feriado social

Visitar Barcelona
6 razões fora do óbvio pra ir

6 razões especiais para visitar Barcelona

Visitar Barcelona nunca deixa de ser um prazer pra vida. E aqui você encontra seis motivos pelos quais você nunca, jamais, em tempo algum, pode deixar de conhecer o grande ícone da Catalunha.

1. BARCELONA E O MAR

visitar-barcelona-mar

A cidade condal está ali grudadinha no Mar Mediterrâneo e parcos 120km de distância da fronteira com a França e, por isso, dos Pirineus. Tem o maior porto marítimo em volume de pssageiros de todo o Mediterrâneo com a vantagem de se poder chegar dali ao centro da cidade caminhando sem morrer no meio do caminho.

E suas oito prias então? Dá pra começar pela Playa de Banys Fòrum, seguir pela playa de Llevant, Nova Mar Bella,  Mar Bella, Playa del Bogatell, Nova Icària,  Barceloneta ou ir pra Playa de Sant Sebastià. Além de tudo isso, se você quer ser gente phyna, elegante e sincera, dois dos hotéis mais extraordinários e modernos da cidade te abrem as portas ali na beirinha do mar.

Precisa de mais razões pra visitar Barcelona???

visitar-barcelona-mar

visitar-barcelona-arquitetura

2. BARCELONA E O BAIRRO GÓTICO

Precisar, não precisa, mas aqui vão mais razões pra visitar Barcelona. Um dos pontos fortes da cidade e dos que mais me entusiasmam. Sabia que São Jorge é o padroeiro de Barcelona? Eu recomendo que você suba ao alto da Catedral… Ali tem bem pouquinho espaço para caminhar, mas você vai desfrutar de vistas fantásticas do centro da cidade.

10-razoes-barcelona-arquitetura-1

visitar-barcelona-arquitetura

3. BARCELONA E A ARQUITETURA

A riqueza arquitetônica de Barcelona começou quando a arquitetura passou a ser questão de status social. Toda a burguesia catalã queria mostrar que tinha mais dinheiro através de suas casas. Pra quê carro e celular moderno quando você pode morar numa casa feita por Gaudí?!

visitar-barcelona-arquitetura

Isso motivou um boom do designo diferenciado que está aí até hoje, espalhado pela cidade. Se França e Bélgica tiveram o Art Nouveau, os americanos o Modern Style, os italianos o Floreale, Barcelona teve o Modernismo.

visitar-barcelona-arquitetura

visitar-barcelona-arquitetura

10-razoes-barcelona-arquitetura-1

5. BARCELONA COOL

Tanto os amantes do design, como o público mais clássico e informal têm lugar em Barcelona. BCN tem aqueles lugares onde o ambiente importa mais do que o prestígio. Ou, ao contrário, onde o prestígio de estar ali vale mais do que tudo.

10-razoes-barcelona-arquitetura-1

Um dos exemplos mais revolucionários e inovadores da Barcelona cool são seus hotéis. Hotéis asiáticos dividem calçada com hotéis em forma de vela de barco, hotéis de puro design e vistas extraordinarias de 360º sobre a cidade situados en bairros industriais por excelência ou com hotéis voltados para o público gay.

Também não dá pra deixar de fora os bairros populares da Ribeirael Born e Gracia. Cada um com seu público concreto, onde os bares e restaurantes de toooooooda a vida estão na moda outra vez, e dividem sua vibe mais tradicional e boêmia com outros mais inovadores e modernos. Nada que dever aos lugares emblemáticos do resto da Europa ou dos EUA.

visitar-barcelona-cool

visitar-barcelona-moda

6. BARCELONA E A GASTRONOMIA

Começo com duas dicas para despertar a sua curiosidade: os mercados e os bares e terrazas espalhados pela cidade. Barcelona tem 39 (!) mercados esperando a sua visita. E quanto aos bares e terrazas… Eu sempre preferi aqueles que não saem nas revistas, aqueles que te oferecem as especialidades típicas da Catalunha servidas com um vinho que pode não ser famoso ou nem aparecer no seu app com recomendações e estrelas, mas que com certeza vai te fazer gostar ainda mais Barcelona.

visitar-barcelona-restaurante

visitar-barcelona-restaurante

visitar-barcelona-restaurante

Quer umas dicas? Tenta estes: D.O. Penedès, Priorat, Alella, Perelada, Tarragona. E nada de ficar só no centro: pirigueta um pouco pelos bairros de Sarrià, Gracia, Sants, La Barceloneta e HortaGuinardó, lugares interesasntes para viver a Barcelona mais autêntica.

visitar-barcelona-boqueria

visitar-barcelona-arquitetura

4.BARCELONA E OS GÊNIOS

Ainda que BCN seja diretamente relacionada com muitos gênios da arte, da música e da escritura, o que deu fama internacional a Barcelona foi um senhor chamado Antonío Gaudí i Cornet. A cabeça gênia deste moço e a confiança que ele depositou em Eusebi Guél contribuiram para que Barcelona estivesse hoje em dia no ponto alto do mapa mundial da arquitetura modernista.

visitar-barcelona-arquitetura

Se você curte, e se tem tempo, dá uma piriguetada pelos diferentes bairros da cidade e logo que você vai se surpreender com o que vai ver. Não se limite apenas ao centro da cidade, como te dizem os outros blogs os guias. A rota do modernismo vai muito mais além.

visitar-barcelona-arquitetura

Dica esperta: Se ao visitar Barcelona você decidir periguetar pelo distrito 22 você vai ver uma arquitetura mais atual, também unida ao design e à inovação. Vai ver como um bairro industrial conseguiu se converter em um modelo de inovação urbana, onde se destaca, por cima de tudo, a famosa torre Agbar, de Jean Novel.

Gaudí abriu a caixa das ideias inovadoras e depois disso todo mundo continuou na onda pra fazer Barcelona cada vez mais bonita.

visitar-barcelona-arquitetura

visitar-barcelona-arquitetura-1

Como disse o jornalista  Ian Hawkey en seu artigo na web da CNN americana no começo do ano, “Barcelona é uma cidade que estimula a quem a visita pela 1º vez e supreende a quem volta 30 ou 40 anos depois.”

Espero que este post com umas rapidinhas não tão óbvias de Barcelona ajude você a se convencer. Mas na real, precisa convencer?

FIQUE POR DENTRO

Pra não perder nenhuma notícia, me segue no twitter e confere as fotos das minhas viagens no instagram. Ah, e todos os vídeos de viagem estão lá no meu canal do YouTube.

visitar-Barcelona

4558 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Boia Paulista disse:

    Oi, Dany. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Natalie – Boia

  2. Cardoso disse:

    Sem dúvida há várias razões para viajar a Barcelona. Durante o meu curso de espanhol na Espanha tiive a oportunidade de conhecer esta grande cidade e perfeita. O meu curso de espanhol em Barcelona já estava incluso a minha hospedagem, alimentação e atividades de lazer e então no meu tempo livre eu aproveitava para curtir a balada desta cidade que é super eclética. Vale a pena estudar espanhol em Barcelona. Passo a dica da escola de idiomas onde estudei, a Sprachcaffe, compartilho aqui também o link http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/barcelona/main.htm

  3. Barcelona foi uma das melhores cidades que visitei na Europa. Parabéns pelo post… me deu uma vontade enorme de voltar lá. Abraços.

  4. Muito legal o post!! Amo Barcelona, não vejo a hora de voltar pra esse lugar incrível!!

    veja meu blog também http://www.maridemochila.com =)

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório