria certa ou nao, ao andar por ali você entende e confirma toda a sua grandiosidade.

Eu literalmente me perdi por lá, sem preocupação alguma com o relógio. Era hora de admirar e agradecer muita coisa.

O que causa nos custa nosso próximo passeio: subir ao domo da Basílica. Um dos passeios imperdíveis no Vaticano!

Quando finalmente voltei a mim já estava quase na hora de fechar o domo. Entao fomos para a entrada do elevador, que fica a direita da entrada da Basílica. Você pode escolher subir todos os 551 degraus a pé ou pegar o elevador, que te dá um empurraozinho de 231 degraus. O resto é nas pernas mesmo.

Agora é o momento no qual eu me falo com orgulho da minha vida de atleta e digo que nao me custou nada subir esses degraus. Nada mesmo. Se você, como eu, é cara conhecida na academia, nao tem com o que se preocupar. Nem a escadinha apertada nem os degraus serao pares para você.

Nao posso dizer o mesmo do meu sedentário e ofegante irmao – a que eu carinhosamente chamo de gordinho no vídeo – que precisou de duas paradinhas básicas até chegar lá em cima. Mas que em nenhum momento se arrependeu. Ao contrário, me disse, entre uma respiraçao forte e outra que a dor é momentânea, mas que a desistência é eterna.

E pernas pra que te quero! Chegamos lá! No meio do caminho você passa  por dentro do domo da Basílica e de lá de cima você tem uma vista muito legal dos turistas em miniatura caminhando pela igreja.

E lá em cima, com um vento que quase leva meu chapéu se tem uma vista fantástica de Roma, toda a Piazza São Pedro, o castelo Sant’Angelo, a Piazza Venezia ao longe e tudo o que está ao entorno na região. Imperdível! Totalmente válidos cada um dos degraus.

Projetado por Michelangelo o domo tem, da base até sua cruz, 136,5 metros de altura. Depois de aproveitar a belíssima vista das alturas, várias fotos e algusn vídeos, era a hora de voltar à terra.

De lá fomos ao Castelo de Sao Ângelo – olha vista que tem da Basílica. Ele fica a margem do rio Tíber e era usado como um edifício militar.

Lá no alto do Castelo tem uma imagem lindíssima em bronze de um anjo, o arcanjo Miguel. O Castelo está conectado com a Cidade do Vaticano por um corredor fortificado de cerca de 800 metros chamado Passetto.

De lá fomos jantar no bairro de Trastevere, mas isso é assunto para o próximo post.

_________________________________________
Já curtiu a fan page do blog? www.fb.com/FeriadoPessoal
Siga todas as viagens também pelo Instagram: @DanyColaress

2794 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Daniel jr disse:

    simplesmente, deslumbravel!!!! Estar ali presente, aonde desde que nos entendemos como gente ouvimos falar,do Vaticano, da missa do galo, da Básilica de são Pedro, da praça de São pedro, enfim…eu estava ali, pisando, vivendo…sonho realizado!! recomendo a todos, é um momento único, só estando lá para saber o que é…

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório