feriado social

Roteiro de final de semana na Ilha do Marajó – dia 1

Começamos pelas apresentações: a Ilha do Marajó é a maior ilha fluvial marinha do mundo e é dividida em 12 municipios e fica no estado do pará, no Norte do Brasil. Pense numa coisa bem amazônica. É bem isso.

O ponto de partida do nosso roteiro de 3 dias na Ilha do Marajó é Belém, de onde saem barcos e balsas rumo à Soure, a capital da ilha. Já falei aqui como chegar. É entre Salvaterra e Soure que estão as melhores praias – do Pesqueiro, Barra Velha e Joanes -, as melhores hospedagens e restaurantes, além de boa parte dos 250 mil habitantes da região.

ilha-do-marajo-roteiro-final-de-semana-1

Eu separei o roteiro em 3 posts pra não ficar chato e longo demais, tá? Então vamos lá. Primeiro de tudo, dicas de sobrevivência:

  • Repelente é vida.
  • As águas de todas as praias são doce e apesar de serem limpas, têm um tom escuro. Não estranhe.
  • Os búfalos mandam na área. Eles andam pelas ruas, ficam relaxando na sombra, puxam carroças. Ali, eles são os donos do pedaço. Mas sem estresse, eles são bem calminhos.
  • A Vivo é a que melhor tem cobertura 3G naquela região. No centro da cidade tem wifi grátis, aproveite. O nome da wifi é Navega Pará.

ilha-do-marajo-roteiro-final-de-semana-1

ilha-do-marajo-roteiro-final-de-semana-1

ilha-do-marajo-roteiro-final-de-semana

Dia 1

  • Viagem de balsa ou barco de Belém a Salvaterra que dura 3h. Fomos no nosso próprio carro então pegamos a balsa das 6:30h da manhã. Mas sem carro você também pode ir de barco.
  • Praia de Salvaterra (entrada pela Pousada dos Guarás)

ilha-marajo-belem-feriado-pessoal

Depois de sair  da balsa fomos de carro até a casa onde ficaríamos em Salvaterra. Então depois de deixar as coisas na casa, trocar de roupa, partimos para a tarde na Praia de Salvaterra. Ela fica super perto e o acesso é feito através da Pousada dos Guarás. Você pode ficar hospedado lá ou simplesmente fazer como nós fizemos: comer por ali, aproveitando  a dor e a delícia de não fazer nada.

ilha-marajo-feriado-pessoal-7

ilha-marajo-belem-feriado-pessoal

ilha-marajo-belem-feriado-pessoal

A tarde foi inteira pra dormir, comer, jogar conversa fora e fazer fotos. E sabe quando dizem que quando você menos procura é que você encontra? E não é que andando na praia eu encontrei um sapo pra chamar de meu príncipe?

ilha-do-marajo-roteiro-final-de-semana

ilha-do-marajo-roteiro-final-de-semana

ilha-do-marajo-roteiro-final-de-semana-30-2

Na volta pra casa, depois do pôr do sol, paramos em uma no caminho para comprar queijo do marajó (é só achar uma casa que tenha a placa de vendo queijo do marajó na porta) e tapioca. Um pacote de queijo de búfala custou R$11. E lá fomos nós pra cozinha para um final de tarde típico do Marajó: café com tapioca e queijo de búfala.
__________________________

Já curtiu a fan page do blog? www.facebook.com/FeriadoPessoal
Siga todas as viagens também pelo Instagram: @DanyColares

5847 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Desde que meu tio Oltremari fui visitar Trancoso tenho muito vontade de visitar este paraiso tambem. Minha irmão tem uma empresa de traslados então estou pensando de trabalhar par ele ! Abraços Stillings

  2. André disse:

    Estes búfalos são lindos, imensos!
    André postou recentemente sobre Modelos de Cortinas ModernasMy Profile

  3. Achei interessante as informações. Quando estive no Pará pela última vez, houve um imprevisto e não pude ir conhecer Marajó, mas um dia com certeza vou conhecer.
    Francisco Helio Oliveira Aragão postou recentemente sobre Icaraizinho de Amontada: Point do KitesurfeMy Profile

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório