feriado social

o que fazer em Porto

Não sei porque até hoje não tinha escrito nada sobre o que fazer em Porto, ou um guia de Porto nem nada assim.

Uma das três razões para eu ter ido tanto para Porto é o valor da passagem aérea : comprando com antecedência pela Ryanair paga-se muito pouco. Pela Easy Jet também.

A cidade é pequena e linda, o que te garante rápidas e belas caminhadas perdida por lá. Acho Porto ainda mais romántica que Paris. De verdade. As luzes ao redor do Douro são encantadoras.

E o povo de Porto é gentil, educado e os homens são bem,bem bonitos. E deixo claro: os homens de Porto são mais bonitos que os de Lisboa.

Como sair do aeroporto de Porto

Sair do aeroporto de Porto é moleza. O metrô – que funciona de 6h a 1h – te deixa bem no centro. Para pegar o metrô você vai por uma passagem subterránea no estacionamento. Pegue a linha ES (violeta) e desça onde quer. As estações mais centrais são a de Trindade e Bolhão.  Os tickets de metrô valem também para os ônibus. E falando em ônibus – os autocarros –, as linhas 601, 602 e 604 conectam o aeroporto com com varias zonas da cidade.

Onde se Hospedar em Porto

Já fiquei em três lugares em Porto:

  • Hotel Design
  • Poets Hostel
  • Rivoli Cinema Hostel

Os três super recomendados por esta que vos escreve. Fica a seu critério escolher um deles.

feriado-pessoal-hotel.design-porto

Hotel Design

feriado-pessoal.poets.porto

Poets Hostel

feriado-pessoal-rivoli-cinema-hostel

Rivoli Cinema Hostel

O que fazer em Porto

Eu dedicaría dois días a Porto. Dá para fazer tudo e ainda te deixa com aquele gosto de quero mais.

Em Porto tem coisas que são obrigatórias de fazer. Vou colocar em forma de lista que assim fica fácil fácil para todo mundo. Então é assim, te proíbo ir embora de Porto sem:

  • Visitar a Casa da Música – um prédio moderno, lindo que se destaca dentro de tudo que há ao redor. Se a programação te interessar, por favor, ver um concerto ali te fará uma pessoa melhor.
  • Ir a Fundaçao Serralves – um museu de arte contemporâneo em uma área comercial cheio de mansões de outrora (adoro a palabra outrora – haha)
  • Ver o pôr do sol do Palácio de Cristal – é um grande jardim no qual você deve caminhar sem pressa e chegar até o ponto de onde pode se ver o sol indo embora lá no horizonte do rio Douro.
Casa da Música

Casa da Música

Pôr do sol no Palácio de Cristal

Pôr do sol no Palácio de Cristal

  • Sentar na beira do Douro – depois de ver o pôr do sol você vai curtir a noite às margens do rio. O passeio de barco que dura 1hr e que te leva para passar por todas as pontes do rio é super romântico. Se estiver bem acompanhada – eu estava – quebre esse galho e vá.
  • Cruzar as Pontes do Douro – lindas e com vistas impressionantes. Da pra ir a pé ou de bondinho.
  • Ir na Livraria Lelo & Irmão – linda e famosíssima, foi inspiração chave do filme Harry Potter. Quando chegar lá você vai entender por que.
  • Tomar um café com chantilly no Café Majestic – o café por excelência de Porto.
  • Comer Francesinha – é o prato tradicional de Porto. É um mega sandubão com um molho especial. Cada um lá diz ter a melhor francesinha então não custa nada você descobrir a sua ao longo do caminho.
  • Visitar a Estação São Bento – é de onde saem trens pra outros lugares de Porto. Mesmo se você não for pra lugar nenhum, vale a visita.
  • Ir ao Castelo do Queijo – a Beira Mar de Porto. Vá. E ainda vai valer a visita ver a interessante instalação/obra de arte que fica por ali.
  • Conhecer o Mercado do Bolhão
  • Tomar um vinho à noite no VIP Lounge do Hotel Porto Palácio – uma das melhores e mais românticas vistas noturnas da cidade.

Café Majestic

Lounge Hotel Porto Palácio

Lounge Hotel Porto Palácio

  • Começar a noite no Bar Twin’s – em Porto tem dois. Você escolhe o mais perto de você. Eu prefiro o Twin’s da Baixa.
  • Continuar a noite na Rua Galeria de Paris (pregado na Livraria) – cheia de gente, bares, pubs, cafés, restaurantes. Qualquer coisa por ali é boa. Entre onde você achar que deve, mas não deixe de ir no Café de Paris. Eu vi por ali meu primeiro show de jazz e rap português.

 E CLARO:

  • Nem pense em ir embora de Porto sem visitar uma bodega onde são fabricados os tradicionais Vinhos do Porto. Escolha a que você quiser. Quem sou eu pra dizer qual o melhor Vinho do Porto?! Elas estão em ambas as margens do Rio Douro. Você vai, passeia, vê onde são armazenados os vinhos, conhece a história e no fim faz a tão aguardada degustação.

Rapaz, sabe que escrevendo esse post meu deu saudade e ainda mais vontade de ir pela sexta (!) vez pra lá. Espera, deixa eu ir bem ali no site da Ryanair…

Você já conhece Porto? Também é apaixonado pelo lugar ou ainda está planejando sua viagem?

__________________________

Já curtiu a fan page do blog? www.facebook.com/FeriadoPessoal
Siga todas as viagens também pelo Instagram: @FeriadoPessoal

6969 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Uhmm… muito bom, já estou com vontade de conhecer Porto. E olha que onde estou não fica tão longe. Valeu pelas dicas. BJos.

  2. Luiza Gabriela Mebarak disse:

    Daaaaany, olha o que encontrei!!! A Leide tinha dito do blog, mas não disse qual era e por coincidência encontrei e aaaamei!!! Saudades demais de você, de Madrid e agora de Porto!! ;**

  3. Renilse disse:

    Uma boa pedida Dany, quantos dias vc recomenda??

    Beijosss

  4. feriasnow disse:

    Issso… me mata de vontade 🙁 eres una chica má Dany Colares! jajajaja

  5. Gabriel disse:

    Dany,
    Mais um ótimo post hiem! Mas só faltou algumas fotos para nos deixar com mais vontade !! rsrs

  6. Manuel Pacheco disse:

    Belo post sobre o Porto. Volte sempre!

  7. Jacirema Pompeu disse:

    Concordo com você, o Porto é verdadeiramente lindo.
    Tem ainda as antigas construções no centro que lembram Paris.Se reparar bem, em algum momento nos lembra a nossa Belém, não por acaso.
    Bjusss

  8. Olá =) Tudo bem?

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.

    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Feliz Natal!

    Até mais,
    Natalie – Boia Paulista

  9. Candida Silva disse:

    Senti falta do Palácio da Bolsa e a Sé. Ambos lugares lindíssimos que valem muito a visita! Amo o Porto. Melhor ainda é ir a Gaia, andar no teleférico e ter a melhor vista do Porto. Depois, ir visitar um das caves de vinho do Porto e almoçar num dos inúmeros restaurantes ali na beira do Douro.

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório