feriado social

Estudar na Espanha

Sei que muita gente chega ao blog buscando informações sobre estudar na Espanha. Então começo contando um pouco da minha experiência através de uma entrevista que dei há pouco tempo atrás.

Vou organizando aos poucos todos os links que tenho no blog sobre o assunto e assim fica mais fácil pra encontrar os temas já abordados no blog.

feriado-pessoal-estudar-espanha

  • Quando surgiu a ideia de estudar na Espanha?

Eu tinha uma vida ‘fuefa’, estável e organizada: trabalho, carro, amigos, namorado, família. Mas achei que depois do diploma e da pós faltava algo mais. Estava tudo muito bom, estava tudo muito bem, até que um belo dia resolvi mudar e fazer tudo o que eu queria fazer: acabei o namoro, vendi o carro, deixei o emprego e convenci a família. Como já havia vivido nos EUA, decidi que dessa vez iria para a Europa. Estava entre Paris e Madri e ao final me mudei de mala, cuia e máquina fotográfica pra capital espanhola.

Meu objetivo é conquistar a Europa, a Oceania e mais um terceiro continente a minha escolha.

  • Foi difícil conseguir o visto de residência ou o visto de trabalho? 

Eu tenho visto de estudante – já que a intenção era estudar na Espanha – e não foi nem um pouco complicado conseguir. As Universidades espanholas estão acostumadas com estudantes estrangeiros e geralmente têm um departamento dedicado a isso. Fui aprovada em três Universidades e escolhi a San Pablo CEU. Depois de aprovada a Universidade me enviou toda a documentação necessária, respondiam meus e-mails imediatamente e inclusive ligaram pro Brasil para resolver alguns detalhes.

Com todos os documentos e cópias em mãos, o visto de estudante saiu em exatos 20 dias depois do pedido. É só uma questão de se organizar muito bem e ter tudo em ordem no tempo certo.

Os vistos de residência e de trabalho estão passando por um processo muito mais burocrático porque com a crise eles estão restringindo o acesso de estrangeiros na Espanha.

  • Você tem seguro saúde? Foi difícil obtê-lo antes ou depois da sua chegada?

Para receber o visto de estudante na Espanha você precisa ter um seguro saúde específico para isso contratado ainda no Brasil. Então quando cheguei na Espanha já tinha esse seguro de saúde. Agora tenho um seguro saúde Mapfre para estudantes estrangeiros – que foi extremamente fácil de fazer e me custou cerca de 150€ anuais.

Tudo o que o blog tem sobre estudar na Espanha você encontra nos links abaixo.

Universidades e Bolsas de Estuda na Espanha

Onde morar na Espanha

Viver em Madri

E já sabe, qualquer dúvida, me escreve nos comentários.
_______________________________________

Já curtiu a fan page do blog? fb.com/FeriadoPessoal
Siga todas as viagens também pelo Instagram: @DanyColaress

Shortlink para este artigo:

COMENTÁRIOS

  1. franciscarla roberta silva disse:

    quero ir morar na espanha com faço? obrigada

  2. Diego Melo disse:

    Olá Dany tudo bem ?muito bom seu blog , ótimas dicas para quem quer mudar de pais até mesmo para experiencia de vida! meu caso quero ir para estudar Engenharia de Audio e estudar música (faço conservatorio de Sax aqui no Brasil e pretendo dar continuidade na Espanha)O curso que pretendo fazer tem escola em Madri e Barcelona , na sua opnião qual cidade seria melhor para morar e estudar? li muitos comentários sobre as duas mas só fiquei mais em dúvida.rsrsr Minha intenção é partir em Dezembro de 2013 ou no máximo Janeiro de 2014.vc acha que essa época e boa para viajar? já que é considerada alta temporada!bom é isso , te seguindo no twitter para mantermos contatos.Gracias, Saludos.

    • Dany disse:

      Diego,

      ai, ai, ai… Vamos lá ao tema. Digo logo que sou suspeita: amo Madri. Mas vou tentar ser (semi)imparcial. Madri é mais limpa, mais organizada e mais segura que Barcelona. Recebe menos turistas e por isso é menos caótica quanto aos estrangeiros. Mas Barcelona tem praia, tem a vibe malemolente de quem tem água ao redor. Sabe do que estou falando? Barcelona tem o catalão – além do espanhol castelhano. Enquanto Madri tem um só idioma.
      Eu, eu, eu, eu prefiro Madri. Mas porque não faço questão de praia – cresci longe do mar. E sempre que quero praia eu viajo e pronto. Mas se você faz questão desse ar praieiro, Barcelona é sua cidade. E eu também dou valor a segurança e à organização de uma cidade.
      Agora em termos mais práticos, procure ter certeza de em qual idioma será ministrado seu curso caso você escolha Barcelona pra não dar de cara com o catalão.
      By the way, tenho um amigo portugues que está fazendo (ou será que ja terminou?) esse mesmmo curso de engenharia de áudio em Madri. Ele é DJ em portugal e fez um mestrado que durava dois anos.
      Espero ter te ajudado. 🙂
      Besos,

      Dany

  3. Matheus disse:

    Olá, estou terminando o Ensino Médio e gostaria de saber se você sabe me informar se o procedimento para que o governo espanhol reconheça meu diploma é muito burocrático. Se Deus quiser, quero fazer a graduação na Espanha, no entanto, também desejo saber se a prova de acesso às universidades e a matrícula é, também, algo muuuuuuuito burocrático e raro de se conseguir – e, claro, caro. Obrigado.

  4. Anny disse:

    Olá,
    Amei seu post e queria saber algumas informaçoes
    Quero fazer engenharia civil fora do Brasil em 2019 (quando formo)estou em duvida entre America do Norte e Europa
    E estou em duvida principalmente sobre o dinheiro
    Custa muito em real morar ai?
    Quanto é e medio em euros?
    Por favor me ajuda!

  5. Anny disse:

    Olá,
    Amei seu post e queria saber algumas informaçoes
    Quero fazer engenharia civil fora do Brasil em 2019 (quando formo)estou em duvida entre America do Norte e Europa
    E estou em duvida principalmente sobre o dinheiro
    Custa muito em real morar ai?
    Quanto é e medio em euros?
    Por favor me ajuda!!

  6. ritta disse:

    olá, como faço pra ingressa na faculdad de medicina de salamanca? qual a documentação necessária? obrigada

  7. BARBARA disse:

    olá. gostaria de saber se você tem informações a respeito de mestrado.
    estou prestes a concluir o curso de direito aqui no Brasil e estou pensando em fazer um mestrado na Espanha. Tenho que validar meu curso ou algo assim?

  8. Diego disse:

    Meu sonho sempre foi fazer engenharia civil, porem agora ele mudou, continuo querendo engenharia civil, porem querendo cursa-lo na Espanha, tenho uma irma que mora la, porem não quero apenas ir para la sem tomar nenhuma medida e saber se tudo ocorrera bem e se poderem cursar meu curso superior, venho pesquisando a uns dias como entrar em uma faculdade la to achando bem interessante, e agora to querendo saber de alguém que já estudou la, quais métodos devo tomar para conseguir cursar la na Espanha ?

  9. Rodrigo disse:

    O visto de estudante posso. Tirar o nie eu posso trabalhar tambem?

  10. Luiz Caetano disse:

    Olá! Gostei muito do seu blog e das postagens!!

    Estou pesquisando várias universidades para graduação e pós-graduação. Entretanto, ainda não consegui entender como é a questão de pagamento. Algumas tem a taxa de matrícula e valor de +- 35 euros por crédito. Você sabe como é essa questão de pagamento do curso na Espanha?

  11. César disse:

    Olá,

    estou me mudando pra Espanha no meio do próximo ano e tenho visto a possibilidade de transferir meu curso pra alguma universidade local – muito ruim recomeçar a faculdade. Sabes algum lugar onde possa me informar direitinho?

    Muito obrigado,
    Abraço

  12. Elaine silva disse:

    Ola,moro no brasil e desejava fazer medicina na Espanha,quais sao os passos a percorrer?

  13. Fabio disse:

    Boas dicas sobre imigração. Não conheço muito sobre o assunto e estou pesquisando para quem sabe um dia tomar coragem de ir…obrigada.

  14. Hoje tá muito fácil estudar fora, queria que fosse assim na minha época…

  15. Ana Maria disse:

    Nossa, nunca havia pensado em estudar em outro país. Entretanto, essa é uma ideia bem legal, afinal é possível crescer na qualificação profissional e viver em outro lugar, aprendendo uma nova cultura, respirando novos ares… Deve ser bem legal!

  16. leo disse:

    Adorei o site, muito bom, bem descrito, bem didático, sem contar no conteúdo que é bem recheado de informações interessantes. Gostaria de deixar meus parabéns!
    leo postou recentemente sobre Curso de Reembolso MédicoMy Profile

  17. Olá estou com algumas dúvidas me passa seu e-mail se puder
    Obrigado

  18. Modo Estudar disse:

    Caramba!! Você mudou sua vida completamente para viver um sonho. Isso que é definição de coragem.
    Modo Estudar postou recentemente sobre Como Fazer Um TCC? 6 Passos SimplesMy Profile

  19. Mariana disse:

    Com a globalização ficou tudo bem mais fácil imagino
    Mariana postou recentemente sobre Dieta detox de 21 dias Funciona? O que o Dr. Rodolfo Aurélio Ensina nesse programa.My Profile

  20. Mateus disse:

    Você é uma Mulher de muita coragem, larga tudo, incluído uma vida boa e estável para tentar ao novo, eu admiro isso, espero ter essa coragem um dia.

    Bjss

  21. Diney disse:

    Também estou planejando ir para a espanha, e este post me ajudou bastante, sei que a vida lá não é fácil, mas com esperanças agente consegue!

  22. luis costa disse:

    Ótimas dicas…em breve pretendo sair do Brasil e estudar fora também

  23. Alice Soares disse:

    Meu sonho é estudar e morar na Espanha. Acredito que irei em 2018.

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório