feriado social

Meu 1° Hiking – Montanha Ceahlau na Romênia

 

It was right up on the mountain, where the map said it would be
Friends let me tell you one thing, though it wasn’t no ordinary still
It stood up on the mountainside like a hugh golden opal

Foram dessas palavras do Jimmy Buffet que eu lembrei quando estava lá em cima do Toaca Peak, a quase dois mil metros de altura, depois do hiking na Montanha Ceahlau (Ceahlău Massif), a montanha mais famosa pra hiking da região da Moldovia.

Toaca Peak Romênia

Sentados ali, mais alto do que eu jamais havia estado na vida, esperando o mágico pôr do sol que precederia a última super lua do ano, comemoramos o fim de cansativas 4h de hiking com uma garrafa de Whisky. E Jimmy Buffet falava uma vez mais na minha cabeça.

God’s yeller moon shinin’ on the cool clear evenin’
God’s little lanterns twinklin’ on and off in the heavens
Like I explain’d to you once before I ain’t no drinkin’ man
But temptation got the best of me and I took a slash
That yella whiskey runnin’ down my throat
like honey dew vine water

toaca-peak-romenia

foto de Allin Popescu

A Montanha Ceahlau faz parte de um conjunto de montanhas chamadas Montanhas Bistrita, que por sua vez fazem parte das Carpathians Mountains, na divisão da Moldovia com a Transilvânia. Estávamos na região norte da Romênia, e o hiking havia começado na cidade de Durau, aos pés da montanha.

parcul-national-ceahlau-prineamt-6

Foto de Kristofer

IMG_4124

IMG_4157

IMG_4260

Depois dos lagos e rochedos romenos, era hora de esperar o pôr do sol sentada no Toaca Peak. Ser a única brasileira em meio a fotógrafos, jornalistas e bloggers romenos tomou outra dimensão enquanto a paisagem ia escurecendo, o sol ia desaparecendo e a super lua ia crescendo, ali perto, ao aparente alcance das mãos.

Você merece. Se você está aqui nesse momento é porque você merece”. Foi o que ouvi da blogueira romena Roxana quando questionei que aquilo ali era bonito demais pra ser verdade. Agradeci.

IMG_4217

IMG_4213

IMG_4212

IMG_4208

E nesse impressionante timelapse do Dragos Asaftei, que foi parar no Discovery Channel Romênia, um pouco do que que vimos.

O sol se pôs, e a noite chegou. Passaríamos a noite da super lua na Cabana Dochia, uma cabana de monges romenos onde não há água quente. Mas havia palinca, e ainda ainda havia o whisky. Isso era mais do que suficiente pra esquentar a noite de super lua, a quase 2.000 metros de altura no alto de uma montanha na Romênia.

And I took another slash,
Took another’n an another’n an another’n
For you knew I’d downed one whole jug of that shit
and commenced to gettin’ hot flashes
Goose pimples was runnin’ up and down my body
And a feelin’ came over me
like somethin’ I’d never experienced before
In love for the first time, with anything that moved
Animate, inanimate it didn’t matter

hiking-montanha-ceahlau-romenia

Foto de Vlad Eftenie

Estávamos todos, de fato, apaixonados por aquele lugar. A difícil trilha de 4h montanha acima ficou esquecida enquanto acompanhávamos a super lua. Em uma das conversas alguém mencionou a série No Limite e eu falei que eu sempre achei que ganharia.

“É uma questão de cabeça, mais do que tipo físico”, alguém disse. E é exatamente isso. No hiking, na vida, onde quer que você esteja, é sempre uma questão de saber que mais teimosa que as dificuldades, é a sua vontade de fazer dar certo.

Ao descermos do Toaca Peak, passamos a noite no escuro, sentados lá fora, iluminados apenas pela luz da super lua. A última do ano.

super-lua-2114

foto de Allin Popescu

It’s like there’s a great neon sign flashin’ on an’ off
in my brain sayin’ “Jimmy Buffett there’s a great day a coming

Entramos quando o frio se tornou insuportável. Acho que o Jimmy Buffeet uma vez mais tinha razão. O dia seguinte foi de fato um great day. Depois de acordar cedo pra ver o sol nascer, era hora de descer a montanha. Dessa vez, 3h bastaram pra voltarmos ao Bistrita Hotel from Durau, nosso ponto de apoio.

IMG_4772

IMG_4267

hiking-montanha-ceahlau

hiking-montanha-ceahlau

And a feelin’ came over me
like somethin’ I’d never experienced before

* A música que acompanha o texto é do Jimmy Buffet, e chama God’s Own Drunk.

Entre os dias 5 e 11 de setembro eu viajei com o #priNeamt – a 3a edição do mais importante evento dedicado a promoção online de uma região da Romênia. Mais detalhes sobre o evento em http://goo.gl/Lw8mzy Organizador: Eventur Bucharest. Patrocinado por Petrom Romania. Principais parceiros: Autoritatea Națională pentru TurismCJ NeamțCity Hall of Piatra NeamțBistrița Hotel from DurăuBlue Air e AutoBoca Rent-a-car.

_________________________________________________________________
Curte lá a página no Facebook do Feriado Pessoal
E segue todas as viagens também pelo Instagram @DanyColaress

1989 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Tags:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Leandro Borges disse:

    Nunca havia ouvido essa música antes. Tive que ir procurar no You Tube e de fato achei que combinou com o texto. Muito criativo. Gostei.

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório