feriado social

Onde morar na Espanha

Juro que ainda não ouvi reclamações de estrangeiros que um belo dia decidiram mudar e vir morar na Espanha.

morar-na-espanha

É claro que a crise econômica que assolou o mundo ainda prejudica muito a Espanha: faltam empregos para espanhóis e para estrangeiros. E a política espanhola anda de mal com seus cidadaos. Mas a Espanha, de forma geral, tem inúmeras coisas boas para oferecer para todos.

É um país extremamente seguro e com alta qualidade de vida. Tem o 9º PIB mais elevado do mundo e 15º Índice de Desenvolvimento Humano do mundo. É um país com excelente comunicação entre cidades e regiões e reúne praias, montanhas de ski e ilhas mundialmente famosas.

O custo de vida não é alto como na França ou na Itália e o salário médio espanhol em tempos de crise gira em torno de 1.000 euros.

Cidades espanholas

A Espanha se divide em 17 Comunidades Autônomas e em duas cidades autônomas: Ceuta e Melilla. Cada região é conhecida dentro da Espanha por algo específico. A Galícia, por exemplo, é famosa pelos bons peixes. Astúrias pelo leite. La Rioja pelo vinho. Extremadura pelos bons jamons e similares.

Apesar de toda a bagunça que teve há cerca de 2 anos sobre a dificuldade de entrar na Espanha, a coisa não é tão complicada. Basta atender a todas as exigências normais da Imigração Espanhola. Aqui há muitos imigrantes e somos todos muito bem tratados pelo povo espanhol. Há centros de cultura, eventos e datas especiais referentes a outros países.

morar-na-espanha

Moradia e Gastos

Há várias maneiras de conseguir um lugar para viver na Espanha. Embora seja a capital, viver em Madri é mais barato do que viver em Barcelona. E depois, por lógica, quanto menor a cidade, mais barato é viver lá. Como vivo em Madrid, sei mais do que é viver aqui.

É super comum pessoas que nunca se viram na vida dividirem um apartamento. Os anúncios podem ser encontrados nos jornais, na internet e nos postes cidade a fora. Um apartamento sem muito luxo dividido com outras duas ou três pessoas custa em média 400 euros por mês. Como em todo lugar, quanto mais longe do centro, mas barato o aluguel.

Um supermercado básico, sem muitas extravagâncias te leva embora 25 euros por semana, em média.

Diversão em Madri

É possível se divertir em Madri diariamente, sem ter que procurar muito. Há uma quantidade absurda de bares e sair de festa, como se diz aqui, não te leva tantos euros assim. Uma noite num bar, voltando pra casa consciente, sem tropeçar nos próprios pés, te faz voltar pra casa 15 euros mais pobre, em média.

Para entrar nas boates mais caras, você gasta cerca de 18 euros com uma ou duas bebidas. Mas as boates também têm diversas listas que te permitem entrar de graça ou pagando menos. Quer conhecer alguns bares em Madri?

Compras em Madri

Comprar em Madri é melhor em épocas de rebajas, quando o preço das coisas caem até 70%. Aproveite para comprar em julho, agosto, janeiro e fevereiro. Ou você pode ler este post

Se locomover em Madri

Madrid pode ser feita quase toda a pé. Mas o metrô e os ônibus aqui funcionam muito, muito bem. E pra quem vai viver aqui, o ideal é comprar um Abono Transporte. Já falei sobre isso no blog aqui.

Essa seção do blog vive em constante atualização, por isso, volte siempre.

_________________________________________
Já curtiu a fan page do blog? www.fb.com/FeriadoPessoal
Siga todas as viagens também pelo Instagram: @DanyColaress

Shortlink para este artigo:

COMENTÁRIOS

  1. Carlos disse:

    Oi Dany,
    Estou adorando o seu blog muito pela diversidade das informações. Show!
    Estou indo para Getafe, que fica a cerca 30km de Madri, em Dezembro com minha família. Mas não tenho a menor ideía dos custos de moradia e supermercado. Sei que vc já falou um pouco aqui sobre isso mas, se puder, poderia me detalhar um pouco mais, sabendo que somos eu, minha mulher e minha filha de 4 anos? Valeu!

  2. Cláudia disse:

    Olá Dany, conheci seu blog hoje e achei o máximo. Muitas dicas legais para quem está pensando em passar um tempo em Madrid.
    Eu e minha família (esposo e 2 filhos de 21 e 18 anos) estamos querendo passar 3 meses em Madrid no próximo ano. Queremos aperfeiçoar o nosso espanhol. Você poderia nos dar algumas dicas: pensamos em alugar um apartamento de 2 quartos. Quais os melhores bairros para morar? Você sugere algum site confiável para alugar?
    Muito obrigada,

    • Sirley disse:

      oi, Claudia. estou em Madrid com meu marido e no nosso prédio tem exatamente um apê de 2 quartos pra alugar… entra no meu blog e falamos… bjs
      chalubandopelomundo.blogspot.com

      • antonio paulo disse:

        estou indo em Setembro tem apartamento para alugar para eu e minha esposa pode ser de 1 quarto ou 2 . E quanto custa . Eu lhe agradeço muito obrigado .

  3. Jacqueline disse:

    Olá Dany, tudo bem?
    Sou de SP e tenho 20 anos
    Me encantei lendo aqui tudo o que vc diz sobre a Espanha, e me empolguei mais ainda para fazer uma viajem até ai…
    Porém não sei nem por onde começar, amanhã vou na PF tirar meu passaporte e depois tentar tirar o visto, poderia me ajudar nessa questão de IR até o país, e mais ou menos quanto irei gastar com passagem e documentos.

    Obrigada!

    • Jacqueline,

      sempre que puder será um prazer te ajudar.
      A questao de valores de passagens e documentos é relativa pq depende de onde vc vive
      Me manda um e-mail com as suas dúvidas que eu te digo tudo que eu souber.
      Um abraço,

      Dany

  4. ISAURA disse:

    Olá Dany,
    Conheçi seu blog e me encantei com todos os seus depoimentos sobre a ESPANHA,
    Sou estudante de letras com espanhol aqui no Brasil e penso em passar um tempo ou morar
    em Madrid em breve, você poderia me informar por gentileza se conheçe programa de aupair em Madrid?
    Penso em pelo menos no começo trabalhar em alguma casa de família, até me estabilizar mais no país
    Abrazco e exito en tu carrera!

  5. Antonio Junior disse:

    Dany, inicialmente, parabens pelo Blog!
    Vivo na Irlanda ha dois anos, mas gostaria de passar um tempo na Espanha ( preferencialmente Madri ). Trabalho como correspondente para o Brasil ( sou jornalista ) e nao dependo portanto de trabalho ai, ja que a ideia e seguir fazendo essa funçao ai, face melhor para mim em termos jornalisticos.A duvida que tenho: Qual o valor que temos que comprovar para se manter no pais ( aqui na Irlanda e de 1000 euros sempre que vc vai renovar o visto de estudante). Grato pela atençao e desculpe se fui extenso.
    Sucesso para voce sempre!

    • Antonio,

      Obrigada pelo elogio. Sabes que também sou jornalista, né?
      Me alegra que você tenha escolhido vir para Madri.
      Aqui vc precisa provar que tem 60€ por dia para se manter por aqui. Por exemplo, para ficar um ano, vc precisa provar que tem 60€ x 365 (dias).
      E vai fazer o que no St Patrick’s Day?
      Um abraço,

      Dany

  6. tardeli disse:

    OI dani adorei seu blog ! sua informações são extremamente diretas e conclusivas.. mas me tira algumas outrs duvidas por favos.. No meu caso estou indo p Madri com visto de 90 dias diga-me porém minha itenção é ficar por ai mesmo . Diga-me é facil conseguir um emprego mesmo sendo ilegal??? tenho varis profições sou eletricista, pintor, ladrilheiro, entre outras voltadas p contrução civil!!!!!!

    • Rapaz,

      Outro dia conheci um brasileiro que trabalha aqui há 10 anos em construçao civil. Ele veio com o visto de turista, ficou ilegal por um tempo, ficou sem ir no Brasil mais de 3 anos, e ficou fazendo bicos e hoje, 10 anos depois, tem dupla nacionalidade. Me disse que é bem complicado, mas que depois de passado tudo, valeu a pena.
      A Espanha está se recuperando lentamente de uma grande crise, entao a coisa nao está fácil. Mas tenho muitos exemplos de amigos que conseguiram trabalhar como garçons e com trabalhos manuais por aqui.
      Uma coisa é certa: se decidir vir pra cá, venha sabendo que vai ser complicado, mas que persistência é fundamental. Afinal, nada vem de graça.Vc vai ralar muito, mas em compensaçao, vai ter muita coisa boa que a Espanha vai te oferecer.
      A coisa é decidir se vale a pena – ficar longe de casa, da família, ficar ilegal, trabalhar de sol a sol – e encarar as dores e as delícias de ter vindo pra cá!

      Um abraço,

      Dany

      • juan disse:

        Ola Dany,eu queria tirar uma duvida com voce…Fiquei sabendo atraves de alguns conhecidos meus que tanto o povo quanto o governo espanhol tem um certo preconceito para com nos,brasileiros…Um desses conhecidos morou 3 anos em Barcelona e uma certa vez,segundo o proprio,foi abordado e agredido por policiais espanhois pelo simples fato de ser afrodescendente…Como sempre tive o desejo de morar em Barcelona e nunca fui de ouvir apenas uma lado da historia queria saber de voce a respeito de casos assim…São comuns?Existe realmente um preconceito ou sao casos isolados??
        Desde ja sou grato pela resposta.
        Um abraco!

        • gundi disse:

          Olá Joâo geralmente os espanhois somos muito considerados e amáveis com os estrangéiros, além disso há casos em que os polícias isoladamente têm respostas muito diferentes e maneiras de ver as coisas, diferentes dos cidadâos, a nossa Eapanha é um país muito acolhedor e muito tranquilo para viver, eu gostava que Espanha e Portugal foseem sou um país com uma lingua em comum, um abraço para todos.

        • Claudia disse:

          Olha so, eu vivo na Espanha ha 12 anos e nunca presenciei ou ouvi falar de algo assim. Imagino que existam casos isolados, mas o espanhol nao eh o monstro racista e xenofobo que brasileiro gosta de pintar. Gente assim existe em todos os lugares do mundo, mas posso assegurar que aqui sao excecao.

  7. Sandra disse:

    Olá Dany, estou encantada com o teu blog, o comentário sobre a Espanha, e tua ajuda através de informações.
    Quando voltei daí depois de uma temporada de 3 meses, minha família perguntou o que tinha de melhor e pior nos dois países e eu não consegui dizer nada de ruim. Mesmo adorando o Brasil e tendo o maior orgulho de ser brasileira.
    Eu moro em São Paulo e estou indo em junho para casar-me e viver com um muchacho espanhol. O pai dele que tem 86 anos, mora em Madrid, onde teremos que ir frequentemente para acompanhá-lo nas consultas médicas.
    Gostaria de te conhecê-la em um desses períodos que estiver por aí. Uma das poucas coisas que senti muita falta quando estive na Espanha foi manter contato com brasileiros e falar o português.
    No futuro vou viver em Alicante.
    Um grande abraço e mais uma vez parabéns pelo Blog.
    Sandra

    • Sandra,

      rapaz, teu comentário me alegrou o dia!
      Fico mais feliz ainda em saber que dividimos um enorme apreço pela Espanha.
      E eu fico ainda mais feliz pelo seu casamento! Que lindo!!!! Me alegro muchisimo por vosotros.
      Seria um prazer encontrar vc. E ainda vai render fotos pro blog, claro!
      Hehe
      E vc vai me deixar ir em Alicante te visitar, nao? Ainda nao conheço. 🙂
      Volta sempre no blog vamos mantendo contato, nao?

      Um bjo.

      Dany

  8. NICK disse:

    Prezada Dany,
    Obrigado por todas informacoes que vc passa no seu blog e por responder as duvidas do pessoal.
    Bem… eu to pensando em passar um tempo na espanha. Voltei pro Brasil ano passado apos morar quase 1 decada em New York. O problema é que nao consigo mais me adaptar ao brasil. Ja to pensando em sumir de novo heheh. Eu fiz tudo que um imigrante faz , agora o que eu mais gostei foi de fazer delivery e meu trabalho que era de dog walker.
    Ai na espanha o pessoal tambem da tips ? Tambem se ganha por hora e qual o valor minimo ?
    Ai tambem tem esse trabalho de dog walker ?

    obrigado pela ajuda

    • Nick,

      o pessoal aqui tb da tips sim, mas bem pouco. Inclusive faz pouco tempo saiu uma pesquisa que diz que a Espanha é o país europeu que da a menor gorjeta. :S
      Aqui tb tem o dog walker, sim. E como! O povo aqui é LOUCO por cachorro. Todo mundo tem um (menos eu… #sad)
      Aqui se ganha por hora, mas depende do que vc faz. Mas te digo, lembra que a Espanha infelizmente ainda esta em crise.
      Nao da pra esperar o mesmo que dos EUA.
      Bjo.

      Dany

  9. leandro melo disse:

    adorei o seu log… me ajudou muito mas me tira uma duvida crue em mim….
    estou indo pra madrid em agosto na jornada mundial da juventude, no meu pacote de viajem consta passagem, hospedagem e alimentação. quero trazer alguns presentinhos pros meus irmãos de seminario, quanto você acha que devo levar em euros . vou ficar 12 dias, vou visitar toledo e avila….
    quanto você acha que devo levar…..?????

  10. Mi disse:

    Oi,

    Meu nome é mi, eu meu marido e minha filha (1 ano e meio )moramos em Orlando FL USA ha quase 5 anos , Meu marido é cidadao Europeu ( brasileiro /espanhol) mas nao somos casados no papel.
    Eu sou formada em ADM no Brasil E trabalho aqui nos estados unidos numa empresa de comercio exterior. E meu marido tem uma empresa de construçao.
    Porem estamos com problemas na legalizacao nossa aqui nos Estados Unidos, o que nos faz pensar em nos mudar para a ESPANHA ( Brasil ainda nao é uma opcao).

    Perguntas:
    Quais sao os passo que devo tomar para me legalizar na espanha?
    Quanto é necessario ( em euros) para se mudar pra espanha?
    Tem trabalhos disponiveis nessa area( comercio exterior e Contrucao?)
    Como sao os planos de saudes para criancas ai na Espanha?
    Como sao os colegios?

    Se voce puder me responder serei muito grata

    • Mi,

      entao, vamos lá.

      *Passos para se legalizar na Espanha.
      Cada caso é um caso. Para ficar aqui legalmente vc pode vir com um (1) visto de estudante, (2) vir como acompanhante estável de cidadao europeu, (3) casar oficialmente ou (4) desde os EUA tentar entrevistas de emprego aqui, vir como turista e tentar um emprego. Cada opçao tem uma passo a passo bem distinto, entao primeiro é preciso ver qual opçao é a mais viável para você.

      * Qto é necessário para se mudar para Espanha
      Essa é uma pergunta bem genérica. Depende da cidade em que vc pretende viver, na área da cidade (que vai definir valores de aluguel), como seria o tipo de apartamento escolhido, se você traria suas coisas para cá ou nao. A Espanha nao é um pais caro para se viver, comparado a outros da Europa. É complicado estipular um valor, até porque voce vem com familia e uma baby pequena. O ideal seria buscar um pouco na internet em sites de aluguel de apartamentos para voce ter uma ideia do preço basico do metro quadrado na cidade escolhida. Eu gasto cerca de 80€/100€ por mes em supermercado, mas é só pra mim. O seu caso é outro. E cerca de 500€ em aluguel, mas eu divido apartamento no centro de Madrid.

      * Emprego
      Aqui estamos em crise. Com desemprego alto em todos os setores. mas o que eu sempre digo, é: Sempre tem emprego pra profissionais qualificados. Entao aqui vc realmente precisa ver empresas que te interessam aqui e entrar em contato direto. Eu trabalho com tv e cinema, ou seja, um campo totalmente diferente do seu.

      *Saúde para crianças.
      Isso depende do acordo com o país onde sua filha nasceu. A Espanha tem acordo de saúde pública grátis e de qualidade para cidadaos brasileiros. Nao sei qto aos EUA.

      * Educaçao
      Os colegios publicos sao de qualidade, nada a ver com o Brasil. Mais ou menos como nos EUA. Aqui há colegios particulares, bilingues, que sao bem caros. O que vc tem em mente para sua filha? Eu vivo em frente a um colégio público e noto a qualidade dele diariamente.

      Espero ter ajudado, nem que seja so um pouquinho.
      E bos sorte com tudo!

      Dany

      • Fernanda disse:

        Olá gostei muito do seu blog, meu namorado é espanhol e quer que eu vá viver la com ele, estou muito confusa e nao sei por onde comecar, naon podemos casar agora, pois estou em processo de divorcio o que faco ?

    • Nadia disse:

      Peço desculpa a dona do blog mas queria compartir algumas coisas que sei ….

      Oi Mi, queria comentar com vc que a tua filha pode ter a nacionalidade española tambem , já que o pai é español,, ela vai ter todos os direitos de español na España, inclusive vc pode fazer a nacioalidade dela aí mesmo nos EUA no consulado español. Outra coisa que queria falar é que a saúde na España é exelente. Sou argentina e nunca paguei nada pra ser atendida inclusive quando estava grávida fizeram o meu pré-natal e meu parto ,e nao paguei nem um euro( detalhe: nessa época eu estava ilegal, logico que depois que vc fica legal e trabalha vc tem que pagar a segurança social assim como no Brasil). A melhor coisa que vc faz é se casar aí nos EUA e inscrever o teu casamento no consulado , assim vc entra no libro de familia do teu marido e no aeroporto nao te fazem problemas. Mas nao espera pra se casar na España porque demora demais e com essa demora vc nao pode usufruir dos teus direitos de esposa de um español. o código civil español permite que depois de um ano casada com um espanhol vc pode pedir a tua nacionalidade española tambem,( isso vc faz no registro civil,da cidade que vc for morar aqui na españa) antes disso vc tem que pedir um permisso de residencia para familiar de ciudadano comunitario/ español ( esse permisso tem a validade de 5 anos) Isso é regido pela lei Européia. Caso vc nao queria se casar nos Estados Unidos, vc pode inscrever a tua uniao aqui na España como pareja de Hecho,( casais que estao juntos mas nao casados no papel) vc tem que ver se isso vc pode fazer ai no consulado español , mas acho que nao porque vc tem que conviver com ele por pelo menos 2 anos em algum pais da uniao europeia. (nos EUA eu sei que as parejas de hecho nao tem valor, mas como vc vai fazer no consulado español vc tem que perguntar …….O registro de pareajs de hecho te dá direito ao permisso de familiar…, o mesmo que escrevi ali em cima…. isso se vc for morar em Madrid,, nas outras comunidades tem que ver a ley(cada comunidade tem a sua lei propria) Enfim amiga se voce for morar na España vc vai conseguir a tua legalizaçao bemmmmm mais rapido que nos EUA hehehe, nao sou advogada só estou compartindo conhecimentos , se quiser ajuda pode me perguntar , agora que achei este blog sempre vou estar por aqui lendo, sorte pra vcs!!!

      • Tenho só duas coisas a dizer:

        1. Obrigada pela MEGA dica!

        2. volte sempre. E nao se corte. Qto mais dicas tiver, sou toda agradecimentos!

      • Cleusa disse:

        Olá Nadia!
        Li seu comentário e achei bárbaro vc tomar iniciativa para ajudar as pessoas q tb desejam ir para Madrid, como nós.
        Bem, agora em junho estou indo pra Madrid com meu esposo, fugir um pouco do Brasil, conhecer novas culturas, pretendemos ficar por um ano até sair minha dupla cidadania espanhola, d uma vez q meu esposo já possua, pretendemos trabalhar por lá para nos mantermos. Confesso q estou preocupada com essas tais discriminações q venho lendo em algumas postagens, como tb encontrar dificuldade em alugar um apto.para morarmos.
        Como em sua postagem vc se propôs ajudar, cá estou pedindo sua ajuda em nos orientarmos como proceder desde a nossa saída do Brasil até o destino Madrid, algumas dicas d voos e cia. com custo menor e td mais q um brasileiro possa saber antes da partida para ñ ser pego d surpresa…rsr…confesso ainda q essa é a primeira vez q vamos sair do nosso país, talvez a razão d estar um pouco insegura.apesar d me achar bastante determinada apesar d ñ sermos tão jovens para se aventurar…6.1 …rsr…
        Aguardo seu contato para trocarmos informações mais detalhadas.
        Grata
        Cleusa

  11. Alvaro Pérez disse:

    Olá Dany,

    Hoje iniciei uma pesquisa com o intuito de buscar informações para mudar de país. Por mais incrível que pareça, o primeiro local que fui buscar informações foi no seu site, levado pelo Google. Moro no Brasil, sou casado e tenho 03 filhas adolescentes, a mais velha com 15 anos.

    Tenho nacionalidade espanhola, adquirida por minha falecida mãe ser espanhola e neste ano passei a nacionalidade para minhas filhas, que agora têm o passaporte espanhol.

    Minha esposa e eu sonhamos em viver no país de minha mãe e fugir de tanta desilusão com a política do Brasil. Queremos viver num país em que a saúde, a educação, a segurança e o respeito com o dinheiro público existam. Gostaria que nos indicasse alguma cidade na Espanha que tenha um bom clima e praias para se viver e se a partir daqui eu conseguiria mais informações e detalhes sobre valores de imóveis, oportunidades de abertura de negócios (aqui temos lojas de bijuterias), antes de resolver me mudar.

    Agradeço demais sua atenção.

    • Alvaro,

      um prazer ler seu comentário!
      Bom, realmente tudo o que você falou realmente a Espanha tem. Mas a crise aqui ainda é algo bem presente, te aviso de antemao. E o que mais escuto por aqui é “O que vc ta fazendo aqui? Volta pro Brasil! Lá sim que há oportunidades!” Mas te confesso que nao troco a segurança, a organizaçao, a politica mais respeitada e a possibilidade de viajar e conhecer pessoas do mundo inteiro.
      Se você procura bom clima e praia, tem que ir ou pra Andaluzia, ou Comunidade Valenciana ou Catalunha. Mas a Cataluña em última lugar. Nao só pelo idioma, mas também porque é bem diferente de outras regioes da Espanha.
      No Norte também tem praia, mas o clima nao é assim tao agradável.
      🙂
      De repente Málaga, Cádiz, Sevilha, Valência, Granada possam ser boas opçoes. E a comida, huuuummm, nem quero lembrar. Ótima!

      Dá uma olhada no http://www.idealista.com para saber um poco de imóveis. Lá você escolhe a cidade, a regiao e consegue ter uma ideia do valor do metro quadrado.

      Quanto a abrir um negócio, infelizmente nao posso te falar muito, mas nada que uma busca na internet e conversando aqui e ali nao resolva, concorda?!

      Qualquer coisa mais, estaré por aqui.

      Um abraço!

      • Sandra disse:

        Olá, sou brasileira estou pensando em ir para Espanha morar tem um filho de 05 anos e meu esposo, gostaria de saber de um assunto que envolve nossos sobrenomes eu sou Pinheiro meu esposo de Paula, sei que ele é descendente de Italiano e o meu seria Português e Espanhol se for isso posso morar ai ter cidadania Espanhola pelo meu sobrenome??

        • Sandra disse:

          Aliás sou tataraneta de Judeus.

          • Rominna disse:

            Hola Sandra!
            de antemao peço disculpas pelo portugues!
            Vi teu comentario y queria te ajudar.
            En España nao existe tanto a opçao de se nacionalizar por sobrenome como en Italia, por exemplo. Nao digo que seja impossivel, más nao tao comun.
            Tambem digo que se teu nome tivesse “ñ” en vez de “nh” sería más fácil probar que teu sobrenome é español. Más tambem, mesmo assim, o fato de teu nome ser español nao te da tanto direito a ter nacionalidad española. Eu por exemplo me chamo Rominna Ribeiro Mascherano; Ribeiro é español (por mas que todos pensen que é portugués), vem da Galiza, más concretamente da comarca de Ribeiro que fica em um vale juntos con tres rios, na provincia de Ourense (justo na frontera con Portugal).Isso significa que meu sobrenome é completamente español. Meu segundo sobrenome, Mascherano é italiano. Con tudo isso, mesmo assim, eu nao tenho direito sobre a nacionalidade espanhola o italiana (tenho nacionalidade española porque nasci aquí, más nao pelo fato te ter sobrenomes español ou italiano).
            Para conseguir a nacionalidad española por motivos de sobrenomes, terias que provar a base de documentos que teus avos o tataravos sao espanhois.

            Sobre tua relaçao con judeus, voce teria direito a nacionalidade espanhola se provase que esses familiares judeus sao “sefardies” (assim se chamam os judeus espanhois que emigraram a America). Os familiares de até 3 grado descendente tem direito a nacionalidade espanhola, más como digo, provando con documentos que voce ten relaçao direta con un sefardie (nao vale cualquier judeu, tem que ser um que tenha nascido en Espanha y tenha emigrado a outro país e formado uma familia).

            Se eu nao tiver me explicado muito bem, espepro que voce possa econtrar melhor informaçao.

            Volto a pedir disculpa pelo portugués. Minha mae e brasilera y um erro dela foi nao me ensinar a escrever portugues y agora estou estudando na faculdade. Mil disculpas :)))

    • Claudia disse:

      Álvaro,

      Tenho a mesma intensão e gostaria de saber se vc foi, abriu negócio ? Tem algo a dividir ? Também sou comerciante no RJ e quero ir embora!

  12. ta disse:

    Olá…bom dia.
    Estou pensando em morar na Espanha e gostaria desaber sobre o interior das cidades por aí…
    Gostaria de morar em uma cidade pequena e tranquila, afastada dos grandes centros. Poderia me dar algumas dicas?
    Muito obrigada

    • Ta,

      bom, depende do que vc busca.
      Perto de Madrid? Ou nao faz tanta questao assim?
      Que tipo de clima?
      Frio? Calor? Praia? Montanha? Neve?
      O Norte é mais frio.
      O sul é bem tropical mas no inverno também tem neve
      A Cataluña tambem tem praias e neve mas é um pouco mais desorganizada que o Centro da Espanha.
      Qual faz mais seu perfil?

      Dany

      • tatiana disse:

        Muito obrigada por responder…
        Bom, como moramos em um país tropical, acho que o frio não me agradaria tanto…penso que cidades interioranas onde predomina temperaturas mais altas seria bom…minha avó nasceu em Granada e pelas fotos achei tudo muito bonito, mas me parece que lá faz bastante frio…
        Não tenho preferência por estar perto de nenhuma grande cidade, como Madri…procuro por sossego mesmo…alé disso, parece que quanto mais próximo das grandes cidades, maior o valor dos imóvéis…rs.

        • Tatiana,

          isso é verdade. Quanto mais perto das grandes cidades, mais caro.
          Pois dá uma pesquisada em Málaga, Alicante, Cádiz, Sevilha. Sao cidades muito legais, mais quentinhas, perto da água, sossegadas mas que também têm sua animaçao.
          Me diz o que acha desses lugares.
          Bjs,

          Dany

          • MAISA FATIMA GARCIA MAZZOLI disse:

            Tenho 56 anos e estou prestes a me aposentar, tenho cidadania Espanhola e gostaria de morar na Espanha, tenho Artrose e muitas dores, preciso estar perto de bons hospitais…Qual cidade perto de Madrid é bom para morar ? em termos de saúde lazer…

      • gundi disse:

        Desculpa Feriado, posso dar uma dica para Ta? eu moro na Extremadura perto da fronteira com Portugal, é uma regiâo muito gira, aconselho para viver nela, tem montanhas o clima às vezes é como o seu nome indica extremo e duro mas é muito tranquila.

  13. Lucas Almeida disse:

    Hola, Dany! Tudo bem??? Seu blog me saiu melhor que encomenda, viu??rsrsrs Muito boas as informações e dicas que vc posta! Então, sou formado em Comunicação/Publicidade e Propaganda e to juntando uma grana pra passar pelo menos 6 meses em Madrid sem precisar trabalhar. Paralelo a isso, quero me matricular num curso de espanhol para entrar com visto de estudante e renovar depois. Sei que outras pessoas já perguntaram mas gostaria de saber que tipos de trabalhos se consegue aí e, nessa área de Comunicação, o que eu poderia conseguir. Outra coisa: quanto eu devo ter por mês pra me manter sem precisar trabalhar? Calculei algo em torno de 800 euros (já incluso acomodação, mercado e transporte). O que acha?

    Beijos

    • Lucas,

      bom, trabalho aqui sempre se consegue. Claro que quando a gente busca na nossa área a coisa fica mais dificil. Mas vai que de repente estao precisando justamente disso – alguem que fique por pouco tempo e saiba fazer o que você sabe?
      Eu sou a primeira a dizer que buscando, sempre se consegue algo.
      Seu cálculo está otimo. 800€/mes servem, sim. É só buscar um piso baratinho. Nada de muito luxo.
      Posso te ajudar nisso quando vc estiver a ponto de chegar.
      É provável que um ou outro mês vc gaste um pouco a mais, e em outro pouco menos, mas nada que te empobreça por aqui.
      E sabendo se organizar, ainda dá pra viajar!

      Dany

      • Lucas disse:

        Obrigado pela resposta, Dany! Outro dia, vi em outro blog algumas agencias que recebiam currículos e que possuíam ofertas de trabalho para brasileiros. Estas agências, porém, eram em Londres. Há algo similar em Madrid? Outra, onde vc acha que é mais fácil conseguir um trampo: Madrid ou Barcelona?

        Beijos!

        • Lucas,

          aqui tem muitas agência de emprego e de trabalho temporário.
          Dei uma olhada rápida na internet e nao achei nenhuma específica para brasileiros. Mas alguns postos pedem que você fale português.

          E qto a Madrid ou Barcelona, acho que a oferta é praticamente a mesma.
          Talvez Barcelona tenha um pouco mais porque o fluxo turístico lá é de fato maior do que aqui em Madrid.

          Um abraço,

          Dan

  14. Carlos disse:

    Oi Dany!
    Espero sinceramente que tudo esteja mto bem contigo!
    É mto bacana saber que existem pessoas como vc, que sem qualquer intenção financeira busca ajudar as pessoas, dedicando seu tempo a tirar duvidas das mais diversas sobre esse belo País.
    Eu e minha esposa estamos com as malas quase prontas, para tentar uma nova vida em solo espanhol, sou bartender e chef de cozinha, e acredito que isso mto me ajudará por ai.
    Queria só umas dicas qto a locação de apto, ou se tu conhece alguém que queira dividir um?
    Poxa se puder me add no msn, assim teremos contato mais fácil.
    Cara, brigadão mesmo pela força!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Alvaro Perez disse:

    Desculpe a demora. Eu estava, assim como você, viajando. O mês de Julho é férias escolares no Brasil e estava curtindo isso com minhas filhas. Agradeço sua resposta, que serviu para abrir minha cabeça sobre este assunto. Aqui também saiu uma reportagem na revista Veja sobre a Espanha que relata um pouco sobre as leis trabalhistas daí. sinceramente, achei que é um pouco pior do que no Brasil para os empreendedores. Abraços, Alvaro Perez

  16. Thais disse:

    É OBRIGATÓRIO fazer o seguro de saúde ou não ?

  17. henrique disse:

    Ola dany , parabéns pelo seu blog
    estou decidido em morar na espanha , num futuro bem proximo
    queria morar talvez em malaga , ou marbella
    poderia me add no msn pra tirar umas duvidas?
    de como se legalizar , etc .
    agradesseria muito mesmo , de coração.

    edivandrohs@hotmail.com

  18. oi dany, td bem? espero que sim. li atentamente td que disse, e em breve quero ir morar de vez em madrid, comecei a fazer um curso básicão de espanhol, e quero dividir um piso simples com alguém por aí, então estou pensando em buscar trabalho em restaurantes, no comércio em geral, vc acha que é muito difícil, na média procurando emprego tds os dias, em quanto tempo + ou – vou levar pra conseguir um pelo menos,sou formada em enfermagem, sou carioca mais ñ quero trabalhar na minha área,acha que é muito difícil trabalhos pra brazucas ou ñ, me indica por favor um lugar legal pra morar em madrid, há e baratinho tb rsrs, já estou buscando vagas para dividir um piso, mas ñ sei bem onde, então se puder me ajudar fico muito grata e feliz..vc disse que dá pra fazer quase td de bike por aí, é vdd? e os empregadores aí, tb dão :salário, passagem, almoço, etc… igual aq no brasil, mesmo para quem vai estar ilegal por um tempo? bjs e fica com deus*_*

    • Nivia,

      eu escrevi um post hña um tempo atrás sobre como procurar onde morar em Madrid. Dá uma buscada.
      Trabalho é difícil em todo canto e vc, como trabalhador “ilegal” nao vai ter tantas vantagens como no Brasil.
      Isso é certo.
      Mas dá pra tirar uma graninha extra.

  19. Henrique disse:

    Oi Dany, parabéns pelo blog! Olhe, eu tenho 17 anos e falo espanho desde os 11.Gosto muito da língua e da cultura espanhola, por isso , tenho mta vontade de ir morar alguma dia na Espanha.Eu estou no terceiro ano e vou prestar vestibular pra odonto, dai com o tempo eu faria intercambio para Espanha. E dps, eu poderia morar lá? Como eu faço pra realizar esse “deseo”?
    Desde ja agradeço a atenção.
    Bjs,

    • Henrique,

      acho que o 1º passo é vc ver se a sua Universidade tem convênio com alguma faculdade na Espanha.
      Isso facilitaria muito a sua vida.
      Da uma procurada nas opçoes ofertadas pela Universidade onde vc estudar.

  20. Dayane disse:

    Olá Dany. Estou indo pra Madrid em outubro agora…mas, aquele friozinho na barriga, medo e insegurança já começaram aparecer. Estou bem certa do que quero, mas, como nunca sequer passei um mes fora de casa, estou um pouco ansiosa. Estou precisando e muito, de alguem que realmente conheça a vida em Madri, estou indo com meu noivo, que já morou ai por 3 anos. Trabalho com fotografia e cinegrafia, e gostaria muito de poder estudar. Ainda bem que encontrei seu blog, já li varios posts de pessoas com duvidas como eu. Se vc puder me ajudar, desde já agradeço, e parabens pelo blog. Um abraço!

    • Dayane,

      o frio na barriga faz parte e deixa a gente ainda mais cheia de expectativas. É bom! Nao fica achando ele ruim, nao.
      Bom, vindo com o seu noivo as coisas vao ser MUITO MAIS FACEIS pra vc. Ele vai poder te ajudar e muita coisa.
      Bom, eu estou fazendo MEstrado em Audiovisual. Tem umas escolas bem legais por aqui.
      Vou escrever um post sobre isso.
      E nesse meio tempo, estou por aqui.
      🙂

  21. Claus.. disse:

    Olá…gostei bastante de seu blog…além do que ver que vc responde a maioria das perguntas..rsrs…Pois bem…vamos lá..hehe..Esse ano foi meio difícil para mim, aconteceram coisas nao muito boas, mas como temos que seguir a vida, bola pra frente, e assim como muitos, meu pensamento é de viajar, e a Espanha é um dos lugares pretendidos, talvez o mais pretendido,rs…Estou indo pro ultimo ano de faculdade ( se Deus quiser..rs.)….faço Arte Visuais, ou seja, um ano pela frente para planejar isso, queria saber com quanto de dinheiro, fora a passagem, precisaria para ir , cidade seria Madri, e queria saber qto a empregos por ai, para estrangeiros, se há discriminação ou nos tratam normalmente…Há mais duvidas..rs..e vi que tem skype..posso adiciona-la?..assim tiraria mais duvidas e curiosidades..rs..durante esse tempo até me decidir…
    No mais…obrigado pelo blog..por ajudar eu e tantos outros a tirar nossas duvidas..e mostrar que esse caminho é possível, desde que enfrentamos os desafios e persistimos durante nosso jornada..e assim dias melhores virão…hehe…Beijos e se cuida

  22. Andréa disse:

    Oi Dany!!! O seu blog é fantástico!! Uma luz no fim do túnel! =)
    Estou encantada com a Espanha, já estive aí duas vezes. Meu pai e meus irmãos moram em Lleida na Catalunha, eles são argentinos de origem mas já possuem a nacionalidade espanhola há 20 anos, eu ainda não tenho. Como pretendo viver por lá, vou buscar todas as informações para tirar a minha também. Tenho um emprego bom no Brasil e bem estável, mas nada que não possa “abandonar”. Pensando racionalmente, acho que com essa crise a Espanha deveria ser o último lugar para onde um brasileiro deveria se mudar, até porque a nossa economia está cada dia mais fortalecida, mas sabe como é né, quando nos apaixonamos por um lugar e pelas pessoas que vivem lá é muito difícil usar a razão =).
    Seu blog me deu uma luz e me mostrou que apesar de toda a crise ainda há uma esperança de viver no lugar que amo e deixar o Brasil.
    O problema é que tenho 31 anos, não sou formada, porém estou fazendo um curso tecnólogo (superior), você acha que teria alguma chance de eu me estabilizar por aí? Acho que no meu caso facilita ter uma família aí como suporte e também para que eu não fique ilegal, o que acha? Sua opinião é super importante!
    Muito obrigada!!
    Mais uma vez parabéns pelo blog e por doar um pouco (muito!) do seu tempo para ajudar pessoas que tem um sonho parecido com o seu.

    Bjs
    Déia

    • Déia,

      compartilho todas as tuas ideias. Todas.
      E se é a minha opiniao sincera que vc quer, VENHA.
      A crise está cruel mas com grandes propensoes a melhorar.
      Acredito muito na Espanha e por isso acredito tb em vc se dando bem por aqui.
      Vc tem muitas vantagens que muita gente que vem (eu, por exemplo) nao tem. Aproveite isso!
      É uma mega vantagem.
      Claro que prós e contras precisam ser medidos, mas se vc ka pensou bem, pesou tudo e mesmo assim a vontade segue aí, venha!
      Estarei te esperando para uma café.

      Dany

      • Andréa disse:

        Oi Dany!

        Como você é atenciosa, respondendo tudo com muito carinho e riqueza de detalhes!! Parabéns por essa iniciativa e obrigada pela força! É tão bom receber essa energia boa de uma brasileira vivendo no país que eu tanto amo.
        Me espera para o café sim, pois quando eu for faço questão de te conhecer pessoalmente!!

        Uma beijoca carioca,
        Déa =)

  23. Carlos Henrique disse:

    Oi Dany,

    Adorei seu Blog, parabéns! Trabalho aqui no Brasil em uma empresa multinacional com sede na Espanha/Madri e tenho uma oportunidade de emprego na sede em Madrid, porém estou sinceramente na dúvida de me mudar (Eu, esposa e 3 filhos de 18, 14 e 3 anos), principalmente devido a crise e questões de educação para meus filhos (universidade e escolas de primeiro e segundo graus) além dos gastos com moradia e alimentação.

    Você poderia me dar uma idéia geral de gastos com moradia e alimentação mensal, bem como andam as coisas por aí com relação a educação e a famosa crise?

    Desde já lhe agradeço e um grande abraço.

    Carlos

    • Dany disse:

      Carlos,

      eu com emprego já estaria aqui.
      Seus filhos vao ter uma educaçao mais completa, vao poder viajar, conhecer gente de varios lugares, ter outra visao de mundo, aprender e praticar novos idiomas. Vao poder andar pela rua sem tanto medo de serem assaltados, nao vao precisar de carro pra se locomover… Sem falar no curriculo deles caso eles queiram voltar pro Brasil algum dia.
      A Espanha está sim em crise, mas você já vai ter emprego, entao nao pensaria duas vezes se estivesse no seu lugar caso seu salário valesse a pena.
      Mas é claro que você tem uma familia e a pergunta é: eles querem vir?
      Um apto alugado para 5 pessoas custa em média 1500€ ao mes no Centro. Mas é claro que em outros bairros um pouco mais afastadas do centro você encontra por 1.000€… 1.100€
      Eu, sozinha, gasto por mês entre 60€ e 100€ ao mes com supermercado.
      Veja se financeiramente seu salario consegue manter vocês e se vir pra espanha vai ser algo que vai fazer sua família feliz.
      Mas eu espero que sim.
      A vida de vocês vai mudar bastante. Mas vai valer a pena.

  24. Leandro Paiva disse:

    Ola.

    Parabens por este belo trabalho, que Deus possa te recompensar por todas as informaçoes que vc posta aqui.

    Eu estou noivo e pretendo me casar em 2012 (nao tenho filhos), as vezes penso em ir morar fora (Na Espanha que eu amo) pra sair fora dessa violencia fora de controle que encontra-se minha cidade (Vitória ES), quando eu tiro o celular pra atender dentro do onibus (em qualquer horario sempre lotado), as pessoas ja ficam observando se voce vai esquece-lo para poder pegar, e quando tem arma te rouba assim mesmo..

    Nao queria ir para ganhar dinheiro, e sim, pra viver em paz..

    Mesmo com toda essa crise, ainda é legivel a ideia de ir morar na Espanha ?

    Na sua opiniao, vc acha que essa crise é uma especulaçao ou realmente a Espanha esta caminhando para um subdesenvolvimento?

    Obrigado Por tudo!

    Leandro Paiva

    • Dany disse:

      Leandro,

      seguinte:

      A Espanha está em crise, sim! Muita! Quem me dera fosse só especulaçao.
      Eu penso como você e um dos motivos pelos quais eu quero viver aqui por muito tempo é a segurança que ainda existe por aqui.
      Acho que você poderia esperar um pouco mais e organizar bem sua vinda pra cá. Eu apóio, mas levo em consideraçao que você já vai ter uma bela mudança na sua vida que é o casamento. E vocês querem realmente passar por outra, que seria a mudança de país? Lembre que você vai enfrentar as varias dificuldades de estar longe da familia, dos amigos, da comida, o clime diferente, sem trabalho, sem dinheiro… Se achar que vale a pena e vai dar certo, entao ótimo! Eu repito: apóio. Tenho um casal de amigos que fez isso, casou e ela veio morar pra cá com ele. Deu certo!
      Ano que vem haverá mudança de governo e estamos todos com muita esperança de que as coisas melhorem.
      Entao de repente você pode esperar pra ver como se desenvolve a situaçao da Espanha e se organiza bem para vir.
      Que achas?

  25. Leandro Paiva disse:

    Vc tem razao!!

    Obrigado pelas informaçoes e opiniao, quem sabe um dia nao marcaremos um café? rsrrs

    Forte abraço, fique com Deus!

    Leandro Paiva

    • Dany disse:

      Espero que tudo dê certo, Leandro.
      Seja aqui, seja aí.
      Se for aqui, melhor. E a gente marca esse café certeza!
      Grande abraço.

      • Nilza Jakymiu disse:

        Dany,cheguei no seu blog porque procuro informações.Desejo viajar para Espanha, passar no mínimo um mês por lá. Tenho 55 anos e é minha primeira viagem para a Europa. Tenho algumas limitações e uma delas é que não falo/leio ou escrevo em inglês o que reduz alguns acessos as informações. Mas creio que me viro com o espanhol. Outra limitação é a grana. Por isso procuro possibilidades como a que você comenta acima sobre alugar apto em Madrid. Vi que estas falas forma postadas em 2010. Você pode me ajudar.
        Nilza
        30/06/2015

        30/06/2015

  26. Claus disse:

    Olá…gostei bastante de seu blog…além do que ver que vc responde a maioria das perguntas..rsrs…Pois bem…vamos lá..hehe..Esse ano foi meio difícil para mim, aconteceram coisas nao muito boas, mas como temos que seguir a vida, bola pra frente, e assim como muitos, meu pensamento é de viajar, e a Espanha é um dos lugares pretendidos, talvez o mais pretendido,rs…Estou indo pro ultimo ano de faculdade ….faço Arte Visuais, ou seja, um ano pela frente para planejar isso, queria saber com quanto de dinheiro, fora a passagem, precisaria para ir , e enquanto isso ir procurando algum trabalho, cidade seria Madri preferencialmente, e queria saber qto a empregos por ai, para estrangeiros, se há discriminação ou nos tratam normalmente…Há mais duvidas. e espero ir tirando-as.durante esse tempo até me decidir…
    No mais…obrigado pelo blog..por ajudar eu e tantos outros a tirar nossas duvidas..e mostrar que esse caminho é possível, desde que enfrentamos os desafios e persistimos durante nosso jornada..e assim dias melhores virão…hehe

    Abraços

  27. rosse llaveria disse:

    penso em me mudar para uma cidadezinha pequena na Espanha após a aposentadoria mas não tenho idéia do custo de imóveis e do custo de vida. Vc poderia me dar algumas dicas ou a indicação de sites ponde eu possa obter maiores informações?
    Grata

  28. Thays disse:

    Oi, eu vivo aqui em Espanha já faz 3 meses, em Villanueva del Pardillo, e quero procurar um apartamento para dividir em Madrid. Quem quiser o meu e mail é thais_costa93@hotmail.com

  29. moises.vieira disse:

    aconselha ir pa espanha uma pessoa com 22 anos mas com so 9 anos de escola? ( 9.ºano) ? abraços

  30. Elis disse:

    Adorei o seu blog. Eu e meu namorido, estamos pensando em passar um periodo de 3-6 meses na Espanha, com a nossa filha de 4 anos, queremos muito que ela já comece ter o gosto por conhecer o mundo, ter no sangue o gosto por cultura, viagens e nós estamos precisamos ferias para a nossa relação, tipo lua de mel. Eu vou “tocar” a minha empresa a distancia, já estou em teste. Preciso da tua ajuda para indicar se Madri é um bom local para criança, indicar um bom bairro para morar com um custo legal. Queremos aproveitar pra viajar, viver uma nova realidade, nos alimentar culturamente, e também pesquisar muito para a minha empresa. Vou abusar de você pedindo dicas e sugestões, pensamos em Barcelona. O que achas? Ah! vamos viajar a principio em junho/2012 e pensamos em ficar até outubro. Poderia me ajudar! E obrigada mesmo.

  31. angrei disse:

    ola
    vc sabe como funciona a parte cultural na espanha ? tipo teatro q é o meu seguimento, na realidade sou ator e vou para barcelona sou do teatro , tanto convencional como teatro de rua e queria uma força para saber , pois vou …ja esta fechado

  32. Débora disse:

    Ola
    Parabéns pelo blog, realmente é muito eficiente.
    Preciso de uns conselhos também…

    Acabei de me formar na faculdade e quero ir para Espanha com meu namorado
    para trabalhar e aprender a lingua. Tenho parentes em Vitoria Gasteiz
    e pretendemos ir para lá, já que temos esse suporte.
    Gostaria de saber o que acha da idéia, da cidade, da intenção, será que vale a pena?
    Dá pra juntar um dinheiro? Mesmo se for trabalhar de garçonete ou coisa assim?
    Em relação ao visto, supondo que eu vá com emprego arranjado, é possivel ficar legalizado lá?

    Obrigada desde já.

  33. Soninha disse:

    Dany,

    Gostaria de colocar uma questão: morei 20 anos em Portugal, tive 2 filhos lá,voltamos para o Brasil, estamos aqui há 6 meses, mas não estou gostando…..nada…acha que é complicado eu ir com meus 2 filhos, para a Espanha?(somos cidadãos europeus) Gostaria de uma cidade com praia…que cidades menores me aconselha, visto que iria eu e filhos, gostaria de um lugar calmo mas tb com boas escolas públicas.
    Obg e beijinhos
    Adoro seus comentários.

    • Dany disse:

      Soninha,

      cidade com praia… Hum… Alicante? Cádiz? A. Coruña?? San Sebastian?
      Eu indicaria o sul, por ser mais quentinho.
      No norte chove tanto… faz tanto frio…
      Mas Valência também é uma bela opção.
      No leste.
      Adoro!
      E as escolas públicas aqui são bem boas.
      Elas tem uma excelente fama.
      🙂

  34. Me chamo cida,
    Dany, por acaso caí no seu Blog. Que felicidade!

    estou na Alemanha desde 1989. Portanto, 23 anos!
    Falo o alemao fluente. Estou tirando o certificado do curso Superior da lingua alema. Gostaria de dar aula de alemao para estrangeiros.
    Acontece que fiz o caminho apartir de Léon, até Santiago de Compostela em 2010, e acbei me apaixonando pela Espanha!
    Estou indo mes que vem p/ caminhar mais outra etapa. Apartir de PaMPLONA!

    Gostaria de viver na Espanha num futuro bem próximo. Com o visto de permanencia na Alemanha+ continuo casado no papel com um alemao.(pretendo me tornar cidad alema) Minhas filhas sao formadas na alemanha e pretendem viver na alemanha. Eu Iria só para espanha…”com a cara e coragem.” Vc acha que serei aceita apenas pelo fato de ser casado com um alemao e possuir o visto de permanencia?
    Gostaria de trabalhar na àrea de turismo/ ou lecionar alemao para estrangeiros!
    grande abrazo

    • Dany disse:

      Cida,

      fiquei super feliz com seu comentário. Obrigada!
      Sem problema nenhum você por aqui: com a documentação que você tem você não vai encontrar problema nenhum. A Alemanha faz parte do espaço Schengen e isso já te dá grandes vantagens. Não precisa se preocupar além da conta.
      🙂
      Dependendo do seu trabalho e de quanto você for ficar, vai ser preciso ver os detalhes de documentação. Mas aí é um casa específico, mas de fácil solução.
      Espero que seus planos de vir pra cá continuem.
      E quando estiver por aqui, me avise.
      Um abraço,

      Dany

  35. erika nobre disse:

    dany eu joguei aq no google morar na espanha e cai aqui de para quedas amei seu blog lindo com varias dicas amei de mais voce é um anjo desfarçado aqui na terra nunca vi alguem falar tão bem dai de fora só vejo que esta em crise ,crise crise menina voce é maravilhosa por dar tanta dica e boa pra todos bom eu tenho minha cidadania eu e minha irmã sou casada e ja tenho livro da familia ja tenho passaporte estou aguardando a certidão das minhas filhas agora pra tirar todos os passaporte delas espanhol e brasileiro bom eu quero muito saber sobre o tal do dni todos estão falando que deve marcar cita antes de ir para a espanha mas ja sei que devo pedir 1 certidão literal para emissão de dni com validade de 6messes mas tenho umas perguntas quero ir para a espanha com um dinheiro na mao ,mas sera que posso abrir uma conta aqui e poder movimentala ai na espanha ..ou uma coisa nao tem nada a ver com a outra to com duvida mesmo um bom lugar pra se morar com o clima de calor sem muito frio perto da praia seria maravilhoso com boas escolas perto para minhas 2 filhas de 9anos e de 4anos tbm
    peço q me adicone no msn quero muito ter sua amizade o meu é erikapiu-piu@hotmail.com bjs te aguardo

    • Dany disse:

      Erika,

      amei muito seu comentário. Demorei pra responder mas faço com todo o prazer do mundo.
      Vamos lá:
      1. o período de 6 meses que você tem pra pedir o DNI está certo. É um processo diferenciado pra você que é casada e tem um outro tipo de documentação. Pedir a cita ainda no Brasil te adianta um pouco as coisas, mas pedir estando aqui não te causará nenhum problema.

      2. A conta corrente estando no Brasil você pode movimentar sem problema nenhum daqui, mas o ideal mesmo é que você abra uma conta na Espanha quando chegar porque você vai precisar pra quase tudo por aqui. Desde a academia até os boletos de cobrança, tudo isso vai direto pra conta corrente. E aí vai precisar ser uma conta espanhola. Mas não se preocupa que abrir uma conta no banco aqui é fácil e pode ser feito inclusive só com o passaporte.

      3. Bom, se você quer morar perto da praia já define mais a área. Eu indicaria a regiao valenciana, que é linda, e em todos os climas com a vantagem de ser perto da água. E também a Andaluzia, que é linda, linda. Sevilha, Cádiz, Granada, Valência são excelentes opções.

      Espero ter ajudado. Não uso muito msn, mas já estou te adicionando.
      Bjs,

      Dany

  36. Erick Santos disse:

    OI Dany,
    Me chamo Erick, cheguei em Madri sexta-feira e fico até Dezembro, vou estudar na Universidade Complutense, na area de conservação de arte. confesso que estou um pouco confuso sem saber bem o que fazer, estou proocurando um “piso para compartir” que tem sido muito dificil. Fui aceito no curso muito em cima da hora e não consegui me organizar. Não sei bem o que fazer, como proceder e nesses primeiros dias me senti o cara mais solitário do mundo rs No sabado vi um quarto no apartamento de uma senhora bem perto do metro Arguelles, me pareceu interessante, lá vive um estudante colombiano e a senhora é bem simpatica, como não posso pensar muito mais, acho que vou ficar por la, um apartamento bem antiga, o que temos pra esse primeiro momento, estou em um hostel até hoje e ja não posso gastar muito com hospedagem. Me dê uma direção rsrs Ah! ja tenho telefone aqui rsrsr Beijo! Erick ericksantosdjesus@gmail.com

    • Dany disse:

      Erick,

      desculpa não ter te respondido antes. Queria ter podido te audar mais.
      Afinal, o que você resolveu? Como ficou a decisão de onde morar?
      Espero que as coisas tenham dado super certo.
      Arguelles é um ótimo bairro para se morar. Tenho um carinho especial por esse bairro.
      Vai me contando de como vão as coisas com vc.
      E não se preocupa que esses dias de solidão são normais, necessários e diminuem muuuuuito ao longo de tempo.
      Prometo.
      Bjs,

      Dany

      • Erick Santos disse:

        Oi Dany,
        Obrigado!
        Estou em Arguelles e gostando viu, é bem perto da Universidade, dá pra ir a pé
        pelo parque. O metro é bem perto da pra ir para outros lugares da cidade.
        Assim começo minha vida em Madrid, bem tranquila rs

      • Erick Santos disse:

        Ah! Outra coisa rs
        Tenho o visto de estudante, agora preciso tirar um outro visto né? Onde fica e como faço? Você acha que preciso fazer uma conta bancária aqui? é dificil? Obrigado!

  37. Helrry disse:

    Olá Dany, fiquei bastante fascinado pelo seu blog, parabéns. Pretendo ir a espanha, porém não sei de nada, meu interesse maior seria trabalhar, porém legal, ir e vir nos períodos estabelecidos. Gostaria muito que você me desse uma dica de como conseguir emprego, e se conhece alguma comunidade brasileira na espanha, e se torna muito dificil manter o contato com os espanhois sem dominar a lingua.
    Grande abraço.

    • Dany disse:

      Helrry,

      A Espanha continua em crise mas depende muito da área na qual você atue e o que você está disposto a fazer como modo de vida.
      Espanhol é essencial, né? Afinal eles não entendem português aqui. Mas é uma questão de estudar um pouco e se dedicar até você aprender o idioma. Não tão dificil assim.
      🙂
      Aqui tem muitos brasileiros e conhecer gente de várias partes do Brasil não vai ser difícil.

      Dany

  38. Cash disse:

    Oi Dany. Primeiramente, quero te dizer que admiro muito o seu blog. Se ir para a Espanha significa encontrar pessoas como voce ai, estou pronta! Sou brasileira casada com ingles. Temos uma filha de 6 anos. Moro no norte da Inglaterra ja fazem 10 anos. Ate hoje, luto todos os dias para me adaptar. Faz muito frio aqui, o sistema de saude e pessimo. Ver um especialista aqui e somente em casos mais serios de saude. O que nos mantem aqui ate hoje e o emprego do meu marido que e bem remunerado. Gosto muito de Madrid e gostaria de vender a minha casa e imigrar de vez para a Espanha. Sinto muito medo de nao me sentir em casa como ate hoje nao me sinto na Inglaterra. Gostaria de saber sobre os condominios fechados do norte e noroeste de madrid. Sabe se os condominios e os impostos sao muito caros? Existem escolas publicas nestas ‘urbanizaciones’? Acha que o estilo de vida espanhol e bem parecido com o estilo de vida do Brasil? Obrigado
    Cash.

    • Dany disse:

      Cash,

      fiquei muito feliz com seu comentário. Vale a pena escrever se é pra ler coisas assim.
      Os condomínios em geral são até mais baratos, sabia?! Porque como estão um pouquinho afastados, o preço acaba sendo menor.
      E ainda oferecem mais qualidade de vida, principalmente para famílias, como é seu caso. Há escolas públicas por ali sim. Elas não ficam só no centro, não.
      O estilo de vida espanhol é parecido com o brasileiro porque são animados, gostam de comer e beber bem, procuram fazer vida fora de suas casas e estão sempre rindo e falando muito. Mas claro que possuem muitas diferenças e essas diferenças são bem notadas. Mas como tudo na vida, é uma questão de adaptação.
      Apesar de tudo, tenho certeza que você vai gostar muito muito de viver aqui.
      Estou torcendo pra tudo dar certo.

      Dany

  39. graspirandelli@hotmail.com disse:

    Oi Dany!
    Estava buscando algumas informações sobre Espanha e Portugal quando encontrei seu blog. Como é bom saber que existem pessoas prontas para mostrar suas experiencias e ajudar os outros!!
    Fui convidada para participar de um processo de seleção para bolsas de estudo no exterior. O valor da bolsa é de 870 euros mensais e 70 euros de auxilio medico, mais 1300 euros de auxilio instalação. A bolsa tem validade de no maximo um ano. Os países que posso escolher são Espanha e Portugal, devido ao idioma. Gostaria de saber se é possível uma estudante morar sozinha aí na Espanha com 870 euros mensais. O que vc me diz??

    Obrigada.

    Bjss

    • Dany disse:

      Rapaz, eu geralmente indico 1000 euros ao mes para viver sem muito aperto e poder viajar de vez em qdo.
      Mas claro que isso varia de acordo com a qte de gastos pessoais e o aluguel que você paga.
      Acho que de esse valor te cobre caso você esteja disposta e saiba controlar seus gastos.
      Há lugares para alugar (quartos em aptos divididos) que te custam 300€ por mês.
      Mais uns 100€ de supermercado por mês e te sobram pra outras coisas.
      🙂

      Dany

  40. Izabela disse:

    Oi Dany, tudo bem?!
    Tenho uma dúvida…quando fazemos a pareja de hecho aqui na Espanha, como fica o status civil no Brasil? Pergunto isso, porque minha mãe vive nos EUA e deve aplicar p meu greencard em breve, mas eu estou aqui na Espanha estudando e tenho um namorado espanhol e estava pensando em fazer a pareja de hecho para ficar aqui por mais um tempo, mas preciso saber antes se isso afeta meu status lá no Brasil. Outra coisa, para fazer a pareja de hecho precisamos estar morando juntos??
    Obrigada de antemão e parabéns pelo site!

  41. Livia disse:

    Ola,adorei o blog e as dicas.Moro nos EUA,tenho residencia Americana ,e so serei cidadã no meio desse ano ainda,estou planejando ir a Espanha em maio,mas estou com mt medo de ser barrada por conta dessa coisa toda aí com os brasileiros,será que com documento americano eu nao terei problema,já entrei em países tipo México que exige vistos de brasileiros só com meu documento daqui,mas como cada pais tem sua legislação nao sei como será aí,pode me ajudar?

  42. Paula R. disse:

    Ola Dany, primeiro gostaria de parabeniza-la pela iniciativa e pela riqueza de detalhes e informações com que completa o seu blog.
    Ando pensando seriamente em morar na Espanha, mas existem algumas questões que estão me preocupando. Primeiramente com essa questão toda de reciprocidade acho q ficaria mais fácil entrar na espanha pela inglaterra ou pela frança, não sei! Acha que é dificil entrar direto na espanha? Estou pensando em ir somente com visto de turista e tentar um trabalho quando eu chegar. Ouvi muitas coisas sobre eles terem um pouco de preconceito cm as brasileiras, ja que infelizmente muitas delas vão praí atras da prostituição. Será que é dificil entrar como turista eu e uma amiga? Por outro lado não vejo que será muito dificil pois já temos um histórico de viajantes, já que fomos 3 vezes para os eua e para a nova zelandia.
    Eu estava fazendo work experience cm essa amiga nos estados unidos e faz 1 semana que voltei para o Brasil e por conta disso tive que trancar minha faculdade de turismo esse ano e pensei em ir para Espanha morar e conseguir um dinheiro para fazer uma eurotrip cm essa amiga. Ela conhece um amigo que pode nos ajudar e mora em Benidorm e eu tenho um amigo que mora em Barcelona. Pensamos em ir morar cm um deles e tentar conseguir um emprego msmo sendo ilegal. Conhece essas cidades? Tem alguma recomendação?Tem tmb a opção de transferir meu visto de turista para estudante estando na espanha ou vc acha q é melhor tentar sair cm o visto certo daqui do Brasil? Não sei ao certo a diferença de valor entre essas duas opções mas acho que seria talvez uma boa sair cm isso já resolvido daqui, até pq facilitaria minha entrada, né? Estamos pensando em ficar pela espanha por uns 6 meses e viajar por uns 2…vc acha que conseguimos dinheiro suficiente? Queriamos trabalhar em restaurantes e hoteis já que nosso espanhol é muito pobre e estamos com o inglês fresco. Precisamos mostrar o dinheiro quando chegarmos na espanha? Como eles controlam isso?
    Ai, sei que foram muitas perguntas e pode ser meio confuso, mas espero que tenha entendido a idéia.
    Muitissimo obrigada pela atenção!
    Paula

  43. Débora disse:

    Ola Dany, parabéns pelo seu blog. Tenho esclarecido muitas dúvidas.

    Bom, me formei na faculdade no Brasil e pretendo ir para Espanha para me aprofundar na língua, porém com isso terei que trabalhar para me sustentar. Tenho parentes em Vitória Gasteiz, e provavelmente é pra lá que eu vou. Queria saber da sua opinião sobre isso, dicas de como entrar no mercado de trabalho na Espanha, para qualquer função, pq embora me formei em quimica, estou indo para trabalhar em qualquer coisa, pelo menos no inicio. Vc acha possível conseguir algo com essa crise toda?
    Outra dúvida é sobre a homologação dos meus estudos. Pesquisei como fazer, mas estou insegura, queria uma ajudinha sobre isso também…

    Obrigada desde já Dany, é bom saber que temos esse suporte como você. Beijos.

    • Dany disse:

      Débora,

      emprego fácil, fácil, nunca é, né… e não minto pra vc, aqui ainda está complicada a coisa, mas sempre tem ofertas, apesar de o salário não ser dos melhores. Eu sempre recebo várias ofertas por email, por exemplo.
      Resumindo? nâo desista antes de tentar. Você só vai saber qdo procurar.
      Não deixe que isso mude seus planos, ok?

      Qto a homologação de documentos, é um processo detalhado, que envolve as universidades do brasil, reconhecimento de assinaturas de quem assinou seu diploma no brasil e aqui. Mas cada universidade espanhola exige coisas diferentes. A minha por exemplo, nao exigiu tradução de documentos. Outras, onde estudara, alguns amigos, sim.
      Eu posso te dizer o que tive que fazer (assunto pra mais um post) mas o ideal é você conversar com a secretária da sua Uni.

  44. rosse disse:

    Olá,
    Tenho dupla nacionalidade (brasileira e espanhola) e com a aproximação da aposentadoria, penso em me mudar para a Espanha. teria alguma preferencia pela Catalunha mas na verdade, procuro cidades pequenas, proximas a um centro um pouco maior, se possivel perto da costa. Vc tem alguma sugestão ou pode me indicar onde procurar esse tipo de informação?
    Grata
    Ab

  45. Francine disse:

    Adorei este blog.
    Preciso de uma informação: consegui comprar bilhetes de trem no site da RENFE, poré não consigo descobrir se tenho que validá-los antes de entrar no trem. Vc tem esta informação? não tem código de barra no bilhte da internet…obrigada. Francine.

    • Dany disse:

      Francine,

      comprando pela Renfe, você chega 40 mina antes do trem sair e vai em alguma das várias máquinas espalhadas pela estação e retira seu bilhete.

      É bem rapidinho. E aí com o bilhete em mãos é só ir direto pro portão de embarque.

      Ah, boa viagem!

      Dany

  46. Nicole disse:

    Oie! achei muito interessante seu blog. Legal!
    Na verdade queria saber umas informações sobre as universidades! Você sabe me informar qual Universidade se destaca (em toda o país) no curso de Farmácia? Obrigada

  47. evelee sthefanny disse:

    adoreei todas as dicas sou loka por espanha .. Tenho muita vontade de morar e fazer uma facudade de arquiteta e nao quero gastar muito la para quando eu voltar nao tar numa pindaiba.. Meus pais me ajudam mais nao me dao tudo. Eles acham legal eu morar la. Mas tem um pouco de medo! Obrigada beeijos..

  48. erika nobre disse:

    querida amo todas as suas materias sobre espanha , sabe ja te considero como uma amiga que mora ai na espanha ,,,,querida amiga danny escrevo com muita alegria para lhe contar que se deus quizer minhas 2 irmãs estarão ai na espanha , em tenerife esse mes de junho …querida foi com muita luta e esforço que essa minha irmã conseguiu juntar todos os documentos para conseguirmos nossa cidadãnia espanhola para 7 irmãos sendo que só 4 querem ir para espanha .venho aqui postar tudo isso porque sei que voce fica muito feliz com as conquistas de todos que te seguem fielmente aqui sou uma delas querida …..bom espero para saber mas novidades suas aqui linda ,,,bjs

  49. Maria disse:

    Olá Dany,
    Fiquei encantada com seu blog. Parabéns!
    Bem, minha situação é a seguinte recebi a oportunidade de fazer mobilidade na Espanha, no entanto fiquei meio preocupada devido o valor mensal ofertado de 870 euros, acrescidos de um mil e trezentos euros de auxílio instalação e 70 euros mensais de seguro saúde. Vi um comentário anterior de alguém na mesma situação que eu. Mas a minha preocupação é se dá realmente de viver bem, sem mordomias, visto que pertenço a uma família humilde no interior do Maranhão e sou acostumada a certos apertos rsrsrs, não pretendo viajar, nem frequentar lugares de lazer com frequência, gostaria mesmo de ir até Espanha me dedicar exclusivamente aos estudos. Escolhi a Politécnica de Madrid, você sabe alguma informação sobre ela? Qualquer nova informação me será muito útil.
    Desde já obrigada e mais uma vez parabéns!
    🙂

  50. Renata disse:

    Ola danny …nossa estou adorando seu blog…è o màximo…bueno..sou do Rio e cheguei na España tem 5 meses e alguns dias… vim com meu namorado que conheci no Brasil e que è espanhol, estamos em processo de casamento e como demora nossa…porèm nao fiz muitas amizades aqui porq ainda nao falo bem o español….deve ser porq a minha maior cônvivência è com o meu namorado que apesar de ser español insisti em sò falar português comigo entonces fazer o que nè…mas gostaria muito de encontrar com brasileiros aqui …nossa como sinto falta …atualmente estou em Madrid(Mostoles) …e a maior parte das vezes que saio è com ele e seus amigos, eu curto porèm creo que me falta a companhia brasileira …imagino que a sua vida deve ser uma correria mas quando puder marcar para um cafè vou ficar muito feliz…me add nakatamoura@yahoo.com.br(email e msn) ..Um Beijo e te desejo tudo de bom aqui na España …tù pareces uma pessoa magnifica…continue assim…
    un saludo

  51. Mathias disse:

    Olá Dany. Parabéns pelos textos. Estou indo fazer uma parte do meu doutorado em Madrid (Universidad Autonóma, região norte) em setembro (fico seis meses). Tens alguma dica de como devo fazer para alugar apartamento? Obrigado e parabéns mais uma vez.

  52. wagner disse:

    ola gostaria de saber si é dificio para conseguir servisso na espanha moro em sao paulo e queria estar indo para espanha tertar uma nova vida como faço

  53. erika nobre disse:

    ola querida dany eu e minhas irmãs estamos muito felizes por voce
    querida amiga , gostaria de pedir uma ajuda em como conprar passagem aerea para espanha tipo são paulo tenerife para dia 30/06

    • erika nobre disse:

      ola querida ja conseguimos as passagem e fica uma dica aqui
      viaja.net melhor saite de compra de bilhete pagamos 4,666,80 os bilhetes de 2 passagens para tenerife para o dia 2/08/2012 muito felizes depois de muita busca de valores achamos essa foi um grande achado mesmo as 2 nesse valor só por deus mesmo ……

  54. Alexandre disse:

    Olá Dany !!!!
    Gostei muito do seu blog . Parabéns !!!!!
    Sou neto de espanhol e gostaria de saber se isso me facilita a dupla cidadania . Fiquei sabendo que até o fim do ano passado , entrou em vigor uma lei chamada Lei da Memória Histórica . Só que foi até o fim do ano , e fiquei sabendo depois que tinha terminado o prazo .
    Você sabe se ainda tem algo que me facilite a entrada ?
    Vlw !!!!

    • Dany disse:

      Alexandre,

      realmente essa lei já não funciona mais.
      Já não se pode mais pedir cidadania se não for filho de homem espanhol.
      Se for mãe, também não vale.
      Agora sendo neto de espanhol (homem) se vocÊ morar 1 ano legalmente na Espanha você pode dar entrada no pedido de cidadania por hereditariedade.

      Dany

  55. erika nobre disse:

    anda sumida cade voce moça ……………sim mas respondendo a sua pergunta nao sou eu são 2 irmãs que estão indo para tenerife por um tenpo pra levantar uma grana e achar um bom lugar na peninsula para eu enfim com o meu ,marido e 2 filhas irmos morar de vez em espanha querida um grande beijo ,,,,,,,a voce sumida ,,,,,,,

  56. roberta drummond disse:

    necessito de uma sugestão sobre a melhor forma de procurar trabalho na Espanha para quem viaja com visto de estudante.

  57. Rodolfo disse:

    Oi Dany,
    vou para a Espanha ano que vem (2013) para fazer parte do meu doutoramento. Ficarei 6 meses. Gostaria de saber se pode me ajudar em como me estabelecer. Valor de aluguel, se tem casa de estudantes, se consigo arrumar algo para dividir antes mesmo de chegar etc. A bolsa é no valor de 1200 euros por mês. Você acha que é suficiente?
    Aguardo retorno.
    Abraços.

  58. Alexsandra Reguera Soto disse:

    Olá Dany adorei seu Blog parabéns! Muitas informações importantes para quem quer sumir do Brasil!rsrs
    Eu e meu marido temos cidadania espanhola, estamos planejando ir embora para Madrid no final deste ano. Meu marido é dentista e entrou com a homologação do diploma no Consulado Espanhol mas está demorando, já faz quase 1 ano, ele é epecialista em atendimento de paciente oncológico.Você conhece algum dentista por ai?
    Até breve,
    Alexsandra Soto

  59. Alexsandra Reguera Soto disse:

    Dany,
    acha que teremos dificuldade em conseguir emprego? Sou advogada aqui no Brasil mas em Madri terei que buscar outras alternativas de trabalho. Estamos indo com uma reserva de dinheiro para 1 ano sem apertos. Abraços

  60. Bianca disse:

    Oi tudo bem? Queria saber o melhor bairro pra morar…
    Grata!

    • Dany disse:

      Bianca, essa resposta depende de muita coisa. Você vem estudar… vem sozinha… quer morar perto da faculdade… prefere lugares calmos… mais agitados…O mehor bairro pra mim pode não ser o melhor bairro pra vc.
      Eu por exemplo prefiro morar no Centro de Madrid. Vou organizar um post falando sobre isso pro blog.

  61. erika nobre disse:

    querida e cara amiga ja te considero assim rsrs
    então graças a deus as minhas irmãs estão ja ai na ilha canarias
    elas estão a procura de serviso , humildes mesmo de faxina qualquer coisa mesmo queria uma ajuda sua assim , voce conhece algum lugar pode ser em qualquer parte da peninsula que prescisa de 2 mulheres com a cidadania para trabalhar ? porque sei que tudo é indicado neh querida aguardo sua ajuda muito obrigada desde ja

    • Dani disse:

      Olá Dany ! De tendo todos os. Documentos para revalidação de diplomas em mãos , gostaria de saber para aonde devo direciona-los ??? Ou ainda um passo-a-passo para conseguir revalidar meu diploma , aí na Espanha ? Sou advogada e gostaria muito de poder morar , trabalhar e fazer um Master em Madrid !!!! Obrigada !

      • Dany disse:

        Dani, esse eh um
        Processo super chato porque eh burocrático. Pra vc que é advogada vc teria que estudar matérias que o ministério de educação aqui possa acreditar como essenciais, porque claro, a lei muda de pais pra pais. Seriam, pelo que já li,
        Cerca de 3 anos de estudo.
        Amanha converso com uma amiga advogada
        Aqui
        E tento ver os detalhes.

        Bjs,

        Dany

  62. FERNANDA disse:

    OLÁ TUDO BEM, NOSSA ESTOU MUITO FELIZ DE TER ACHADO ESTE POST, POIS TENHO ALGUMAS DUVIDA , SERÁ QUE VC PODERIA ME AJUDAR? BOM VAMOS A ELAS…ESTOU DE VIAGEM MARCADA PARA POZO DE GUADALAJARA, CIDADE QUE MINHA MÃE ESTÁ MORANDO POR CERCA DE UM ANO, GRAÇAS A SUA DUPLACIDADANIA ESPANHOLA, ELA ESTÁ SUPER REALIZADA APESAR DA CRISE DIZ QUE NÃO VOLTA PARA O BRASIL, ESTOU INDO PARA CONHECER E PASSAR AS FESTAS DE FINAL DE ANO COM MINHA MADRE, SÓ QUE ESTOU COM UM DESEJO MUITO GRANDE DE MORAR COM MINHA MÃE, SOU MÃE SOLTEIRA E TENHO UM FILHO DE 4 ANOS, PENSO EM DAR UMA EDUCAÇÃO DIGNA PARA MEU PEQUENO, SÓ NÃO SABEMOS COMO ESSE DESEJO POSSA SER REALIZADO, SE TENHO CHANCES DE MORAR COM MINHA MÃE.
    DESDE JA AGRADEÇO!E AQUARDO!

  63. Vera disse:

    Bom dia Dany, Assim como outras pessoas caí aqui de paraquedas e adorei ver como vc responde para todas as pessoas com carinho. Bom o meu negócio é o seguinte: vou me aposentar no ano que vem (sou funcionária pública) Como vivo sozinha aqui em Brasília, estou pensando em morar na europa quando me aposentar. Pelo menos fico mais perto dos outros países já que gosto mujito de viajar.rsss. Acredito que com meu salário eu possa viver aí. Não pretendo trabalhar. Já pensei em vários países, mas como não falo outras línguas, acho que a Espanha será melhor. É possível viver aí ? Que tipo de visto tenho que ter? bjs Vera

  64. Vera disse:

    Oi Novamente, postei um comentário mas não sei onde foi parar.rsss
    Estão por ordem de entrada? Como faço para saber a resposta. Sei que vc não tem tempo para responder pessoalmente, mas vou deixar meu e-mail: veramonteiro@hotmail.com
    Como disse ants vou me aposentar em 2013 e penso em morar na europa. Acho espanha melhor porque sei um pouco da língua. Vou sozinha e não precisarei trabalhar. Gosto de lugar calmo e com clima agradavel, principalmente detesto o calor. bjs Vera

    • Dany disse:

      Vera, li seu outro comentário, já esta no blog. Assim que sentar no computador, te respondo, prometo.
      Seu caso eh tranquilo. Jejeje
      Bjos!

    • Celia Vega Miziara disse:

      Vera,
      Também tenho planos de morar um tempo na Espanha. Sou aposentada, tenho nacionalidade espanhola e penso que seria bom ficar baseada um tempo na Espanha para conhecer outros países da Europa mais facilmente. Penso em morar em Cadiz por ser litoral como o Rio, onde moro atualmente, e creio ser mais barato que a capital. Poderíamos trocar informações com a assessoria da Dany. Se você permitir, te enviarei um e-mail para trocarmos idéias a respeito, OK? Abs,

      Celia Vega

  65. roberta drummond disse:

    olá, gostaria de saber como faço para obter o NIE espanhol , estou indo viajar para Barcelona com o visto de estudante. Vou viver em um piso compartido.

  66. Belo espaço. Inteligente e criativo.
    Estarei por aqui sempre para buscar informações e me atualizar.
    Sua comunicação flui facilmente deixando-nos à vontade.
    Gostei muito do estilo do blog e vou trabalhar para o meu, que está recem inaugurado, ter a mesma qualidade.
    A propósito, dê-me a honra de sua visita. Necessito de colaboração, críticas e sugestões. Elas serão bem-vindas.
    Sempre que puder estarei participando com sugestões, caso entenda serem pertinentes e construtivas.
    Sucesso sempre, foco contínuo.
    Forte abraço.
    agamenonplait.blogspot.com

  67. Patrícia disse:

    Oi Dany,

    Adorei seu blog tb!
    Gostaria de umas dicas, estou indo fazer intercâmbio ai em março, e estou procurando um lugar para ficar que seja bem em conta..queria gastar no máximo uns 300 euros por mês de aluguel….você sabe onde posso encontrar? Se por jornal ou algo assim? Pode me dar as dicas do jornal? Queria dividir tb..talvez se conhecer alguém que queira dividir seria legal, fico só até final de junho…e qual bairro me sugeres? Minha faculdade na verdade é a UEM (universidade europeia de madri, fica em Villaviciosa de Odon, mas sei que leva em torno de uns 30 min para chegar lá morando em Madri…oq me sugeres? Conhece alguém que queira dividir apto ou anúncios?

    Obrigada.
    Patrícia

  68. Zenaide de Camargo disse:

    Oi Dany! Tudo bem?
    Vivo na Espanha e tenho um negócio on line , vendo para o Brasil.
    Vc conhece alguma forma de cobrar em real e poder receber aqui em euros pagando tarifas baixas?
    Atualmente utilizo a conta da minha filha lá no Brasil, mas a wester Union , é muito cara para enviar o dinheiro de lá para cá.
    Obrigada!
    Abraços desde Galícia!

    • Dany disse:

      Zenaide, então, vou te dar uma opinião super pessoal, porque é o que eu faço: Visa Travel Money. Depois de comparar varias tarifas, pra mim essa é a forma mais facil e amis rápida e com menos taxas.

  69. gabriela garcia disse:

    Olá, sou protuguesa e estava a pensar mudar com a minha família para Madri. Apesar de também ter crise aí, a nossa é muito pior, e além disso eu e o meu marido, fomos aí em Agosto de férias e ficamos apaixonados pela cidade e pelo estilo de vida. A nossa ideia era abrir um negócio de bijuterias, que é o que temos cá, eu trabalhar com unhas de gel e depilações. Gostaria de saber se esses negócios têm potencial aí, e quanto ronda uma renda de uma loja para comércio, que poderia ser pequena, mas bem localizada. Sou licenciada em turismo, falo português e inglês, e seria também uma hipótese se arranjasse emprego, trabalhar por conta de outrém e o meu marido ficar no negócio. Poderia dar-me algumas dicas e ajuda? Estamos a pensar ir aí passar uns dias para dar uma vista de olhos a lojas e casas e tentar saber os trâmites para abrir um negócio. obrigada

  70. Marcos disse:

    Dany,
    Eu e minha esposa voltamos da terra do tio Sam ha dois anos e ainda nao conseguimos nos adaptar aqui no Brasil. Temos um filho, Matthew, que nasceu na America. Estamos decididos a sair do Brasil, e estivemos pesquisando outros lugares… a Espanha nos parece uma boa opcao. Mas me conte… nosso filho vai poder estudar por ai? E como fica o aspecto “saude”? Quanto ganha um cabeleireiro por ai? Eu e minha esposa somos cabeleireiros! Quanto ao custo de vida, vc acha que se eu e minha esposa conseguirmos trabalho, conseguiriamos pagar aluguel e nos manter? Aguardamos ansiosos suas respostas! Sucesso!

  71. Dany eu gostaria muito de saber como faço para passar um ano trabalhando e estudando em Madrid ou em qualquer cidade da Espanha. Sou formado em Letras-Es pela UFT. Gostaria de dividir aluguel

  72. lucas viana disse:

    Primeiramente Parabéns pelo site, muito bem feito, com acessibilidade a quakquer pessoa. Tenho uma micro-empresa de bombom, e gostaria de vender ai, vc acha viável? posso vender na rua? tenho q pagar muito imposto? Vc acha que eles me dão visto para este serviço? Desde já agradeço a atenção, e aguardo respostas.

  73. Tatiana disse:

    Olá Dany,

    Quero ir morar na Espanha no ano que vem. Tenho uma filha de 8 anos e gostaria de saber o que tenho que fazer para validar os estudos dela e se é possível colocá-la numa escola pública. Temos a cidadania espanhola, portanto acredito que ficaria mais fácil não? Outra coisa que gostaria de saber é como encontrar apartamento, se é muito complicado ou não. Te agradeço e parabenizo pelo blog que achei fantástico.
    Bjs
    Tati

  74. Inaiá disse:

    Olá Dany, gostei muito do seu blog e como outros já escreveram…eu e meu marido estamos querendo sair do Brasil pro inúmeras insatisfações, mas temos nossas dúvidas..tenho 1 filho de 5 anos e a nossa preocupação é com escola, saúde e segurança…isso já ví que na Espanha dá de 10 no Brasil…mas a minha dúvida, estou tirando meu passaporte espanhol(meu avô paterno era espanhol), mas meu filho e meu esposo não terão…isso dificulta para alugarmos uma casa??? Gostaria de saber tb …sou farmacêutica aqui, consigo algum trabalho nessa área lá(após adaptação do diploma e curso lá)??qual região é mais quente para se morar??

    Desculpe tantas perguntas, mas estamos MUITO decepcionados com o Brasil e queremos MUITO sair daqui!!!

    Obrigada
    ABS
    Inaiá

  75. Flávio disse:

    Olá, tudo bem?, vc que está na Espanha acho que seria o mais competente a dizer, penso em me mudar daqui a algum tempo (em no máximo 5 anos), comprar um ap (sitio) perto de Vigo, orense…lá pra cima, rss, tenho dupla cidadania, já Daniela, minha mulher não, vou com ela e mais dois filhos (18, 9)… só não sei se compro um ap na cidade costeira, ou mais pro interior, ou mais perto das indústrias ou comércios, pois temos que pensar no emprego, …escolas…ela é enfermeira e eu trabalho com internet…sinceramente estou pensando como começar a vida lá… (aqui em SP capital/ Brasil não dá mais faz tempo…). O que acha e sugere?

  76. andressa disse:

    oii dany, estou perto de completar meus 18 anos e gostaria muito de morar na Espanha, queria saber quanto preciso em média para me manter ai ate conseguir um emprego, e também gostaria de saber em relação a faculdades… se consigo ter permissão para cursar em alguma faculdade publica.

  77. wagner disse:

    ola, estou mudando daqui a 20 meses, infelismente não da mais para viver no brasil devido a guerra que se instalou aqui, minha tendencia e barcelona pois estivemos en jan14, porem estou muito enplgado com solsona vc acha que com 12 mil consigo viver bem

  78. wagner disse:

    ola , muito boas as suas dicas, estivemos na Espanha em jan14 , e adoramos fomos de em varias cidades, e ao chega da terra de vera cruz percebemos que realmente não e ruim com dizem alguns, pois não notei muita diferença de preços , pois a cidade onde vivo e uma das mais cara do mundo(guaruja-sp), bom vamos ao que interessa, consultei um especialista sobre adquirir cidadania , devido minha esposa ser descendente de espanhois porem o valor cobrado foi de 4800 euros, onde ele alega que solicitaram o empadronamento etc.. , pretendemos morar talves em barcelona, sevilla ou um povoado menor no distrito de lleida. vc pode me fala algo a respeito? obrigado

    • Dany disse:

      Wagner,

      esse valor – super caro, por sinal – deve ser referente aos serviços dele, porque coisas como o empadronamento, por exemplo, não custam nada. Se você está no Brasil, esse valor talvez represente todos os processos nos quais ele vai dar entrada estando lá. Mas você mesmo poderia dar entrada no processo através do consulado no Brasil. O processo todo para que você e sua esposa finalmente se legalizem é demorado e exige um par de documentos legalizados, mas não é caro desse jeito.

      Dany

  79. Flávio disse:

    Wagner, olá
    Como sua esposa, também sou descendente, sou filho, e a pouco (há 30 dias atrás) dei entrada e já peguei meu passaporte espanhol, …eu e minha esposa vamos morar lá daqui a alguns meses…minha esposa precisa estar reconhecida como esposa de um espanhol, meu matrimônio precisa ser reconhecido na Espanha para que eu possa leva-la e morar lá com ela, …depois de um ano morando, ela poderá tirar a cidadania, essa é a rotina…é só pegar a papelada (Registro de Matrimônio) no consulado e enviar para o Itamaraty – Brasília via correio, depois a papelada volta e dá entrada no consulado espanhol novamente,…por favor não pague 5.000 euros pra ninguém!, acho desnecessário!, até porque todo trâmite você precisa fazer pessoalmente no consulado e assinar você mesmo e ela! Tudo isso demora de 4 a 6 meses ein!

  80. Laís Marques disse:

    Ola Dany
    Me chamo Laís, eu e meu namorado estamos querendo ir para Madrid ano que vem para morar. Eu sou formnada em ADM e meu namorado trabalha co Filmagem na TV. Quero sabe se é dificil pra gente conseguir emprego ai, como é a questão da moradia? a gente precisa conhecer alguem dai pra conseguir as coisas mais faceis? como a gente faz pra ficar legalizado ai? tenho receio de ir pra Madri e passar necessidade, algo do tipo… pode me ajudar a esclarecer algumas duvidas.
    Obrigado 😀

  81. Thais disse:

    Olá Danny,pesquisando no google a respeito de morar na Espanha,achei seu blog, ainda nao tive tempo de ler tudo,mas pelos comentarios lidos estou conseguindo bastante informação.
    Uma dúvida, vi que voce trabalha no ramo de tv , meu marido é cidadao espanhol e trabalha aqui no Brasil na Tv record como sonoplasta e editor , porem estamos querendo imigrar para Europa sendo de inicio Espanha, voce pode me falar como é o mercado aí nesta área, eu sou formada em Turismo, entao pretendo pesquisar na minha área no futuro.
    Obrigada

    • Dany disse:

      Thais,

      então, a TV espanhola sentiu muito a crise dos último anos. Muita gente foi demitida e tudo aquilo que já conhecemos, Eu trabalhava na TeleCinco e naquela época os salários eram bem baixos. Mas uma coisa boa da tv espanhola é que ela é super dinâmica: mil programas acontecendo ao mesmo tempo. E o fato de que ele já é cidadão espanhol, ou seja, não tem chatice de visto, já é um ponto super positivo!

      Dany

      • Thais disse:

        Obrigada pela resposta, sim ser cidadao ajuda bastante mesmo, aproveitando a resposta ultima perguntinha – Londres seria a nossa 2º opção , voce conhece o mercado de tv ?

        Grata

  82. FERNANDO MAINSEL disse:

    Ola Dany!!
    sou angolano e penso seriamente em estudar na espanã(Madrid), fazer licenciatura (gestão Bancária ou Gestão de recursos Humanos ) por conta propria. pode ajudar-me? qual é a melhor instituição ou mais economica e em quanto tempo eu teria a minha licenciatura?. E tambem penso em me mudar para la (Madrid)definiticvamente. agredeceria obrigado!

  83. MIGUEL RIBEIRO DE OLIVEIRA FILHO disse:

    Olá Dany!!!!Parabéns pela sua atenção. Estou me aposentando na Petrobras em Janeiro/2015.Moro em Rio das Ostras rj, porém estou muito afim de morar na Espanha.Tenho uma renda saudável(aposentadoria + alugueis) e gostaria de saber,como residir legalmente em uma cidade litorânea(praia)que tenha boas escolas, póis,sou casado e temos um menino de 10 anos(6º ano fundamental)que estuda inglês e esponhal.Desde de já agradeço pela sua atenção.Grande abraço

  84. Dedé disse:

    Oi, Dany!

    Que blog maravilhoso (e bem escrito, o que muito me atrai)! Parabéns!

    Me dá a sua valiosa opinião sobre o seguinte, por favor: ser oficialmente casada com um cidadão da UE e residir lá com ele e nosso filhinho me dá que tipo de vantagens no que se refere a conseguir emprego??

    Beijos!

  85. Michele disse:

    Oi!Sou casada com um espanhol aqui no Brasil e vamos pra La Rioja no fim do ano. Conhece alguém aí que regularizou o casamento?
    Muito bom o site, suuuper criativo!

  86. Ana Paula disse:

    Olá Dany, meu nome é Ana Paula, tenho 22 anos e embarcarei para San Sebastian em janeiro, preciso arrumar algo por lá e alugar um quarto “barato”, não sei bem como começar… Até porque preciso mandar um pouco de dinheiro para o Brasil… e não poderei gastar muito… Estou preocupada com os valores dos aluguéis.. Você poderia me dar algumas dicas???
    Obrigada!!! Bjs!!!

  87. Ana Paula disse:

    Olá Dany, meu nome é Ana Paula, tenho 22 anos e embarcarei para San Sebastian em janeiro, preciso arrumar algo por lá e alugar um quarto “barato”, não sei bem como começar… Até porque preciso mandar um pouco de dinheiro para o Brasil… e não poderei gastar muito… Estou preocupada com os valores dos aluguéis.. Você poderia me dar algumas dicas???
    Obrigada!!! Bjs!!!
    bjs..

  88. LAERCIO disse:

    Oi ! ME Chamo Laércio.
    Gostaria de saber, quanto em media, se gasta para montar um salão de beleza ai em Madri.Ademais, é possivel se instalar com facilidade relativa, tendo em mãos uns 80.000 euros?

    Abraços.

  89. Natacha Dongo disse:

    Oi Dany! Tudo bem? Daqui 2 meses estou indo para Barcelona para fazer um curso de maquiagem, por 1 ano. Eu tenho duas dúvidas cruéeeis que acho que vc pode me ajudar. A primeira, é sobre empregos, sei que não está fácil, vc teria algum site para me indicar, para que eu já possa ir dando uma olhada? E quanto ao sistema de saúde espanhol? Eu tenho cidadania italiana. Muito muito obrigada. Beijos 🙂

  90. Natacha disse:

    Oi Dany! Tudo bem? Daqui 2 meses estou indo para Barcelona para fazer um curso de maquiagem, por 1 ano. Eu tenho duas dúvidas que acho que vc pode me ajudar. A primeira, é sobre empregos, sei que não está fácil, vc teria algum site para me indicar, para que eu já possa ir dando uma olhada?
    E quanto ao sistema de saúde espanhol? Eu tenho cidadania italiana. Muito muito obrigada! Beijos

  91. Natacha disse:

    Oi Dany! Estou me mudando para Barcelona em setembro e sei que a situação não está muito boa, mas vou precisar trabalhar o quanto antes. Vc teria alguma indicação de site de empregos para que eu já possa ir dando uma olhada?? E também, outra dúvida importante, é sobre o sistema de saúde espanhol, eu teria alguma assistencia, por ter cidadania italiana? Muito muito obrigada!! Um abraço! 🙂

  92. ADELE disse:

    Holá Dani ! ADOREI o blog ! Para encutar a história … estou pensando em me mudar p Espanha (conheço algumas)mas ainda não em decidi. Não gosto de muito calor assim qual seria a cidade q vc indicaria ?Meu trabalho é vendas x net (de plantas q importo). É possível trabalhar se seu negócio é próprio ? Se compro um imóvel no país terei permissão para morar ?(falo bem espanhol).Desde já muitíssimo obrigada x suas respostas !!Um abraço ENORME !!

  93. Israel disse:

    Olá… Estou adorando as dicas e os comentários.
    Eu e mais 3 amigos meus estamos querendo morar na Espanha, mas estamos com medo de não ter o suporte pra ficar lá.
    Precisaríamos de um emprego. :/

  94. Matheus disse:

    Oi Dany ! Queria saber o seguinte, sou Advogado me formei aqui no Brasil, e queria saber se pra mim poder morar ai na Espanha e trabalhar como Advogado eu teria que refazer a faculdade para poder me adaptar as leis do país, ou ha algum tipo de prova que eu possa fazer ?

    me responde com um E-mail : dom.matheus@outlook.com

    Obrigado !

    • Dany Colares disse:

      Matheus,

      pra exercer a profissão de advogado na Espanha, tendo se formado no Brasil precisa estudar faculdade de novo, cerce de 3 anos, dependendo do seu conteúdo programático na faculdade brasileira.

      Dany

      • Gaia disse:

        Dany, preciso muito das suas orientações
        Sou bailarina e tenho sonho antigo de ir a Espanha.
        Quero saber qual melhor cidade para morar e estudar flamenco,
        obrigada

  95. antonio paulo monteiro disse:

    Bom Dia moro no rio de janeiro a minha esposa tem a cidadania espanhola estamos com vontade de passar um tempo na Espanha o que você acha melhor Madrid ou Zaragoza meu filho andou vendo os alugueis é barato em Zaragoza não acha é bom para morar diz ele fica entre Madrid e Barcelona o que você acha como faço para alugar um apartamento de quarto e sala quanto está em Madrid . Um Abraço .

  96. Enedina A.D.S.Leão disse:

    Bom Dia!!!amei seu blog, muitas perguntas respondidas com clareza e carinho, vou precisar dos seus conhecimentos em breve.
    Obrigado.

  97. Enedina A.D.S.Leão disse:

    Bom dia !!estou me preparando para me mudar para a Espanha,o avo de meu marido era espanhol, seu pai não obteve cidadania. enfim queremos nos mudar em definitivo , somos aposentados , e temos a guarda de trez netos menores, 7 Maria, 5 Pedro, 3 Sophia,vi em um site que tem uma oportunidade de ter cidadania caso eu compre um imóvel ai, pretendo ir pra região dos familiares do meu esposo que é Málaga, vi que tem praia o que procuro. pode explicar como é o tratado de saude que tem o Brasil e Espanha?e quanto a escola das crianças tem escolas bilingues? quando me mudar tenho que ter o seguro de todos?estou anciosa, quanto preciso dispor para a mudança ? Quais os caminhos que devo seguir?

  98. Antonio Paulo disse:

    Boa Tarde estou em Setembro indo para Espanha passar uma temporada junto com minha esposa .Conhecer família e passear . Ela tem cidadania espanhola o pai nasceu em Ponte Vedra , mais a cidade que eu estou pretendo morar é Zaragoza fica entre Madrid e Barcelona o que acha . Gostaria que me desse uma orientação sobre moradia . E o aluguel de um apartamento quarto e sala não precisa ser novo que tenha condições de morar . Eu sou aposentado e ela não trabalha .

  99. Ivone Galhardo disse:

    Ola Dany,adorei este Blog, tenho 53 anos mas acho que nunca é tarde para recomeçarmos uma nova vida,sou descendente de Esponhol,minha avó era de Andaluzia,Provincia de Almería,temos os documentos de quando ela veio para o Brasil de Navio,meu avo era vivo na época e era dai tb, tenho muita vontade de me aventurar a mudar de Pais e ir morar ai,sou aposentada já, não sei se posso, mas aqui no Brasil não tenho mais família,sou muito sozinha, então gostaria de saber sera que consigo sobreviver na espanha com um salario de 1.600,00 gostaria muito de ir residir ai, me de umas dicas. Obrigada.

  100. Antonio Paulo disse:

    OLÁ Dany em Setembro estou indo para Espanha , visitar e rever parentes da minha esposa já que o pai dela era Espanhol de Pontevedra .Gostaria de alugar um quarto e sala no centro da cidade porque fica perto da estação de trem .Escolhendo a cidade eu achei Valencia o que acha é parecido com o clima do Rio de Janeiro , o que acha fica perto de Madrid , Barcelona e etc… Se pudesse me ajudar em algumas dicas eu agradeço . Obrigado .

  101. Miriam Caldieraro disse:

    Bom dia Dany…adorei teu blog…parabens….
    aproveito a oportunidade para fazer uma pergunta….Tenerife….vc conhece….sabe me falar algo…estou pensando em mudar …gostaria de obter informacoes a respeito de escolas tbem para adolescentes…bjos e agradeco a tua atencao para com tdos….

    • Dany Colares disse:

      Miriam, Conheço Tenerife é um lugar incrível: clima bom, quentinho, mesmo no final do ano, Natal e reveillón não fica tanto frio e dá pra passar a virada de ano na Praia. Mas muito melhor que eu, a Patrícia do http://www.turomaquia.com pode te ajudar melhor, ela mora nas Ilhas Canárias e sabe tudo sobre as Ilhas ali pertinho e vai poder te ajudar muito bem.

  102. lucas disse:

    ola , eu estou pensando em me mudar para espanha , e gostaria de sabe se arrumar serviço ai é facil e se também é facil alugar uma casa. ou se tem brasileiros q alugam casa juntos coisa do tipo . e como que consigo o visto pra morar ai.

  103. yara disse:

    Bom dia , eu e minha familia estamos pensando em ir embora do brasil, tenhu cidadania portuguesa e sera que na espanha tenho algum direito como cidadã europeia,

  104. Luiz Fernando disse:

    OLA, DANY!
    GOSTARIA DE SABER SE AINDA ESTA MUITO RUIM EM RELAÇAO A CRISE?
    MOREI E ANDALUZIA E MORRO DE VONTADES DE VOLTAR!
    PENSO EM ABRIR UM NEGOCIO COM MEUS AMIGOS ESPANHOIS, SERA QUE E FACIL?
    OBRIGADO.

  105. Sirlei bernadrdete disse:

    Ola ,Dany gostei muito de ver todos os comentarios e tuas respostas, Eu ja morei em Espanha com meu marido e filhos viemos embora há 6 anos mas sinto muita saudades deste lugar onde morei por 3 anos e meio porei nao pegeui meu dni ,só meus filhos ganharão um numero de dni ,porque eles estavao estudando em Sevilla ,Teria algum problema se nós voltar mesmo sem o dni, porem tenho meu empadronamento de onde nos morava-mos gostaria que vc pudece me dar um conselho ,nao aguento mais viver aqui quero ir embora denovo tenho tarjeta de medico tanbem, adoro Espanha nao vejo a hora de voltar..graçias aguardo sua resposta …

  106. Claudia disse:

    Gostaria de tirar uma dúvida.
    Sou comerciante no Rio mas desde que meu marido obteve a cidadania espanhola, tenho vontade de ir morar na Espanha.
    Pelo que pude saber meus filhos maiores de idade podem tirar sua cidadania após um ano morando na Espanha conosco.
    Quanto a mim acho que não tenho direito, mas posso ir morar lá estando com ele?Vc sabe de algo?
    Meus filhos poderiam se transferir da PUC .
    Quanto à cidade tenho dúvida sobre uma cidade grande, como Barcelona ou pequena e universitária, como Salamanca. Ele tem família em Gijón.
    Pensei em obter mais informações sobre montar um negócio por lá, tipo loja das havaianas na cidade universitária.
    Kkkk desculpa um batalhão de perguntas.
    Beijos!
    Abraços, Cláudia.

  107. marcia valeria disse:

    Ola Dani, estou morando em ibiza ha uns seis meses, vi do brasil , meu irmao ja mora aki ha 14 anos, quero saber de vc , como posso conseguir arrumar meus papeis para poder trabalhar aki, qdo vim do brasil nao precisava de visto, tenho trabalho para fichar mas nao podem.Cada um me diz uma coisa, to ficando sem entender nada, tem alguma lei sobre os empregadores fazerem UMA CARTA DE OFERTA DE TRABALHO E EU CONSEGUIR O VISTO …COMO E ISSO..ONDE CONSI O VISTO…AGRADECO SE PUDER ME AJUDAR

  108. antonio paulo disse:

    Bom dia Dany depois de tanta decisão resolvi morar em Madrid .Vou em Setembro . Gostaria de saber um bairro bom perto de tudo por motivo não ter carro . Um apartamento de quarto e sala seria ideal . Me ajude por favor eu agradeço a sua colaboração . Obrigado .

  109. Tania disse:

    Boa Tarde Dany!
    Meus parabens adorei muito seu blog.
    Dany, eu moro na Italia sou casada com um italiano, meu marido è arquiteto e gostaria de trabalhar com arquitetura sustentavèl e estamos pensando de mudarmos de país, pensamos na Espanha. Por favor gostariamos de uma gentileza sua se for possivel, como vc ve? Para conseguir trabalha no ramo de arquitetura,Estamos tb vendo algo onde temos uma qualidade de vida boa penso que se podemos ter essa qualidade de vida por ai.
    Desde ja lhe agradeço e se poderes me responder por e-mail fico muito grata.

  110. Tania disse:

    Boa Tarde Dany, escrevi aqui para tirar algumas duvidas com vcs e tb lhe pedir algumas informaçoes mas nao vi mais meu e-mail
    Muito obrigado fico no aguardo. Abraço

  111. Ingled disse:

    Olá Dany,
    Eu e meu esposo estamos pensando em se mudar para Madrid Espanha no Final do ano, não conhecemos ainda o País, mas temos muita vontade de irmos embora definitivamente, gostaria de saber em relação a empregos, sou contadora, quais as chances de emprego voltado para esta área? e quanto financeiramente, é um local bom para se erguer financeiramente?

  112. PABLO VINICIUS disse:

    MEU AMIGO SE FOSSE ESCOLHER UMA CIDADE DA ESPANHA, ESCOLHA BARCELONA, POIS A CIDADE E ESPETACULAR, FOI UMAS DAS CIDADES MAIS BONITAS QUE JA CONHECI
    TUDO MAS TUDO MESMO FUNCIONA, A ARQUITETURA E LINDA, O POVO EDUCADO, TEM PRAIA, UMA CIDADE MODERNA AO MESMO TEMPO COM PASSADO, MUITO BEM CONSERVADO

  113. Decio Grespan disse:

    Ola , Dany , primeiramente to amando seu blog . Dany , tenho 19 anos , estou estava pensando em fazer faculdade aqui no Brasil , mas mudei de ideia , e quero realizar meu sonho de morar fora do Brasil , e adoro a espanha , a cultura , a lingua etc., so que eu queria saber como esta a situação econômica agora , para pelo menos trabalhar como garçom , ou padaria , ou sei la , lavando prato ., e como são as faculdades ai ? agradeceria muito se pudesse me ajudar .

  114. Gabriela Tomaseto Proença disse:

    Olá! Adorei o Blog!! Sou estudante e quero me mudar para Andaluzia ou Madrid para estudar. Como vou sozinha, gostaria de saber, mais ou menos, quanto preciso para me virar por aí. Pretendo dividir apartamento com alguém. Pode me ajudar?
    Obrigada pela atenção! 😉

  115. Andréia Melhado disse:

    Olá, meu nome é Andréia e estou pensando em morar na Espanha com minhas duas filhas e meu marido, eu tenho dupla nacionalidade e sou casada legalmente, será que terei dificuldades com documentação do meu marido?
    Existem escolas para crianças brasileiras na Espanha? Ouvi falar que crianças estrangeiras tem sofrido muito preconceito. Obrigada e parabéns pelo blog.

  116. Andréia Melhado disse:

    Esqueci de comentar, eu e meu marido não temos formação em faculdade, mas eu sou cabeleireira, isso ajudaria?? Meu marido tem uma lanchonete aqui, será que conseguiríamos continuar com os mesmos ramos de trabalho?
    Obrigada.

  117. Luiza disse:

    Olá, Dany! Estou pensando em sair do Brasil e, de pesquisa em pesquisa, cheguei aqui. Parabéns pelas dicas!!!!
    Sou brasileira filha e neta de portugueses e espanhóis e com nacionalidade portuguesa. Sou advogada, mas cansei de trabalhar no Brasil, lugar pavoroso onde não é possível ter qualidade de vida. Aqui só se sobrevive para pagar serviços e produtos caríssimos.
    Não quero mais ficar aqui. Sou divorciada e minhas filhas estão terminando a universidade aqui. Assim, estou pensando em ir com meus cães para a Espanha ou Portugal e comprar uma boa casa com jardim, quintal, etc.
    Só que, como não poderei mais trabalhar devido à minha profissão, estou pensando em viver dos aluguéis de imóveis que tenho aqui. Creio que, comprando uma casa à vista (não teria gastos com aluguel nem prestações) não ficaria muito caro. O que acha?

  118. Ana Luisa disse:

    Olá,

    Resolvi fazer uma parte do meu doutorado fora e o local que escolhi foi a Espanha. Mas me sinto muito insegura em relação ao valor da bolsa que vou receber. Gostaria de saber se com 1.300 euros eu conseguiria viver razoavelmente na Espanha (pagando aluguel, etc). Estou pensando em ir para Málaga, Granada, Múrcia ou Madrid. Mas confesso que até agora estou preferindo Málaga. Com esse valor acha que conseguiria viver em Málaga ou Granada?

    Att.

  119. Maria Carolina Chisté disse:

    Oi Dany!
    Muito bom encontrar o seu blog. Eu estou indo para viver 1 ano em Barcelona, estudando, e estou no periodo de organização e planejamento deste meu ano. Uma duvida que surgiu agora e gostaria de ver se você pode me ajudar é quanto à seguro/assistência saúde. Você acha que preciso contratar um destes planos internacionais?
    Muito obrigada! 🙂

  120. Rafael disse:

    Vejo todo mundo falando das maravilhas da Espanha.. e realmente, Espanha é linda, acredito eu que todas as cidades. Estive em Barcelona ano passado, e passei 21 dias, cidade maravilhosa. Eu tinha este mesmo pensamento em querer morar lá, até porque tenho cidadania espanhola… no entanto, algo me decepcionou,~ou seja, o povo. extremamente arrogante, grosso e em algumas vezes mal educado. Lógico que não vou generalizar aqui, fui muito bem tratado por muitos, mas alguns, inclusive me tiraram do sério. Não que tenham me ofendido, isso não, mas a rispidez como eles te tratam, principalmente ao ver que vc é de fora. Não sei se é uma questão de adaptação. mas, fato é, minha impressão foi frustrante, uma vez que a cidade é linda, ou seja, tinha tudo para eu ir morar, mas não sei se aguentaria conviver com aquele povo, ou como disse, não sei se é uma questão de adaptação. abraços

  121. deivid disse:

    Ola dany eu e minha esposa estamos querendo ir morar definitivo ai em madri vc poderia me informar os precos das casas num barrio nobre da cidade e parabens pelo seu blog ficarei grato se vc me responder.

  122. Andre disse:

    Hola,
    Tenho quartos para alugar em Madrid, localizados perto da Plaza Castilla, fácil acesso, 3 linhas de metro diferentes. Quartos Dobles e Individuais, somente para estudiantes ou profisionais, nao alugo para turistas.
    Mais Informacoes:
    Whatsapp: +34 633841594
    André

  123. Sofia disse:

    E pensando que eu estou deixando Madri..
    Sofia postou recentemente sobre Coisas que Madrid me ensinouMy Profile

  124. Marilene Silva disse:

    bom dia!

    Voce poderia me informar como funciona colégio e creches para crianças principalmente se existe o sistema integral?

  125. MAISA FATIMA GARCIA MAZZOLI disse:

    Tenho 56 anos e estou prestes a me aposentar, tenho cidadania Espanhola e gostaria de morar na Espanha, tenho Artrose e muitas dores, preciso estar perto de bons hospitais…Qual cidade perto de Madrid é bom para morar ? em termos de saúde lazer…

  126. lourival disse:

    ola…
    tenho cidadania espanhola e estou pensando em morar na espanha…..gostaria de saber como faço pra converter em euros o que recebo no brasil….se existe algum órgão do governo para tanto ou é somente trocar nas casas de cambio…..e tambem se existe algum órgão que cuidaria de uma possivel compra de imóveis ai.
    grato

  127. Jaqueline Gonçalves disse:

    Olá, Dany!
    Eu e meu noivo estamos pensando em ir morar em Madri, sou Do RS. Estamos passando por uma crise bem feia no Brasil e inconformados com os grandes problemas daqui. Comparando com o Brasil, é fácil arrumar emprego no comércio? E para vivermos “tranquilos”, em que média teremos que ter de salário?

  128. Dante Bocchi Jr disse:

    Parabéns. muito bom e instrutivo. Estou programando pra fazer o Caminho de Santiago, partindo de Saint Jean

  129. Silvana Gonçalves Barros disse:

    Dany ,adorei seu blog.
    Não conhecia e foi muito por acaso porque estava eu aqui buscando alguma coisa que pudesse fazer na Espanha e me deparei com seu blog. Parabéns.
    Então,tenho 46 anos ,sou casada(ainda) e ha muitos anos estive em Bilbao.
    Simplesmente me apaixonei por este país tão maravilhoso. E hoje em dia estou a ponto de enlouquecer de ansia, de vontade e tanta loucura pra voltar a viver neste país. Tenho um folho de 29 anos que também esta desesperado pra sair do Brasil e partir direto pra Espanha. Estamos dispostos a qualquer tipo de trabalho.Você acredita que posa haver uma oportunidade para nós dois???

  130. Silvana Gonçalves Barros disse:

    Uma correção : digitei errado.Me desculpe, quis dizer meu FILHO.

  131. Elvira disse:

    Seu blog é muito bom!

  132. Joel Teodoro disse:

    Olá, se tiver a formação em turismo e quiser fazer uma espacialização na Espanha uma pós, você sabe como funciona? Ficaria mais fácil? Ou mesmo para morar na Espanha, somos em 3, minha esposa, minha filha e Eu, já fui para Portugal e Espanha ilegal, por pouco tempo, andei e conheci alguns lugares, agora de repente poderia morar, só estando com visto permanente conseguiria matricular minha filha na escola? Ela tem 2 anos

  133. Oswaldo Carlos Vieira disse:

    Sou militar da reserva e gostaria de residir na espanha. De preferencia em Tenerife ou outra cidade praiana. Qual o valor do rendimento mensal que devo comprovar?

  134. Luciana Rahman disse:

    Ola Dany! Adorei seu blog! Moro no Japao ha mais de 20 anos! Tenho 48 e um filho de 5 anos! Estou pensando seriamente mudar de país e estou pensando na espanha, ja que tenho lido que o custo de vida é mais baixo que em muitos outros paises, a segurança é otima e varios outros motivos.. Gostaria de saber das chances de trabalho, moradia, escola… Lembrando que nao tenho formação profissional. Mas tbm nao tenho medo de serviço! Queria umas dicas de onde pesquisar e como planejar minha viagem. Obrigada, desde ja. Esperando anciosa, uma resposta. Abraços

  135. Gésio Richard Ramos Malta disse:

    Olá, Dany! Seu blog é realmente muito legal e sua atenção e respostas são muito interessantes.
    Bom, sou de Aracaju-Se, Brasil e sempre tive vontade de sair do Brasil. Meu pais preferido sempre foi a Espanha, Fiz curso de espanhol a alguns anos atrás. Estou querendo passar uma temporada na Espanha, de preferencia em alguma cidade pequena, longe dos grandes centros. A princípio, dividindo um apto com alguém. Sou casado e tenho 2 filhos de 12 e 5 anos, porém irei sozinho. Queria alguma dica. Tenho profissão de inspetor de solda, mas posso trabalhar com várias coisas.

  136. Elisama Nazareth disse:

    Oi Dany, estou amando seu blog….
    Morei 04 anos em Orlando, Fl/ EUA, uns meses na Alemanha, 01 ano em Londres, retornando ao Brasil em 2008, mas em uma viagem à passeio, fiz parada em Madrid, onde me apaixonei e hj, com cidadania portuguesa e 62 anos, estou querendo ir em maio/16, morar em Portugal (idioma + fácil) ou na Espanha (à tempos fiz um curso de 01 ano e gosto muito do idioma) e gostaria, se pudesses me ajudar, dar respostas à inúmeras dúvidas que tenho, lembrando-a que por já ter morado fora, tenho facilidade de adaptação:
    – Saberias dizer qual dos dois países está melhor em trabalho e ou moradia: Portugal e Espanha?
    – Na Espanha, quais bairros melhor para se morar? custo x benefício?
    – Na Espanha, terei dificuldades de trabalho pela idade?
    – Com cidadania, consigo trabalho em escritório (sou formada em Adm de Empresas e grande conhecimento na área administrativa, financeira e rec. humanos)? Lojas? Atendente? Babá? ou só faxina?
    – Tens idéia de salário hora??
    – Poderias me indicar onde buscar quarto p alugar e sites de emprego?
    Obrigada

  137. Luciana disse:

    Ola, ano que vem 2017 , estou indo para madri e vou levar minhas filhas de 5 e 10 anos, vou como turista mais pretendo fica morando la , sera que consigo matricular elas na escola?? Mesmo elas estando ilegal ??

  138. Paula disse:

    OIá Dani, tudo bem?
    Adorei seu blog! sua informações são extremamente diretas e conclusivas. Meus parabéns! Continue assim. 🙂

  139. Julia Andrade disse:

    Eu ja estava pensando muito em morar em Madrid, mas depois de ler seu Blog, fiquei mais motivada ainda, Amei seu Artigo, muito obrigada pelas dicas! :*

Gostou do post? Me diz o que pensa!





CommentLuv badge

* Campos de preenchimento obrigatório