feriado social

Roteiro Roma – Gianicolo, de Trastevere ao Vaticano

Continuamos nosso Roteiro Roma e dessa vez, um passeio lindo ao Gianicolo.

Pra ler os demais posts dos meus dias em Roma, é só clicar aqui.

Levanta a mão quem já sabia que Roma é chamada de a cidade das sete colinas? Eu confesso que não levantei a mão porque só fui saber depois desse passeio na cidade.

Então, acontece que Roma, a cidade das sete colinas, tem na verdade mais de sete. O Gianicolo – em português é com J – não está incluído nessa lista tradicional. Isso porque não fazia parte do primeiro núcleo histórico, mesmo tendo tido um papel importante na história de Roma.

Encaixadinho ali entre o boêmio bairro de Trastevere e o católico Vaticano, o Gianicolo tem 82 metros e é bem famosão pelas belíííííssimas vistas de Roma. Por isso não é de se estranhar o monte de casalzinho que vai namorar pra lá nos finais de semana.

E também porque ali em cima tem uma paz… Uma tranquilidade… Como não se tem lá em baixo, em Roma.

Roma Panorama Gianicolo

Da minha última visita a Roma resolvemos quebrar esse galho e dar um singelo passeio de 12km pelo Gianicolo.

Pra chegar até a colina o que fizemos foi atravessar o meu adorado Trastevere, um dos bairros mais vivos e característicos de Roma. E pela primeira vez entrei na Basilica di Santa Maria in Trastevere. Afinal é Roma, e ali a gente sempre descobre uma igreja nova a cada visita.

Roma-Basilica di Santa Maria in Trastevere mosaicos

Já ali no Gianicolo, lá fomos nós conhecer uma igreja nova, a Igreja de San Pietro in Montorio, que segundo conta a lenda foi construída onde crucificaram São Pedro de cabeça pra baixo.

Em um dos pátios dessa igreja está o Templete de Bramante, considerado um dos exemplos mais importantes da arte renascentista (tá, isso eu também não sabia, li na pesquisa).

Seguindo o passeio, chegamos na Fontana dell’Acqua Paola, chamada pelos íntimos simplesmente de  Fontanone. 

Roma Acqua Paola Gianicolo

Gianicolo, claaaaaro, está lá, cheião de monumentos dedicados aos heróis italianos da luta contra os franceses. Eu contei 84 imagens de heróis garibaldinos. E olha só, você, noveleiro, lembra da Anita Garibaldi? Sim, aquela da Globo. Então, ela está enterrada ali pertinho da estátua dedicada ao marido, onde está escrito “Ou Roma ou morte”.

A estátua, óbvio, está na Piazza Garibaldi de onde se pode e de um dos mais belos panoramas de Roma, com las cúpulas, os campanários, as ruínas imperiais e as colinas ao fundo.

Aí começou a baixar até o Vaticano, chegando na Piazza San Pedro. E o dia acabou com a gente subindo até o Castel Sant’Angelo. Não sei, deve ser o ar, o silêncio, o próprio anjo, a vista, não sei, mas tenho um carinho muito especial por esse lugar.

Ali vimos o pôr do sol e os monumentos e os tetos da capital ficando vermelhos. Outra visão super especial e um belo final pra esse singelo passeio.

Roma Panorama Castel Sant'Angelo

Roma Panorama San Pedro Castel Sant'Angelo

Assim que… Arrivederci Roma!

_________________________________________
Já curtiu a fan page do blog? www.fb.com/FeriadoPessoal
Siga todas as viagens também pelo Instagram: @DanyColaress

3545 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório