feriado social

10 coisas pra fazer em Istambul
A lista definitiva da sua viagem

O melhor do melhor das coisas pra fazer em Istambul

fazer em istambul

Chegou a vez das 10 coisas pra fazer em Istambul, já que você já viu minha lista das 10 coisas pra fazer em BarcelonaLisboa e Viena. .

1) Fazer um tour pelo Palácio Topkapi

Este mega palácio é o maior de Istambul, e um dos mais antigos do mundo. Ele serviu como a principal residência dos sultões otomanos durante quase 400 anos. Na minha opinião, o Palácio Topkapi é o melhor lugar para obter um sabor da cultura e da história de Istambul. E engraçado que muita gente que vai pra Istambul não visita o Topkapi.

coisas-pra-fazer-em-istambul

Passei algumas horas andando em torno deste lugar com a boca aberta de espanto o tempo todo. De lá dá pra ter umas vistas muito legais de Istambul. Dê a si mesmo algumas horas para ver este lugar, porque você vai precisar de tempo pra se encantar por esse palácio.

2) Visitar a Hagia Sophia

Hagia Sophia é uma das mais famosas mesquitas imperiais do mundo e tem servido como o monumento mais importante para os impérios bizantinos e otomanos. Ela foi construída no ano 537 – faz tempo, hein! – e servia originalmente como uma Catedral Ortodoxa Oriental e como sede do Patriarcado de Constantinopla. No século 15, se transformou em uma mesquita.

coisas-pra-fazer-em-istambul

Hoje, a Hagia Sophia é um incrível museu. A beleza arquitetônica da parte de dentro tem sido quase intocada por séculos – e é algo que você não pode deixar de ver. Faça um tour por dentro e veja com seus próprios olhinhos.

3) Se divertir na Beyoglu Street

A Beyoglu é uma das áreas mais legais de Istambul. É um bairro na parte moderna da cidade e é o lar de alguns dos melhores bares e restaurantes da cidade. Os bares são super divertidos e você vai conhecer muita gente saindo por lá.

coisas-pra-fazer-em-istambul

Há mil opções de comida de vendedores ambulantes que ficam abertos durante toda a noite caso você precise de algum deles na hora de sair dos bares. É perfeito para aquela vontade de comer kebab depois de uma noite de bebedeira. A rua fica lotada todas as noites da semana. Já sabe: jantar, um abr de hookah (ou shesha), algusn drinks e depois um bom kebaba na madrugada. sesh, e bebidas no bar depois.

4) Entrar na Mesquita Azul

Visitar a Mesquita Azul não pode faltar em nenhuma lista de coisas pra fazer em Istambul. Justo na frente da Hagia Sophia esta otra Mesquita famosa e histórica em Istambul. A Mesquita Azul, ou a Mesquita do Sultão Ahmed, foi construída no início do século 17 e ainda é usada como uma mesquita por pessoas turcos hoje. A arquitetura exterior tem uma cúpula gigante com muitas cúpulas secundárias.

Quando você entrar você vai ver milhares de ladrilhos cerâmicos feitos à mão e muitos desenhos de mil tipos de tulipas diferentes. Tudo lá dentro foi feito à mão. Você será convidado a tirar os sapatos antes de entrar, para honrar este santo lugar. É realmente uma experiência cultural incrível. Entrar é obrigatório, viu? Nada de ficar só na parte de fora.

 

5) Barganhar no Grand Baazar

Grand Baazar é um dos maiores mercados cobertos do mundo, com mais de 5.000 lojas espalhando mais de 60 ruas diferentes. Se você gosta de pechinchar, então você estará no céu, porque este é o melhor lugar para isso. Não é muito a minha praia, então eu entrei mais pra passear.

Espere um jogo de xadrez onde coisas que originalmente são oferecidas por 100€ acabam sendo vendidas por 25€. É muito divertido de andar pelas ruas de Grand Baazar. Você pode literalmente encontrar qualquer coisa que você imaginar. É realmente uma experiência de compra interessante. Tenho quase certeza que você sempre vai achar algo que te agrade. Leia mais sobre o Grand Bazaar aqui.

6) Relaxar na Galata Tower

Galata Tower é um marco em Istambul, e pode ser visto a partir de todas as áreas da cidade. Na verdade, é uma torre medieval feitoa totalmente de pedra. A torre foi construída em 1348, e tem cerca de 90 metros de altura.

coisas-pra-fazer-em-istambul

A Galata Tower é um lugar muito legal para relaxar à noite, porque há sempre moradores por ali tomando uma cerveja. Conheci algumas pessoas realmente incríveis lá e conversamos horas antes de sair para os bares. Agarre-se a uma Efes (cerveja turca local) e caminhe até a torre depois do pôr do sol para conhecer algumas pessoas incríveis.

7) Conhecer a Taksim Square

A Taksim Square fica na parte vibrante, moderna do Oriente Istambul. Aqui você vai encontrar muitas lojas, hotéis de luxo, restaurantes e bares. Ele é considerado o coração da Istambul moderna, porque a estação central está localizado aqui. Uma das principais atrações turísticas em Taksim é o Momument da República, o que representa Independência turca. Você deve passear por esta bela Praça durante o seu tempo em Istambul. Leia mais sobre isso aqui.

8) Experimentar um banho turco

Eu entrei em um banho turco sem saber muito bem o que esperar. Mas no final foi uma experiência incrível, mas bem engraçada. E uma vez na Turquia, acho interessante passar por isso. Hoje em dia dá pra encontrar banhos turcos em todas as partes do mundo.

Mas vai, banho turco de verdade tem que ser na Turquia, né?

9) Fumar Hookah

Fumar hookah (ou shesha) é super comum em Istambul. Mil bares em todas as esquinas te convidam a entrar e relaxar entre os mil sabores oferecidos. A hookah é um evento social e muitos restaurantes vão te oferecer um sem mesmo você pedir.

coisas-pra-fazer-em-istambul-7

É muito relaxante e uma ótima maneira de experimentar a cultura turca e aproveitar o dia. Eu não entendo muito do tema, mas me garantiram que o tabaco da Turquia é muito fresco e saboroso. Você deve tentar.

10) Você decide

Chegou sua vez de completar minha lista das 10 coisas para fazer em Istambul. O que você incluiria nessa lista? As dicas mais legais vão virar um post feito inteiro pelos leitores do blog.

|| Pra não perder nenhuma notícia, se liga no facebook, me segue no twitter e confere as fotos das minhas viagens no instagram. Ah, e todos os vídeos de viagem estão lá no meu canal do YouTube. ||
3635 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri e agora vive em Londres, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

  1. Elizabete disse:

    Muito boa essa lista. Tô adorando essa série. Estou esperando ansiosa a de Madri. 🙂

  2. Carlos Rosa disse:

    Ainda não conheço Istambul, mas a lista já tá guardada para quando eu for.

  3. Amanda disse:

    Adorei as sugestões.

    Quero conhecer instambul um dia!

    Falta dinheiro. rsrsrs

    Grande lista!
    Amanda postou recentemente sobre 10 Dicas Práticas para Seu CasamentoMy Profile

  4. Rafaella disse:

    Amei o post! Ainda não conheço a Turquia, mascom certeza seguiria essa sua listinha. hehehe…beijos!

  5. Rosana disse:

    Seu post é uma maravilha, adorei seu conteúdo. Vou compartilhar, obrigada pelas informações inseridas 🙂

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório