Brasil

Como há males que vem pra bem, perder o passaporte na Espanha serviu pra mim como conteúdo pro blog. Agora que já sei, mostro o que fazer se você perder seu passaporte no exterior. Nesta Semana santa havia planejado uma viagem com uma amiga pela Itália. Depois mudamos os planos para Bruxelas, Holanda e França. Estava tudo planejado, lindo e maravilhoso até que me dei conta de que havia perdido meu passaporte. SIM! Isso mesmo. Perdi meu passaporte. Como? Onde? Quando? ¿Yo que sé? ¡No lo sé! Assim que planos de viagem cancelados!

Isso me leva ao assunto do post de hoje: o que fazer ao perder seu passaporte na Espanha.

perder passaporte exterior Perdi meu passaporte   o que fazer

Primeiro passo: Fique com raiva de você! Porque vamos combinar que é uma baita irresponsabilidade perder algo tão importante quanto o passaporte. Por aqui, o único documento que vale de verdade é seu passaporte. Depois de ficar com raiva de si próprio e levar puxõeszinho de orelha dos amigos e da família, o que vc deve fazer é o seguinte:

1. Boletim de Ocorrência

Aqui se pode fazer como no Brasil, pela internet. E também pelo telefone. Se você mora em Madri, o site da comissária de Polícia é http://www.policia.es/. Eu preferi ir até a Comissaria, para conhecer uma sem precisar ser de verdade levada por um policial. Assim que antes da academia um amigo e eu fomos lá, esperamos uns 30 minutos, o que me deu a oportunidade de ver de perto os policiais mais lindos que já vi. Meninas, item obrigatório na Academia de Polícia Madrileña é ser bonito, só pode!

Entramos numa sala e fomos atendidos por uma policial que tranquilamente poderia ser modelo em qualquer país do mundo. Extremamente simpática, com o uniforme azul escuro da Polícia daqui, ela sem brincos, de rabo de cavalo e uniforme masculino estava muito mais bonita do que eu jamais ficarei vestida propriamente para uma formatura. Saí de lá com o B.O. em mãos e com a vista bem, bem limpa.

2. Avisar o Consulado

Com o B.O. em mãos entre no site do Consulado do Brasil na Espanha http://www.consuladobrasil.es/passaportes/?idioma=spanish e registre a perda/roubo/furto do seu passaporte. Vc vai preencher um formulário de onde vai precisar colocar o número do seu titulo de eleitor e da Certidão de Nascimento além de dados básicos.  Ali também vc vai precisar preencher uma ficha de Requerimento de Novo Passaporte que deverá ser impressa e levada ao Consulado no dia em que você for lá. Isso você pode fazer lá mesmo, mas o processo é mais rápido se vc já levar impresso. E você pode levar uma foto 3×4 ou pode deixar pra tirar lá mesmo no Consulado também.

3. Junte os documentos

Organize tudo junto – B.O. + Requerimento de Novo Passaporte + RG + CPF + Foto 3×4 (opcional) + título de eleitor + comprovante de regularidade eleitoral + comprovante de regularidade militar ( para homens, né) + a bagatela de 160 euros. (Só em cash, pago no Banco do Brasil dentro do Consulado)

A sua penitência por perda ou roubo do passaporte é pagar 160 euros. Se vc for apenas renovar o passaporte, o valor é 80 euros. E na renovação é preciso levar também o passaporte a vencer.

4. Vá ao Consulado

O Consulado do Brasil em Madrid fica muito bem localizado e o metrô sai bem perto (estação Gregório Maranhao) e fica aberto de 9:30h às 13:30h. Eu cheguei lá às 11:30h. Dancei! A segurança da portaria falou que era preciso pegar senha e as senhas são entregues mais ou menos até às 9h. E que eu deveria chegar como muito tarde às 8h. Então lá fui eu de volta pra casa.

No dia seguinte eu voltei, cheguei lá às 9h (ah, vc não sabia que eu tenho o dom supremo de estar sempre atrasada…pois tenho!) e peguei a senha 42. Dica: Se a segurança perguntar se você é de fora de Madri, diga que sim. Ela te dá uma senha antes de dar pra quem mora em Madri. E dizer sim não altera em nada o processo. Você só pega uns 6 números de senha a menos.

Munida de paciência sentei e esperei por singelas 3 horas. A ida ao consulado confirmou o estereótipo de um órgão publico do Brasil. Lá tinha criança chorando sem parar, gente falando alto no celular, brasileira querendo casar com espanhol, brasileira querendo registrar filho com espanhol, casal brasileiro que foi ganhar a vida na Espanha – ela arrumando casas e ele trabalhando em construções – brasileiro que já vive aqui há mais de 10 anos… Enfim. Tinha de tudo. Até barraco em portunhol teve! Uma brasileira foi levada pelo braço pela segurança. Depois de muitas emoções fui a última a ser atendida, às 13h, felizmente por uma moça super simpática que foi extremamente solícita.

5. Espere

O novo passaporte demora 5 dias pra ficar pronto. Aí no dia marcado você vai lá entra direto e vai pedir seu passaporte. Isso não demora nem 5 minutos. E pronto! Com passaporte em mãos você se promete não ser mais tão tonta e cuidar muito bem dele.

O meu passaporte novo ganhou de presente uma foto mais bonita (eu levei uma 3×4 antes das me afogar nas copas y tapas de Madrid) e uma capa vermelhinha linda comprada numa loja fofa chamada O2 (Calle Carmen, 8. Sol).

Espero que você nunca perca seu passaporte. Mããããs, se perder, já sabe o que fazer – além de cuidar bem do novo.

Já curtiu a fan page do blog? www.facebook.com/FeriadoPessoal
Siga todas as viagens também pelo Instagram: @FeriadoPessoal

dany colares Perdi meu passaporte   o que fazer
Estou aqui:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela
Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego,
Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre estudos,
baladas, restaurantes, esportes radicais e tudo mais que descobre
em suas viagens pelo mundo.
dany colares Perdi meu passaporte   o que fazer
Estou aqui:

Latest posts by Dany Colares (see all)

1489 Visualizações

Shortlink para este artigo:

2 Comentários para Perdi meu passaporte – o que fazer

  1. Alline disse:

    menina, teu blog é definitivamente leitura obrigatória para brasileños que moram ou pretendem morar em madrid =) eu leio teus posts e acabo me lembrando do meu ex namorado espanhol que falava muito em ‘salir de copas’, hehe. me encantei com a espanha, com as pessoas, com os costumes (mesmo tendo morrido o encanto pelo ex =P), por isso gosto TANTO de vir aqui =) NUNCA deixe de postar! =)

Gostou do post? Me diz o que pensa!






* Campos de preenchimento obrigatório