feriado social

Templo de Debod em Madri

Templo de Debod é um dos meus lugares preferidos em Madri. Um autêntico templo egípcio, ele foi doado à Espanha pelo Egito em 1970 em agradecimento pela ajuda prestada ao salvamento dos templos de Abu Simbel.

O Templo de Debod é um dos poucos testemunhos da arquitetura egípcia que podem ser contemplados fora do Egito e o único destas características dentro da Espanha. Fica dentro do Parque do Oeste e tem mais de 2000 anos. Pra chegar até a Espanha o Templo de Debod foi transportado desmontado em blocos de pedra desde o Egito.

templo-debod-madri

templo-debod-madri

templo-debod-madri

templo-debod-madri

Uma vez transferido a Espanha, pedra por pedra, o templo foi exposto a um complicado trabalho de reconstrução e restauração. O que incluiu a instalaçãode um ar condicionado quente para criar uma atmosfera seca que se aproximasse do clima de Núbia.

Para representar o rio que o templo tinha nas suas proximidades lá no Egito, construiu-se um tanque de pouca profundidade que se estende ao longo dos três portais de acesso ao templo. Os trabalhos de reconstrução do monumento levaram dois anos. O templo foi inaugurado em 20 de Julho de 1972.

templo-debod-madri

templo-debod-madri

Na época que o templo de Debod bombava lá no Egito, além da capela principal (dedicada à deusa Isis), tinha duas muralhas que ficavam ao redor do Templo. Destas duas muralhas restam apenas os pilares das portas. Visitar o Templo de Debod é um passeio obrigatório em Madri. No seu interior é possível conhecer a sua origem, o seu uso e a sua história.

Actualmente converteu-se num dos símbolos da capital espanhola e num lugar mágico para ver o pôr-do-sol. E foi exatamente isso que fui fazer no Templo de Debod: ver o lindo pôr do sol. Depois de uma passada pela Praça de Espanha aproveitei o sol para ir esperar o sol se por. E é exatamente isso que você tem obrigação de fazer quando vier visitar Madri.

templo-debod-madri

templo-debod-madri

templo-debod-madri   templo-debod-madri

templo-debod-madri

templo-debod-madri

templo-debod-madri

templo-debod-madri

No verão o Templo de Debod recebe milhares de pessoas diariamente para um picnic, para ver amigos ou até pra pegar uma corzinha. Falando em corzinha, durante todo o ano o pôr do sol visto do Templo de Debod nos dá uma das vistas mais impresionantes do Palácio real e da Catedral de Almudena. Os muros amarelados pelo sol se pondo é uma das visões que deixam saudade.    templo-debod-madri

templo-debod-madri

templo-debod-madri

templo-debod-madri

templo-debod-madri

templo-debod-madri

__________________________________________
Já curtiu o blog no Facebook? www.fb.com/FeriadoPessoal
Siga todas as viagens também pelo Instagram: 
@Danycolaress

2475 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório