feriado social

10 coisas pra fazer em Belém
A lista definitiva de coisas pra fazer em Belém

O Brasil descobriu Belém, descobriu o Pará e junto, descobriu todas as coisas pra fazer em Belém. Belém está na moda. Impossível negar. A música, a gastronomia, a dança, a cultura, o sotaque, as pessoas.

E se você quer aproveitar essa moda de Belém, nada melhor do que dicas de quem entende bem do tema. Eu! Com vocês, a minha lista das 10 coisas que você TEM que fazer em Belém.

1. Tomar açaí de verdade

Esse açaí que ficou famoso no Rio e depois tomou conta do mundo não é o mesmo que se toma em Belém. O açaí de verdade, o açaí paraense de raiz é denso e tomado junto com o almoço – ou como sobremesa. Nada de pré-treino por aqui. Nada de adicionar frutas, nem leite, nem guaraná, nem mel. Banana e granola, então é sacrilégio. Aqui, esqueça tudo isso. As opções aqui são com ou sem açúcar, com ou sem farinha de mandioca, com ou sem tapioca. Com ou sem camarão seco, charque ou peixe frito. E só!

10 coisas pra fazer em Belém

E uma vez em Belém, você vai ter que provar de uma dessas formas. Se você vai gostar, se vai preferir o açaí Nutella, ou se vai dar um jeito de adaptar tudo isso ao seu próprio estilo, aí é outra coisa. Mas que tem que experimentar o açaí de verdade, isso tem.

Um lugar bacana pra fazer isso é o Point do Açaí. Dá pra aproveitar muito melhor a experiência do que no Ver-o-Peso – coisa que eu não recomendo fazer.

2. Ver um dia típico no Ver-o-Peso

E já que falamos em Ver-o-Peso lá em cima, se você quer saber das coisas pra fazer em Belém, visitar o maior mercado aberto da América Latina é obrigatório. Coisas que você precisa saber ao ir lá: como toda feirona de centro da cidade, evite carteiras no bolso de trás, bolsas, relógios e cordões que possam colocar você em uma possível situação de vitima. É calor, então por favor, roupas leves.

Eu  não sou fã de comer no Ver-o-Peso, nem açaí, nem peixe, nem nada. No máximo uma tapioca pra um lanche. Mas uma coisa que eu indico é uma cervejinha gelada vendo o rio depois de conhecer todo o Ver-o-Peso. Sabe, né, Pra viver toda a experiência ver-o-pesística da coisa. Se cerveja não é a sua, vale um dos sucos de nome estrambólico regionais. Cupuaçu e Bacuri são os principais.

10 coisas pra fazer em Belém

Durante o passeio, pergunte tudo. O que é isso? Pra que serve aquilo? Como eu uso isso aqui? Eles adoram contar todas as histórias e você vai descobrir coisas que nunca imaginou. Eu até hoje adoro passear por lá e sempre saio com algo novo pra contar na mesa de bar.

Vá até o Mercado de Peixe, veja onde chegam os barcos na Feira do Açaí, atravesse a rua e entre no  Mercado de Carnes. E se você for da gastronomia, ache um lugar chamado Moinho Central que vende ingredientes dos quais você nunca ouviu falar.

3. Ver o Pôr do Sol na Estação Das Docas

Um dos principais pontos a conhecer de Belém, a Estação das Docas é um complexo que reúne gastronomia e cultura em três armazéns de ferro inglês do século XIX que foram reformados e hoje abrigam teatro, cinema, restaurantes, lojinhas, sorveterias e bares às margens da Baía do Guajará. De lá saem passeios de barco pelo rio e o pôr do sol é de tirar o fôlego. Vá e fique pra ver o pôr-do-sol enquanto aproveita algum dos happy hours oferecido por lá. e os guindastes, que são símbolo do lugar.

10 coisas pra fazer em Belém

4. Conhecer as cervejas paraenses na Amazon Beer

E já que tocamos no assunto happy hour, enquanto espera o pôr-do-sol na Cervejaria Amazon Beer, que cria lá mesmo, diante de seus olhinhos cervejas premiadas com sabores típicos da Amazônia. Dá pra encontrar cervejas da Amazon Beer até nos EUA. Tem cerveja de açaí, bacuri, taperebá, de priprioca, tem a river, a Forest…  A minha preferida é a de Bacuri. Ou um chopp River. Mas o bacana mesmo é tentar provar todas. Eu já tentei. Fiquei bêbada.  Faça o mesmo.

10 coisas pra fazer em Belém

5. Provar os sorvetes paraenses

Outra coisa que dá pra fazer na Estação das Docas mesmo. As sorveterias Cairu e Amazônia Sorveteria têm sorvetes deliciosos, maravilhosos, super ultra mega blaster gostosos que você TEM que provar. É uma das cosias que TEM que fazer em Belém. Os sorvetes da Cairu já foram inclusive eleitos como o melhor do Brasil.

Faça igual com as cerveja e prove vários sabores. Meu preferido é o Pavê de Cupuaçu. Na Sorveteria amazônia, peça qualquer um, mas peça com farofa de macadâmia. É sensacional!

10 Coisas pra fazer em Belém

6. Tomar tacacá no meio da tarde quente

Tem que ser assim, no calor. De preferência ainda em uma das mil barracas espalhadas pela cidade. Mas não, calma, não pode ser qualquer uma. Todo paraense tem a sua preferida, é igual time de futebol. E como a preferida fica sempre escondida, fora da rota turística, eu vou recomendar o lugar onde eu sempre vou tomar tacacá, que é o Tacacá do Tomaz. 

Se quiser provar outras comida típicas eles também têm. Tudo sempre muito gostoso. Pode confiar. E como nasceu barraca de rua, tá valendo! Vai por mim. Ah, não sabe oq ue é tacacá? Vai lá e pergunta. E na hora de pedir, peça ‘com pouquinha goma’.

7. Perder a hora no Mangal das Garças 

O Mangal é outra obrigatoriedade na lista de coisas pra fazer em Belém. É um parque ecológico em pleno centro histórico de Belém que também fica às margens do rio Guamá. Ali eles uniram em um só lugar um pouco da Floresta Amazônica, os animais e a flora local. Lá também tem um farol, que tem 47m de altura e de onde você tem uma vista muito bacana de Belém.

Se você perder a hora mesmo, assim como eu sempre faço, e der fome, pode comer aqui também, dentro do complexo tem um dos melhores restaurantes de Belém, o Manjar das Garças.

Mangal das Garças em Belém do Pará

8. Atravessar o rio e conhecer a Ilha do Combu

Essa aqui é dica insider, hein?! Cola em mim. Visitar a Ilha do Combu é essencial no planejamento de o que fazer em Belém. Já reparou que aqui só tem essenciais, né? Você pega um barquinho que custa R$4 e em 10 minutos tá do outro lado. O esquema é ir almoçar do outro lado na Ilha do Combu e ficar até o final da tarde. Na primeira vez escolha a Saldosa Maloca.

Vou fazer um post mais específico sobre esse tema, mas em resumo, pega um taxi (é meio longinho) e diga que você quer ‘atravessar pro Combu’. Entra no táxi e diz isso, desse jeito. Ele vai te levar pra Praça Princesa Izabel. Lá você anda até o pier – você não vai estar entendendo nada, mas é assim mesmo – e diz pro primeiro que aparecer “Me deixa na Saldosa Maloca?” Aí você espera alguém te enfiar num barquinho . Pronto. Ah, vá de roupa de banho.

10 coisas pra fazer em Belém

9. Visitar o restaurante do Thiago Castanho

Você não sabe quem é esse jovem? Por favor, gente… Vai no Google e volta. Voltou? Então, você pode dar de cara com ele lá no Remanso do Bosque, o restaurante que dizem por aí, está almejando uma estrela Michelin. Entre uma gravação do GNT e outra, um evento internacional e outro, Thiago comanda a cozinha do restaurante e é super acessível pra um bate papo entre as mesas. E esta é uma das coisas pra fazer em Belém mais de moda. Se não quiser comer, você pode só aproveitar os drinks deliciosos no Balcão do Remanso. E se aceitar uma sugestão de beliscos, a Guioza ou o Bao de Açaí são meus preferidos.

Eu já falei sobre o Remanso do Bosque aqui no blog.

10 coisas pra fazer em Belém

10. Visitar 3 atrações principais de Belém

A lista ficou grande então esse vai ser 3 em 1. Eu fecho a lista das 10 coisas pra fazer em Belém obrigando você a visitar o Theatro da Paz, e de quebra a Praça da República, o Complexo Feliz Lusitânia e a Basílica de Nazaré. O Theatro da Paz já ocupou o posto de maior da Amazônia e além de um dos mais lindos do Brasil, eu já dancei lá várias vezes nos meus anos de balé. Ele fica na Praça da República, que você vai conhecer também.

O complexo Feliz Lusitânia e na Basílica de Nazaré você vai pedir perdão pelos seus pecados, agradecer a chance de conhecer Belém e conhecer três igrejas ícones da cidade.

foto de divulgação Setur

Enquanto escrevia esse post já pensei em outro: ’10 coisas fora do óbvio pra fazer em Belém’. Mais insider impossível. depois te conto tudo. Enquanto isso, me conta se você já veio aqui. E se estiver planejando vir, me avisa que a gente marca um tacacá depois da chuva 🙂

FIQUE POR DENTRO

Eu também estou no instagram e no twitter . E todos os vídeos de viagem estão lá no meu canal do YouTube

fazer-em-belem-10-coisas

138 Visualizações

Shortlink para este artigo:

Dany Colares

Jornalista, produtora de vídeo e mestra em TV e Cinema pela Universidad San Pablo CEU, de Madri. Já morou em San Diego, Madri, Londres e agora voltou pro Brasil, de onde escreve sobre lugares, pessoas, baladas e tudo mais que descobre em suas viagens pelo mundo.

COMENTÁRIOS

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório