feriado social

Romênia e o #priNeamt

Honrada. Foi exatamente assim que me senti ao receber o convite para participar da 3a edição do #priNeamt, um audacioso projeto que divulga o Condado de Neamţ, no Norte da Romênia.

bloggers-prineamt-romenia

Foi uma honra e um prazer. Imagina só a cena: éramos 60 bloggers de diferentes países conhecendo as belezas naturais de uma região que está trabalhando para crescer como destino turisitico. Gente da Romênia, Brasil, Maldova (a região, não o país), Canadá e EUA.

Como já falei lá no Facebook do blog, essa viagem mudou minha vida. Tanto por me mostrar um país que nem passava pelos meus sonhos conhecer, como por me apresentar pessoas tão incrivelmente especiais. Nos próximos posts, eu falo um pouco dos meus dias por lá:

O Condado de Neamţ

Nos hospedamos na capital do Condado, a cidade de Piatra Neamţ, no hotel Central Plaza Hotel. A melhor localização possível: no centro da cidade, aos pés do teleférico que nos levaria na segunda noite ao topo das montanhas para o Festival de Cinema de Piatra Neamţ.

O Central Plaza Hotel é o edifício mais alto de Piatra Neamţ, e dava pra ir até o rooftop pra ver o sol se pôr ou nascer atrás das montanhas. A coisa mais linda. Dia e noite era blogueiro pra lá e pra cá nos elevadores pra fazer fotos lá de cima.

central-plaza-hotel-romenia

Ansiosa por aparecer cada vez no mapa do turismo romeno, Piatra Neamţ tem ao seu redor lindas belezas naturais do norte da Romênia. E não é pra menos: Lago Bicaz, a Represa Bicaz, o Lago Vermelho, estradas que passam entre rochedos impressionantes. A vida parece pausar por alguns instantes enquanto a gente olha ao redor.

Alias é exatamente isso o que se vê por ali. Uma região de tranquilidade, onde se pensa mais do que se age. Muitas vezes me peguei parada, olhando a paisagem questionando vários aspectos da minha vida.

Afinal, não é pra isso que se viaja? Pra se conhecer? A gente não se perde pra se encontrar? Foi isso o que consegui indo pra Romênia. Diferente da vida pulsante de Bucareste, a capital do país, em Piatra Neamţ a vida para pra você ouvir seus pensamentos.

lago-bicaz-romenia

O Condado de Neamț é aquele tipo de região onde os mais velhos sentam na frente das suas casas pra fofocar à noite, onde você ainda vê ovelhas na estrada e onde é mais provável que  você seja acordado pelos cantar dos galos do que pelo barulho do trafégo.

Além das belezas naturais, muita carne. Carne, carne, carne. É difícil ser vegetariano na Romênia. Além da carne, um povo incrível. Gente divertida, criativa, que trabalha duro, que fala inglês e que tem uma vontade enorme de receber cada vez mais turistas.

E além do povo, a Palinca. A bebida típica de lá – a cachaça deles. Prepare-se: um shot de Palinca e você vai estar nas nuvens. As mesmas nuvens onipresentes que você vê durante toda a difícil trilha que leva ao topo mais alto das Montanhas Ceahlau (subimos em 4 horas, descemos em 3h), a qual eu tive a honra de ser a 1a e única brasileira a pisar no topo mais alto, o chamado Toaca Peak. YES!

montanhas-romenia

Na Romênia me vi procurando respostas pra perguntas que nunca sequer tinha me feito. Revi o verdadeiro motivo pelo qual comecei a viajar, alguns anos atrás.

Ali, me senti uma vez mais uma pequena parte de um mundo imenso. E foi instigante, desafiador, me motivou. Romênia, definitivamente nos veremos de novo.

 

Entre os dias 5 e 11 de setembro eu viajei com o #priNeamt – a 3a edição do mais importante evento dedicado a promoção online de uma região da Romênia. Mais detalhes sobre o evento em http://goo.gl/Lw8mzy Organizador: Eventur Bucharest. Patrocinado por Petrom Romania. Principais parceiros: Autoritatea Națională pentru TurismCJ NeamțCity Hall of Piatra NeamțBistrița Hotel from DurăuBlue Air e AutoBoca Rent-a-car.

___________________________________________________________
Curte lá a página no Facebook do Feriado Pessoal
E segue todas as viagens também pelo Instagram @DanyColaress

1484 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Tags:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Rafael Leick disse:

    Dany, muito bom!!! A Romênia está rondando meus destinos a serem conhecidos em breve e ler isso me instigou ainda mais a ir. Tive uma experiência parecida com a sua nos highlands escoceses.
    Então agora a vontade de ir aumentou rs 😉

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório