feriado social

Informação para estrangeiros em Madri

Quem lê o blog há algum tempo (gracias por acompanharem, personas. Eu faço isso aqui única e exclusivamente por vocês) sabe que vira e mexe eu tenho que lidar com a burocracia de ser fazer parte do grupo de estrangeiros em Madri.

Minha última incursão mais que positiva no mundo do papeleo español foi conhecer a Oficina Municipal de Información y Orientación para la Integración de Población Inmigrante da Comunidad de Madrid.

Abre parêntese: sempre que eu uso a palavra imigrante eu me sinto a Deborah Secco naquela novela América. Fecha parêntese.

Eu precisava tirar umas dúvidas sobre o novo processo pra renovar o  meu visto agora que eu já acabei os dois Mestrados que vim fazer.

A Oficina fica bem localizada, no Centro de Madrid (e perto da minha humilde residência). Nada de ter que ir lá em Aluche, onde fica o Graaaande Centro de Estrangeiros, longe do centro cerca de 40 minutos.  Lá você pode conseguir:

  • Informação e Orientação sobre Madrid e seus serviços: registro, escola para os filhos, aluguel de quartos, serviços de saúde e transporte público.
  • Serviço telefônico de interpretação em mais de 20 línguas e tradução de documentos.
  • Informações sobre os procedimentos: registro, cartão de saúde, raízes, renovação de licenças, o reagrupamento familiar, informações gerais para estrangeiros, educação, nacionalidade, estudos de aprovação, etc.
  • Cursos gratuitos de espanhol, de segunda a sexta-feira e domingo.
  • Programa de Emprego: informações sobre recursos de trabalho e de formação para o acesso ao emprego.
  • Serviço Jurídico sobre os estrangeiros (apenas sexta-feira de 10 a 14 horas, sem hora marcada)
  • Workshops, conferências, atividades culturais e sessões de informação sobre vários temas.
  • Acesso à Internet para procura de emprego (estudantes castelhanos e usuários de orientação de carreira).

É sempre bom chegar cedo, pra evitar dar de cara com o lugar cheio. Eu conversei com o Javier, um espanhol extremamente gentil e educado que ficou lá ouvindo e respondendo minhas dúvidas sobre os estrangeiros em Madri – e as dúvidas de vocês também, claro, porque aproveitei pra perguntar coisas que chegam pelos comments. Além do Javier, todos ali foram extremamente simpáticos e educados. Dá até gosto.

Dica esperta que só eu podia te dar: O endereço diz Calle Bravo Murillo, 133. Mas na verdade a entrada exata da Oficina fica no sexto andar de um prédio ao lado (você vai entrar pela rua Juan Pantoja, 2). Então se você está em Madri e precisa de alguma dessas coisas, passa lá na Oficina Municipal de Información y Orientación para Inmigrantes.

Vai lá:
Oficina Municipal de Información y Orientación para la Integración de Población Inmigrante. Calle Bravo Murillo.  
  • Calle Bravo Murillo, 133. 28020. Madrid.
  • Metro Alvarado (linha 1)
  • Web
  • Teléfono: 91 758 14 37
  • Fax: 91 542 46 70

2712 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Mariana disse:

    Dois mestrados? Em que? E como você se mantém financeiramente nesse período?

    • Dany disse:

      Mariana, eu fiz dois mestrados em Audiovisual: 1 em Artes da Comunicação Audiovisual e outro em Produção de Tv e Cinema.
      Eu ganhei meia bolsa pro dois mestrados depois de passar por entrevista em provas na faculdade onde estudei.

      • Mariana disse:

        Muito bom Dany! 🙂 E quanto a trabalho, se não me engano li que você ta trabalhando, tem algum post já falando sobre isso? Se foi tranquilo arranjar um emprego e tal…

        • Dany disse:

          Mari, sim, sim. Estou trabalhando agora. Desde que comecei penso em fazer um post sobre o assunto mas acabei nunca fazendo. Vou ver se esse fds sento e faço. E se eu demorar muito, me cobra, viu?!
          Bjs!

  2. Dayane disse:

    Ola Dany…adoro seu blog…leio sempre q posso..ja morei em Madrid tb e estou pretendendo voltar em janeiro ou fevereiro de 2013. O q vc acha, como esta td ai, a crise, os empregos, etc? Sera q ta muito ruim pra ir agora? Grande beijo…

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório