feriado social

Como estudar na Inglaterra
O que você precisa saber pra começar

Como estudar na Inglaterra

Quer saber como estudar na Inglaterra? Vou tentar resumir aqui as informações gerais que você precisa para começar o processo de matrícula em uma Universidade na Inglaterra. Em termos de popularidade com os estudantes internacionais, o Reino Unido fica atrás apenas dos EUA.

estudar-inglaterra-universidade-cambridge

Universidades do Reino Unido

Um ponto de partida óbvio é saber qual curso você quer fazer e onde você quer estudar. Uma das Universidades inglesas mais bem conceituadas é a Universidade de Cambridge – a primeira colocada no último ranking de a Melhor Universidade da Inglaterra. E atualmente é a classificada como a segunda melhor universidade do mundo, de acordo com a QS World University Rankings 2012/13 ( ele foi o primeiro em 2010 e 11). E se isto não te convence, que tal falar da Universidade de Oxford?

Mas existem muitas outras Universidades de qualidade além destas duas. Quatro universidades do Reino Unido se classificam atualmente entre as top 10 do mundo. Há um total de 30 instituições inglesas no top 200 e 55 no top 700. A falta de opções não vai ser um problema.

estudar-inglaterra-universidade-oxford

Como estudar na Inglaterra – A inscrição 

O Reino Unido inteiro tem um serviço centralizado de admissões em universidades que lida com todas as inscrições, é o University and College Admissions Service ( UCAS ). O UCAS é usado tanto por estudantes nacionais e internacionais.

Enquanto o UCAS processa as inscrições, as decisões sobre as admissões são feitas individualmente por cada universidade. É assim: na inscrição você diz “UCAS este sou, este é meu currículo e eu quero estudar nas Universidades X, Y e Z.” E aí cada Universidade na qual você se inscreveu decide se aceita ou não. Todas as perguntas que não são sobre os aspectos técnicos da inscrição devem ser direcionadas para a Universidade em questão.

Para obter informações sobre os prazos e as informações para incluir em sua inscrição, entre no site da UCAS. Lembre-se de que os requisitos podem variar dependendo do seu país de origem.  As taxas e os requisitos de visto também irão variar de acordo com a sua nacionalidade.

estudar-inglaterra-universidade-ucas

Quanto custa estudar na Inglaterra

As taxas são definidas pelas própria Universidades, ou seja, cada uma cobra um valor diferente. A média é de mais ou menos £ 12.500 por ano, sem limite máximo. Lembre-se: este é o preço das maiores e melhores Universidades inglesas. Existem outras opções por preços muito menores.

Qual o visto para estudar na Inglaterra

Você deve solicitar um visto Tier 4. Você pode fazer isso dentro da Inglaterra ou ainda no Brasil. Para obter um visto você deve ter sido aceito em um curso em uma das Universidades na qual se inscreveu através do UCAS e provar ter dinheiro suficiente para cobrir as despesas. Algo entre £ 600 e £ 800 por mês morando em Londres. Você vai precisar de dinheiro suficiente para no mínimo nove meses. Se você vai morar no campus, o aluguel pago à universidade com antecedência pode ser deduzido desse valor.

Você também precisa provar o seu conhecimento de Inglês. O nível exigido no momento é B1 no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas .

estudar-inglaterra-universidade-cambridge-

O Certificado de antecedentes criminais também é exigido, assim como o de saúde. O seu visto será válido até quatro meses após a conclusão de qualquer curso de mais de um ano (e dois meses para um curso mais curto do que isso). Você vai ter a possibilidade de trabalhar por 10 ou 20 horas por semana.

Você pode também requerer a inscrição como estudante em potencial. Para fazer isso, você deve provar que tem estado em contato com algumas Universidades. Este visto será válido por seis meses, período durante o qual você pode estudar – mas você vai precisar atualizar o visto comprovando a matrícula em alguma das Universidades Inglesas na qual você tiver mantido contato.

Esta página do UK Border Agency explica oficialmente o processo do visto de estudante para a Inglaterra. Em inglês.

Meus conselhos

Pra saber como estudar na Inglaterra, eu tenho umas dicas pessoais. Se você leu o post e decidiu que é isso o que você quer pra sua vida, dou meus conselhos básicos para se matricular em uma Universidade fora do Brasil:

  • Comece a ler e pesquisar com a maior antecedência possível
  • Muita atenção aos detalhes exigidos por cada país e cada Universidade
  • Organize muito bem toda a documentação exigida (incluindo cópias, autenticações e certificados)
  • Não se desespere quando o processo parecer complicado demais. Se fosse fácil, todo mundo faria.

Dito isso, boa sorte!

FIQUE POR DENTRO

Pra não perder nenhuma notícia, me segue no twitter e confere as fotos das minhas viagens no instagram. Ah, e todos os vídeos de viagem estão lá no meu canal do YouTube

2375 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório