feriado social

Como alugar apartamento em Madri

A dona Patrícia perguntou lá nos comentários sobre como alugar apartamento em Madri. E eu aproveito pra responder pra ela e pra todo mundo que também tiver a mesma dúvida.

Então mãos à obra!

alugar-apto-madri

Alugar apartamento em Madri tem como premissa básica uma coisa: paciência. Junte bastante desse item dentro do seu coração e comece.

  • Onde morar?

A regra é a mesma que todas as outras cidades do mundo: quanto mais no centro, mais caro e menor. Mas você vai estar no centro. E isso pra mim é mais importante do que tudo. O fato de você poder ir andando pra todos os lugares, voltar pra casa a qualquer hora de qualquer lugar. Com supermercados, lojas, cafés bem ao lado da sua casa.

Eu sempre indico morar no centro de Madri, mesmo se a sua Universidade for distante. Morar longe acaba ilhando você lá onde você for morar. Sair à noite é complicado, voltar pra casa à noite nos finais de semana depende de horários de ônibus, metrô ou taxi. Não recomendo. Mas essa é a minha opinião.

E quando eu digo centro eu me refiro às áreas que fiquem entre os metrôs de Moncloa, Embajadores, Manuel Becerra e Cuatro Caminos. Pegue o mapa do metrô de Madri e faça um quadrado ligando essas estações. Toda a região dentro desse quadrado é boa de se viver. 

mapa_metro_madri

  • Dividir ou não, eis a questão

Vai depender, claro, de você, do seu perfil. Você é o tipo que convive em paz com pessoas desconhecidas que você nunca viu na vida de outros países, com outra cultura? Perfeito! Você pode achar apto pra duas, três e até seis pessoas. 

Se preferir viver sozinho, você pode escolher um lugar só pra você e tudo fica exatamente sempre do jeito que você quer. No meu caso eu dividi apto durante 2 anos e meio. Já morei com outras oito meninas. Depois com mais cinco pessoas. Depois com mais duas. E nunca fui tão feliz quanto agora, vivendo sozinha há quase um ano.

Lembre-se que dividir um teto não é dividir a vida. 

  • Quanto custa?

Dividindo apartamento em Madri (independente de com quantas pessoas) você gasta em média 400€. Pode ser mais, pode ser menos. Alguns lugares cobram gastos de energia, água e gás a parte. Outros incluem isso no valor cobrado.

Viver sozinho vai te custar 600€ ao mês, mais ou menos.

  • Por quanto tempo?

Depende do lugar escolhido e do seu casero, ou seja, dono do lugar. Tem quem exija prazo mínimo de seis meses, tem quem exija um ano e tem quem não exija nada. Vai da vontade de quem estiver alugando e do que você precisa.

Pequeno Dicionário do Aluguel de Aptos em Madrid

  • Alugar – Alquilar
  • Aluguel – Alquiler
  • Planta – Andar (Ex.: tercera planta = terceiro andar)
  • Piso – é um apartamento como conhecemos, com divisão entre cozinha, sala, quartos.
  • Apartamento – é um apartamento menor, geralmente com cozinha americana.
  • Estudio – é o tipo loft. No Brasil acho que chamam do mesmo jeito.

Melhores sites espanhóis pra procurar apto:

___________________________________________________
Já curtiu a fan page do blog? www.fb.com/FeriadoPessoal

E siga todas as viagens também pelo Instagram:@DanyColaress

8653 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Aline disse:

    Ótimo post Dany, ano que vem estou indo a Madrid e irei morar próximo da estação Arguelles. Ainda bem que está dentro do quadrado que você se referiu, rs.

  2. Ludmy Paiva disse:

    Útil demais. Já passei para um amigo que chegou aí essa semana 🙂

  3. eduardo disse:

    Estou dentro do quadrado kkkkkkkk
    valeu ludmy!
    PS: pra alugar por só 3 meses é um sufoco…

    • Dany disse:

      Eduardo, por esses sites é mais difícil encontrar mesmo por menos de seis meses. Mas existem outros tipo de aluguéis por temporada que não exijem tempo mínimo e a documentação também é mais simplificada. Com eles, é tudo mais fácil. Geralmente são estúdios ou flats.

      Dany

  4. Lucas Benigno disse:

    Ahahahah Adorei a tática do quadrado. Estou indo praí em outubro do ano que vem e já imprimi esse post pra guardar para futura neessidade.
    Excelente!

  5. lujatoba disse:

    Olá Dany!
    Seus posts foram super úteis pra me ajudar a me localizar no meio da onda de papeleo… hehehehehehe
    Já estou com o visto pronto, parto pra Espanha no comecinho de janeiro pra fazer doutorado sanduiche, fico por seis meses em Cádiz. Tou agora com o problema de não ter onde ficar… Quero alugar um apto, mas queria primeiro chegar pra olhar os imóveis. Pensei em fazer reserva em um hostel por uma ou duas semanas até acertar isso, mas fiquei pensando se não dá problema na hora de passar na imigração no aeroporto… Q vc acha?
    Obrigada!

    • Dany disse:

      Lu, fico feliz em poder ajduar com seja lá o que for, viu?! De verdade. É um prazer ler comentários como o seu.
      Quanto à sua pergunta, não se preocupe. Você tendo o visto de estudante, não tem como impedirem você de entrar, ficando em hostel ou em casas. Pode vir sem meo e se jogar por Cádiz, por certo, AMO.
      Muita gente faz essa opção, de ficar em hostel enquanto olha direitinho onde ficar. Não se preocupe com a imigração.
      E quando estiver por Madri, me avise e marcamos um café, o que você acha?
      Beijo grande.
      Dany

  6. Mari Ramos disse:

    Olá! Gostei muito da dicas tem tens postado e aproveito para te perguntar sobre uma família morar em Madri por seis meses. Devemos pedir o visto para pai, mãe e filha? gostaríamos de alugar um apto, os adultos estudar o idioma e cultura local e a filha de 7 anos estudar, se possível no mesmo ano q está na Brasil. Poderia nos ajudar com informações e dicas? Obrigada e parabéns pelo blog.

    • Dany disse:

      Mari,
      Demorei pra responder, mas antes tarde do que nunca.
      Sim, você vai precisar pedir visto para cada membro da família.
      As escolas publicas espanholas sao muito boas e vai depender de onde você mora decidir a escola, porque é a prefeitura que encaminha pra escola perto da sua casa.
      O processo de recolocação nas escolas é super rápido e basta os documentos do Brasil. algumas escolas nem exigem tradução.
      E pra pedir o visto vocês precisam ja´estar matriculados no curso de espanhol, hein?! Nao esquece isso.
      Boa sorte!

      Dany

  7. Elvira disse:

    Adorei esse post. Vai nos servir muito, obrigada.

  8. Cleusa disse:

    Olá Dany!
    Estou indo com meu esposo para Madrid em Junho/2015, para morar por um ano, ele tem a dupla cidadania espanhola e eu fui inclusa no livro familia, gostaria de saber se o ideal é alugar casa quando chegarmos ou ja ir com casa locada? Vc acredita que seremos bem vindos a terrinha espanhola???
    rsr…Por hora muito aobrigada! Abraço!!!

  9. Fabricio disse:

    Oi Dany, vou morar em madrid agora em Setembro com minha mulher, tenho nacionalidade espanhola e pasaporte, porem nao sei como faço para alugar la, qual a melhor forma de alugar apto la
    ? melhor alugar estando aqui? ou melhor la? tem algum contato para me ajudar?
    Obrigado Danyyyy!!!

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório