feriado social

Roteiro final de semana na ilha do marajó – dia 3

Continuando a série sobre o roteiro de três dias na Ilha do Marajó, chegamos ao último post da série. *snif, snif* E aí eu pergunto: você já viu os outros três posts anteriores sobre a Ilha do Marajó?

  • Este sobre como chegar de Belém até lá
  • Este sobre a Praia de Salvaterra e
  • Este sobre a Praia de Joanes e Pesqueiro?

ilha-marajo-feriado-pessoal

Já? Certeza? Então podemos seguir em frente. E assim seguimos para o tchan, tchan, tchan…

Dia 3

  • Farol de Joanes
  • Praia de Joanes
  • Travessia Salvaterra – Soure
  • Andar de búfalo

ilha-do-marajo-roteiro-final-de-semana-1

Esse era o dia mais esperado. Há anos eu sonhava com o momento de finalmente andar de búfalo. Pela manhã ficamos em Salvaterra e fomos conhecer o Farol e em seguida a famosa Praia de Joanes.

Antes de chegarmos na Praia de Joanes, demos um passeio pela cidade de Joanes e fomos conhecer as ruínas  da Igreja Nossa Senhroa do Rosário. Lá fica o Farol de Soure e bem ao lado fica uma outra pousada onde você pode se hospedar, a Pousada Ventania.

ilha-do-marajo-roteiro-final-de-semana-1

ilha-do-marajo-roteiro-final-de-semana-33

A praia de Joanes é bem famosa, mas bem pequena. As águas, como a de todas as outras praias por ali são tranquilas, escuras e doce. Nós ficamos na Barraca do Jacaré – super recomendo! Seguimos a tradição dos últimos dias e fomos embora depois do pôr-do-sol, do peixe frito e de muita água de côco.

ilha-do-marajo-roteiro-final-de-semana-1

ilha-do-marajo-roteiro-final-semana-1

ilha-do-marajo-roteiro-final-semana-1

Banho tomado, relax em dia, era hora de ir pra Fazenda Bom Jesus. Era lá onde iríamos andar de búfalo pela 1º vez. A dona do lugar, a Eva, seria nossa guia particular.

Detalhe 1: a Eva não tem esse costume, mas abriu essa mega exceção e nos acompanhou em todo o trajeto até a fazenda e lá dentro também. Aqui tem um reportagem com a Eva no globo.com. A Eva é famosa, tá pensando o que?!

Detalhe 2: Lá na fazendo Bom Jesus você só consegue ir se for com guia. Nem adianta ir na cara  e na coragem. Para isso, ligue para a Rumo Norte Expedições. Lá na fazendo Bom Jesus eu conversei com o Gelderson, um guia super gente boa que estava acompanhando um casal de americanos lá de Los Angeles. O Gel também faz passeios em espanhol, francês e alemão. Cola nele!

ilha-marajo-belem-feriado-pessoal

Andar de búfalo
E é com prazer que eu apresento pra vocês o Brinquedo, nosso búfalo de estimação. E como disse a Nara, nossa médica e guia no Marajó, ele parece brinquedo, chama Brinquedo mas é meia tonelada da mais pura verdade!

ilha-marajo-belem-feriado-pessoal

ilha-marajo-belem-feriado-pessoal

E aí chegou o momento: andamos de búfalo! O bicho é imenso, mas super manso. Adorei a experiência! Depois do passeio no búfalo fomos conhecer a fazenda Bom Jesus, tomar um café com queijo de búfala. Depois fomos ver os passáros , babar no pôr do sol e ouvir as histórias da Eva.

A Eva já rodou o mundo inteiro, viajou mais que os pássaros que salva na fazenda e até foi noiva de um americano, mas antes da coisa se concretizar ela mudou de ideia. Disse que ainda não estava na hora de se prender em um só lugar.

ilha-marajo-belem-feriado-pessoal

roteiro-final-de-semana-ilha-do-marajo

roteiro-final-de-semana-ilha-do-marajo

roteiro-final-de-semana-ilha-do-marajo

roteiro-final-de-semana-ilha-do-marajo

roteiro-final-de-semana-ilha-do-marajo

ilha-marajo-belem-feriado-pessoal

A Eva tem um acordo com o Ibama e com a Universidade Federal do Pará: ela salva e dá abrigo a animais em risco de extinção.  Depois do passeio na fazenda ela levou a gente na casa dela pra conhecer duas corujas que ela havia resgatado dois dias antes. E a coruja bebê estava dormindo em um banheiro da casa dela, olha só!

roteiro-final-de-semana-ilha-do-marajo

Mãe, o Marajó tá na Globo!
Todos os passeios são feito à tarde pra gente participar da maravilha que é ver a revoada dos passáros e o pôr-do-sol naquele lugar. A Fazenda Bom Jesus serviu de locação para a novela Amor Eterno Amor. Lembram dela?

Outra fazenda que também serviu de locação e que também vai ser vir pra você é a Fazenda São Jerônimo, que tem uma pegada bem mais turística que a Fazenda Bom Jesus. Foi nela que gravaram uma das edições de No Limite. Tá pensando que o Marajó é fraco?

Depois do búfalo lá fomos nós pegar a balsa de volta pra Salvaterra. Mais 10 minutinhos desde Soure e chegamos. O jantar da nossa última noite no Marajó foi na excelente Pousada dos Aruãs – outro lugar onde você pode se hospedar. O Jurandir é uma das pessoas mais divertidas do Marajó. Outro que já viajou o mundo, vai pelo restaurante fazendo piada e contando histórias de viagem.

Na nossa mesa ele contou de um cruzeiro pela Itália e de como foi obrigado  a ir passar uma semana em Paris porque saía muito mais barato parar ali do que ir direto pra Nice. E assim, entre uma história e outra do Jurandir, demos adeus ao Marajó e a nossa incrível experiência na ilha mais famosa do Norte do Brasil.
__________________________

Lá na fan page do blog tem mais fotos da viagem www.facebook.com/FeriadoPessoal
Siga todas as viagens também pelo Instagram @FeriadoPessoal

5981 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Rubens Chaves disse:

    Ótimo roteiro e narrativa!

  2. André disse:

    Fiquei na vontade de dar uma volta de búfalo. rsrs
    André postou recentemente sobre Dicas de Decoração com BolasMy Profile

  3. Fábio disse:

    Que lindo, espero poder conhecer 😀
    Fábio postou recentemente sobre Ken humano em A Fazenda 8?My Profile

  4. Sou do Rio de Janeiro e estarei de viagem agora em novembro (meu aniversario) para ilha do Marajó, dai veio o interesse em conhecer um pouco mais sobre o local. Encontrei seu artigo que me deixou ainda mais animado, obrigado por Compartilhar. Maravilha…
    Marcelo dos Anjos postou recentemente sobre Livro O Negócio do Século XXI de Robert KiyosakiMy Profile

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório